PH

Espaço ficou pequeno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Presença das mais aplaudidas na Convenção da Guerreira, no Espaço Renascença, a maior cantora do Brasil, Alcione, apresentou ao vivo alguns jingles de campanha de Roseana Sarney
Presença das mais aplaudidas na Convenção da Guerreira, no Espaço Renascença, a maior cantora do Brasil, Alcione, apresentou ao vivo alguns jingles de campanha de Roseana Sarney (PH01)

Considerado um dos maiores salões de eventos de São Luís, o Espaço Renascença ficou pequeno na manhã de ontem para receber milhares de simpatizantes da candidatura de Roseana Sarney ao Governo do Maranhão. Durante a Convenção que oficializou o seu nome, Roseana mostrou, acima de tudo, que ainda é uma das maiores e mais sólidas lideranças políticas do Estado e que tem enorme cacife eleitoral para fazer grande sucesso nas eleições deste ano. Ela, que deverá polarizar a disputa com o atual governador, Flávio Dino, vai começar sua campanha pelo interior maranhense.

Venda do Moinhos
A notícia de maior repercussão do mercado financeiro, no fim de semana, repercutiu também no Maranhão.
Foi o sinal verde dado pela Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que a Andorsi do Brasil S.A. compre a fatia remanescente de 50% da Moinhos Cruzeiro do Sul S.A., atualmente detida pela Predileto Investimentos S.A.
A compra, que não teve seu valor revelado, fará com que a Andorsi passe a controlar a Moinhos Cruzeiro do Sul, que tem uma filial instalada no Porto do Itaqui, nesta Capital.
O despacho com a decisão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira.

Venda do Moinhos 2
A Andorsi pertence ao Grupo Glencore, um conglomerado internacional com operações em mercados como metalurgia, mineração, recursos naturais, produção e venda de commodities agrícolas e petróleo.
No Brasil, o grupo desenvolve atividades relacionadas ao agronegócio.
A Predileto é do Grupo Predileto, cuja única atividade empresarial é desempenhada pela Moinhos Cruzeiro do Sul, detida atualmente pelos Grupos Glencore e Predileto em partes iguais.
É uma companhia dedicada à moagem de trigo e à fabricação e comercialização de seus derivados.

Venda do Moinhos 3
Em seu parecer, a superintendência-geral do Cade avaliou que a passagem do controle compartilhado para unitário do Grupo Glencore no capital social da Moinhos Cruzeiro do Sul não afeta de forma negativa o ambiente competitivo, porque o market share permanecerá abaixo de 20%.
Assim, a aquisição do controle unitário da Moinhos pela Andorsi exclui a possibilidade de exercício de poder de mercado no segmento.

Qual será a mágica?
O presidente Michel Temer, num gesto louvável, abriu os números aos que pretendem sucedê-lo.
Saberão que o déficit do orçamento de 2019 não ficará abaixo de 350 bilhões de reais.
Mesmo assim, a maioria dos candidatos garante que vai zerar o rombo nas contas públicas em dois anos. Nenhum diz como.

Qual será a mágica? 2
Cortar gastos é uma saída que tira votos. O anúncio, portanto, fica descartado durante a campanha.
Outra fórmula: aumentar impostos. Impensável para a população que já enfrenta uma das cargas tributárias mais altas do mundo e com retorno sofrível.
Os debates em rádio e TV deverão começar com a pergunta: qual a mágica que Vossa Excelência fará para cumprir a promessa de fulminar o déficit?

Deus salve a bruxa
O último capítulo de Deus Salve o Rei vai ao ar nesta segunda-feira. Então, que tal mergulhar no universo místico da trama medieval?
Bia Arantes, a bruxa Brice da novela, recém-revelada como mãe da vilã Catarina (Bruna Marquezine), diz que se diverte com as encomendas que recebe do público nas ruas. Já deu pra imaginar, né? Pé de pato, mangalô, três vezes!

Renovação na Câmara
O critério adotado pela maioria dos partidos, de priorizar a eleição de deputados federais, acabou dificultando o surgimento de novos nomes na Câmara dos Deputados.
As direções partidárias deram-se conta de que o número de deputados federais define o tamanho de um partido e perceberam que é mais fácil reeleger os atuais nomes, já conhecidos, que apostar em uma novidade.
Além disso, é o número de deputados que define o tamanho do fundo eleitoral, o espaço de propaganda gratuita e o peso da participação nos governos.
É por essa razão que nos maiores partidos cada deputado terá entre R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões de “ajuda” para a reeleição. Isso, somado máquina das emendas parlamentares, e da estrutura dos gabinetes, torna os atuais deputados praticamente imbatíveis.
Em números: dos atuais 513 deputados, estima-se que cerca de 380 sejam reeleitos.

Divisão gera dúvida
A legislação determinou, em maio deste ano, que 70 por cento do Fundo Eleitoral devem financiar as campanhas de mulheres candidatas.
O MDB reservará 70 milhões de reais; o PT, 63 milhões e o PSDB, 55 milhões. Seguem-se os demais.
Surgiram interpretações. Alguns partidos entendem que se destinam às que concorrem à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas. Outros incluem os cargos majoritários.
Falta o Tribunal Superior Eleitoral decidir.

TRIVIAL VARIADO

Nada mais difícil na tarde de ontem do que conseguir uma mesa nos restaurantes mais badalados da cidade. Todos eles estavam lotados pelas caravanas de políticos do interior do Estado que vieram aplaudir o lançamento da candidatura de Roseana Sarney ao governo do Estado.

Dados oficiais mostram que a dívida do setor público brasileiro se encaminha para atingir 85 por cento do Produto Interno Bruto. É o dobro da média dos países de igual nível de renda.

A população brasileira é a terceira mais exposta a notícias falsas no mundo. Fica atrás só da Turquia e do México. A pesquisa elaborada pela Reuters aponta também que pessoas que leem jornal têm mais facilidade para identificar informações enganosas.

Em todas as pesquisas, Dilma Rousseff aparece como senadora eleita por Minas Gerais. Aécio Neves está decidindo se concorrerá à outra vaga. É possível que se reencontrem na tribuna para continuação do debate iniciado na campanha de 2014.

Tome nota: o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Frazão, afirma que a lei brasileira permite a cassação de mandato se for comprovado envolvimento de político na disseminação de informações falsas, chamadas fake news. O mesmo vale para candidatos,que terão o registro suspenso.

DE RELANCE

Efeito dominó
Lançados como balões de ensaio, em um cenário sem favoritos diante da prisão do ex-presidente Lula, três pré-candidatos dos partidos do centrão foram tragados pelo choque de realidade: sem carisma e sem capital eleitoral, restou-lhes abandonar a fantasia de vestir a faixa presidencial. Pularam de suas canoas para o barco do tucano Geraldo Alckmin.

Efeito dominó 2
O primeiro a identificar que sua candidatura fazia água foi Flavio Rocha (PRB). Depois, foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que formalizou a renúncia a uma candidatura na qual nem seu pai, o experiente César Maia, acreditava. O último a reconhecer que estava sobrando foi Aldo Rebelo, ex-comunista que passou seis meses no PSB e migrou para o Solidariedade.

Eleições 2018 no Maranhão
Às vésperas de mais uma disputa eleitoral, o cansaço em relação à corrupção endêmica impera no Brasil, mas isso não significa que as pessoas queiram distância da campanha prestes a começar - pelo menos não no Maranhão. Pelo que tenho ouvido nas ruas, a maioria dos maranhenses não só têm interesse nas eleições deste ano como almejam uma cobertura jornalística neutra, educativa e capaz de conter o avanço das fake news.

Eleições 2018 no Maranhão 2
Por onde a gente anda observa que as pessoas mostram pessimismo em relação à situação do país e do Estado, que se traduz no anseio por transformações - com reflexo no processo eleitoral. Embora a maioria associe política a corrupção, há quem assuma que, se conhecessem mais sobre a questão, votariam com maior segurança. A palavra mais citada para definir o que esperam do próximo pleito é mudança.

Eleições 2018 no Maranhão 3
Quanto à conjuntura específica do nosso Estado, a grande maioria garante que o cenário piorou nos últimos três anos. E quando se fala nos principais problemas do Estado, apontam a educação como a área mais carente de atenção.

Eleições 2018 no Maranhão 4
Outro motivo de inquietação é o impacto das notícias falsas na campanha. Em tempos de desinformação crescente, as pessoas querem a verificação da veracidade das falas dos candidatos e reivindicam cobertura imparcial. Objetividade, neutralidade e compromisso com a verdade são atributos destacados como essenciais. No combo dos desejos, entra ainda a predileção por pautas educativas. Defendem que é importante compreender melhor o sistema político-partidário, a composição do Congresso e as atribuições de cada cargo em jogo em outubro.

Sem espaço para fichas-sujas
Andou bem a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao orientar os procuradores regionais eleitorais reunidos em Brasília no fim de semana que uniformizem o entendimento e promovam o ajuizamento de ações judiciais de impugnação contra todos os candidatos com candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa – inclusive os condenados por órgão colegiado.

Quando o flerte vira assédio?
Conhecido como o Superman dos cinemas, o ator Henry Cavill causou polêmica ao admitir, em recente entrevista, que não flerta mais por medo de ser acusado de assédio. “Uma mulher deveria ser cortejada e perseguida, mas acho que sou tradicional por pensar assim” - afirmou ele, chegando a dizer que temia ser acusado de “estuprador”. - Agora, você não pode tentar persuadir alguém que disse “não”. É tipo: “Ok, tá bom”. Mas depois é: “Ah, por que você desistiu?”, e eu penso: “Bem, porque eu não queria ir pra cadeia?”. O medo do britânico em ser mal interpretado na paquera suscitou debates nas redes sociais. Afinal, quando o flerte
vira assédio?

Para escrever na pedra:
“A grande missão dos partidos políticos é a de concorrer para que a Democracia se realize pela seleção moral e intelectual dos candidatos”. Do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Cordeiro Guerra,

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.