Alumar

Alumar comemora 38 anos de compromisso com o Maranhão

Em quase quatro décadas, a empresa tornou-se referência internacional, tanto pela excelência das operações como pela responsabilidade socioambiental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Parque do Consórcio Alumar, instalado no Distrito Industrial de São Luís, inaugurado em agosto de 1984 pelo ministros César Cals e Camilo Penna
Parque do Consórcio Alumar, instalado no Distrito Industrial de São Luís, inaugurado em agosto de 1984 pelo ministros César Cals e Camilo Penna

Em 31 de julho de 1980, o plantio de uma muda de ipê-amarelo simbolizava um marco para a economia do Maranhão. Nascia ali o Projeto Alumar, que no início sofreu resistências por parte de grupos ligados a movimentos ambientais, mas que ao longo desses 38 anos muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Em quase quatro décadas de existência, a Alumar tornou-se referência internacional, seja pela excelência das operações ou pela responsabilidade socioambiental assumida em sua atuação na Ilha de São Luís, onde está localizada a fábrica.
Em termos de produção, após o lançamento da pedra fundamental em 1980, os primeiros resultados surgiram em 1984, quando da inauguração da primeira fase do projeto, que foi a partida da refinaria e do porto - esta com a previsão anual de 500 mil t/ano de alumina - e da fábrica de redução de alumínio com a operação da Linha I, com a meta inicial de produzir 110 mil t/ano de alumínio.
Desde a década de 1980, a Alumar investiu bilhões de dólares na construção de uma empresa de sucesso, comprometida com o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. Recursos que foram aplicados em sucessivas expansões, tendo ocorrido a última em 2009, com inauguração de mais uma etapa da Refinaria, que teve sua capacidade elevada de 1,5 milhão de toneladas/ano de alumina para 3,5 milhões de milhão de toneladas/ano. Um investimento da ordem de R$ 5,2 bilhões.
É na refinaria que ocorre a produção de alumina, cuja principal matéria-prima é a bauxita, que é transportada por navio, do Pará até o Porto da Alumar, chegando à fábrica em seu estado natural. A partir daí, o minério passa por diversas reações químicas. Primeiro é moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta.
Em seguida, é aquecida sob pressão, recebendo novas quantidades de soda cáustica em massa, se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação e filtragem. Nesta etapa, são eliminadas impurezas, e a solução restante fica pronta para que dela seja extraída a alumina, hoje o principal produto da Alumar, tendo em vista que desde 2015 a fábrica de redução suspendeu as atividades de produção de alumínio.

Sustentabilidade
Ao longo desses 38 anos, a empresa recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais, nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social, conquistando certificações operacionais, como as Normas ISO 9002 e 14001, OSHAS e a SA 8000.
É uma empresa totalmente em sintonia com as novas exigências do mercado mundial, reafirmando a importância do equilíbrio entre sucesso econômico, conservação ambiental e responsabilidade social. Não por acaso consegue conciliar desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente, ao manter em suas instalações o Parque Ambiental Alumar.
Implantado em 31 de julho de 1996, o Parque Ambiental Alumar, situado numa área de 1800ha de manguezais, matas capoeiras, várzeas e brejos, abriga uma grande variedade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Também é composto por um prédio administrativo, um prédio para oficinas de educação ambiental, alojamento para pesquisadores, anfiteatro, trilha, mirante, viveiro de mudas, área de compostagem e estacionamento para visitantes.
Portanto, embora hoje não produza alumínio - mas ainda há perspectiva de a fábrica voltar a operar -, a Alumar continua a ser um divisor de águas no desenvolvimento do estado, contribuindo com geração de emprego, aquisição de produtos e serviços de fornecedores locais e arrecadação de tributos para o Estado e o Município de São Luís. l

Mais

Breve cronologia da Alumar

1980
Julho - O plantio de um ipê amarelo foi o marco inicial para a construção da fábrica de Alumínio da Alcoa, em São Luís.

1984
Janeiro - Ao atracar no dia 17, carregado de soda cáustica, o navio Alamoa inaugura o Terminal Portuário da Alumar.
Março - Chega ao terminal Portuário da Alumar, no dia 25, o navio Puffin Arrow, vindo de Trombetas, no Pará. É o primeiro carregamento de bauxita da história do Consórcio.
Maio - É dada a partida da fábrica da Refinaria com meta de produção anual de 500 mil toneladas de alumina.
Julho - Trinta dias antes da inauguração oficial, a fábrica da Redução entra em operação pra valer com a Fase I.
Agosto - No dia 16, os ministros Cesar Carls e Camilo Penna, juntamente com os executivos Alain Belda, Abel Carparelli e Luiz Antonio Oliveira, inauguram a fábrica do Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.