Evento social

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Rosário

O evento foi realizado na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado na BR 402

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Evento aconteceu durante todo dia, com roda de palestras que discutiram ações estratégicas de políticas públicas e participação social
Evento aconteceu durante todo dia, com roda de palestras que discutiram ações estratégicas de políticas públicas e participação social (unicef)

Rosário - Com foco no debate de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes no município, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na quinta-feira, 26, o 1º Fórum Comunitário ‘Município Aprovado Selo Unicef’, edição 2017/2020. O evento foi realizado na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado na BR 402.

O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

“Rosário é uma cidade conhecida pelos seus programas na assistência social e o Selo UNICEF é um reconhecimento desse trabalho. É uma ação que proporciona ao município apresentar e difundir os investimentos e resultados alcançados nas ações voltadas às políticas públicas de melhorias de vida das crianças e adolescentes”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

O evento aconteceu durante todo dia, com roda de palestras que discutiram ações estratégicas de políticas públicas e participação social para a realização dos direitos de cada criança e adolescente de aprender e se desenvolver.

De acordo com o secretário de assistência social, Siló Aquino, trabalhar ações voltadas para as crianças e os adolescentes é pensar no futuro do município. “Vamos planejar junto a sociedade civil um diagnóstico dos problemas que afligem Rosário para que no segundo fórum venhamos analisar os resultados, e não tenho a menor dúvida que serão positivos”, afirmou.

A representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Jaqueline Silva, agradeceu a prefeitura pelo espaço voltado para os adolescentes e reiterou a importância das pautas discutidas. “Ter esse momento direcionado para discussão de políticas públicas que valorizam o nosso desenvolvimento é um momento importante para nosso município”, destacou.

As informações coletadas servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, vinculado aos programas e ações já implementados no município. O fórum é o cumprimento da terceira etapa do guia metodológico do Selo Unicef desta edição, que prevê a realização de dois fóruns para que o município seja certificado com o selo. O segundo fórum acontece em 2020.

Também estiveram presentes no evento, o juiz da vara da infância de Rosário, Dr. José Augusto; a promotora de justiça, Maria Cristina Lobato, representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, a Polícia Militar, vereadores, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.