Sem solução

Decomposição de algas causa mau cheiro na área da Lagoa da Jansen

Pescadores que atuam na região reclamam que espécies vegetais aquáticas morrem por falta de renovação da água, o que deveria ser realizado por meio de um sistema de comportas; biólogo afirma que troca de água poderia amenizar a situação

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A decomposição de algas na Lagoa da Jansen, em São Luís, está causando mau cheiro na área. Pescadores que atuam na região reclamam que as espécies vegetais aquáticas estão morrendo constantemente por falta de renovação da água, o que deveria ser realizado por meio de um sistema de comportas instalado do outro lado da Avenida Ana Jansen, na curva que dá acesso à Avenida Ferreira Gullar. Além disso, esses trabalhadores informaram que a quantidade de pescado está cada vez menor, porque os peixes também estão morrendo, em razão da falta de oxigenação na água.

“Trabalho aqui há 30 anos e nunca aconteceu isso. A água da Lagoa demora a ser renovada e por isso as plantas morrem e ficam paradas às margens. Os peixes também estão morrendo, porque estão sem oxigênio. A água precisa ser mudada. A pes­ca está cada vez menor, por cau­sa disso. A situação está cada vez pior e ninguém faz nada”, relatou o pescador Manoel de Jesus, de 50 anos.

“Depois que fizeram essas obras da comporta aqui, muita coisa mudou na região da Lagoa da Jansen. Os peixes estão cada dia mais escassos e as plantas estão morrendo e ficam às margens da Lagoa, causando mau cheiro. A água aqui não é trocada. Não circula e por isso está assim. Ninguém fica aqui sentado por muito tempo”, acrescentou o pescador Edmilson Cardoso, de 44 anos.

O biólogo Márcio Vaz explicou o fenômeno. “A vegetação está morrendo por causa da alta salinidade da água, maior devido à falta de chuva neste período. E isso vai continuar acontecendo, porque estamos no período de estiagem. O ideal seria uma limpeza para retirar essas plantas mortas das margens da Lagoa ou fazer um processo de dragagem, para aprofundá-la mais. Mas é um serviço muito caro. A troca de água com frequência poderia amenizar a situação, mas não impediria a mortandade da vegetação. Além disso, também há os problemas de esgoto, que são despejados naquela área”, explicou Vaz a O Estado.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) reiterou, em nota, que as comportas estão sendo abertas de acordo com a necessidade de renovação da água, obedecendo ao regime das marés. Informou ainda, que o odor é provocado pela morte das algas, um processo ocasionado pelo excesso de salinidade registrado com a gradativa diminuição do período chuvoso, uma vez que tem a regulação por ciclo sazonal e não depende, portanto, da abertura das comportas.

SAIBA MAIS

Outro problemas na Lagoa

Quem passa nas proximidades da Lagoa da Jansen também se depara com a grande quantidade de teias de aranha que estão sufocando a vegetação presente na região, além de afetar alguns edifícios, barracas e monumentos na área. De acordo com especialistas, o fenômeno se deve ao aparecimento de aranhas em grande quantidade nesta época do ano. Conforme biólogos, o desequilíbrio ecológico da região, agravado por obras na comporta da Lagoa, contribui para a infestação.

O que é dragagem?

É a escavação ou remoção de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos d’água através de equipamentos denominados "draga", a qual é, geralmente, uma embarcação ou plataforma flutuante equipada com mecanismos necessários para efetuar a remoção do solo. O processo de dragagem também é utilizado para a exploração de depósitos minerais, diamantes e recursos marinhos de valor comercial tais como alguns tipos de moluscos (Compton’s Encyclopedia, 1998).

Fonte: portogente.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.