Medidas do governo

Na Casa Branca, Trump elogia política de imigração italiana

Premiê italiano fechou os portos de seu país aos migrantes e rejeitou navios carregando refugiados resgatados no mar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou ontem as ações cada vez mais rígidas da Itália com relação à imigração no início da reunião com o premiê italiano, Giuseppe Conte, em Washington.

No Salão Oval da Casa Branca, Trump disse que era uma "grande honra" receber Conte e elogiou o líder italiano pelo "trabalho fantástico", afirmando que eles se entenderam bem na recente cúpula do G7 no Canadá.

"Eu concordo muito com o que você está fazendo em relação à migração, à imigração ilegal e até à imigração legal", disse Trump.

"Ele tomou uma posição muito firme na fronteira, uma posição que poucos países adotaram. E, francamente, ele está fazendo a coisa certa na minha opinião", declarou o presidente americano.

Na reunião, Trump e Conte discutiram um novo diálogo estratético entre os dois países em uma série de temas, como imigração e terrorismo.

"Focamos na necessidade urgente de proteger os nossos países do terrorismo e imigração descontrolada. Nossos países aprenderam que segurança nas fronteiras é questão de segurança nacional", declarou Trump em uma coletiva de imprensa após a reunião. "O premiê e eu estamos unidos na convicção de que nações fortes têm que ter fronteiras fortes", acrescentou.

Posição de Conte

Conte quer alterar as regulamentações da União Europeia (UE) que preveem que pedidos de asilo devem ser responsabilidade de um único Estado-membro, geralmente aquele por onde o refugiado chegou ao continente.

A Itália argumenta que a legislação cria um peso injusto aos países na costa do Mediterrâneo. Seu novo governo populista engrossou o tom para pressionar outros países da UE a compartilhar a responsabilidade pelos refugiados recém-chegados.

Ele fechou os portos italianos aos migrantes e rejeitou diversos navios carregando refugiados resgatados no mar, ameaçando o futuro dessas operações.

A imigração e a proteção das fronteiras é um tema recorrente da administração Trump, que empregou em abril uma política de "tolerância zero" nas fronteiras americanas - uma decisão que levou à separação de centenas de crianças de seus pais, que entraram no país com a documentação irregular, e foi suspensa.

Além disso o presidente segue insistindo na necessidade de construir um muro com o México para solucionar o problema.

Impulso

Conte foi escolhido à frente do governo italiano pelos líderes de partidos que venceram as eleições em março, o eurocético Movimento 5 Estrelas e o de extrema direita Liga.

A imprensa italiana sugeriu que a reunião na Casa Branca vai impulsionar Conte, que costuma ficar à sombra do seu vice-primeiro-ministro e dos líderes dos partidos: Matteo Salvini, da Liga, e Luigi Di Maio, do M5E.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.