Projeto

Um exemplo de solidariedade em dose dupla na capital maranhense

Os amigos decidiram realizar projeto social, cultural e educacional para moradores da Madre Deus, levando a mensagem do Evangelho por meio da música

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Os amigos César Barata e Renan Neves com atendidos pelo projeto
Os amigos César Barata e Renan Neves com atendidos pelo projeto

SÃO LUÍS - Solidariedade! É o que fazem os amigos César Barata, 34 anos, cantor e compositor, e o consultor de vendas Renan Neves, 33 anos. Juntos, os dois vêm desenvolvendo um instigante projeto social, cultural e educacional para os moradores da Madre Deus, em São Luís, incluindo nesse repertório o meio artístico musical gospel, com a finalidade de cantar a mensagem que o participante precisa ouvir.

Reunir crianças, jovens e adultos na última quinta-feira de cada mês tem sido a tarefa dos dois amigos, estabelecendo um laço de reciprocidade com cada um dos participantes do projeto. Vale ressaltar que, mensalmente, a quantidade de público que presencia a iniciativa tem sido expansiva, evidenciando a boa receptividade da comunidade ao evento e ao sucesso proporcional que ele tem tido.

Quinta no Céu, o nome do projeto, vem sendo desenvolvido há um ano pelos amigos que, percebendo a carência da comunidade de momentos de sociabilidade e lazer, passaram a proporcionar além de integração social, o aprendizado cristão a elas – que, diga-se de passagem, não se limita a questões religiosas -, e vem se tornando engrandecedor para a formação de cada um daqueles que se fazem presentes a cada encontro.

Promover e disseminar a cultura dos ensinamentos morais a partir dos conhecimentos bíblicos, sem pautar quaisquer que sejam as religiões existentes, apesar de serem cristãos evangélicos, é o principal objetivo para os irmãos (em Cristo), de uma caminhada que está só começando.
“A gente não defende uma ‘placa de igreja’, a gente não defende uma religião. A gente leva a mensagem do Evangelho por meio da música e dos louvores”, diz Renan Neves.

César e Renan não medem esforços para fazer as crianças enxergarem um futuro longe daquele que as cerca. A partir do conhecimento cristão que lhes é ensinado no evento mensal, sempre com o intuito de contribuir com a educação trabalhada pelos pais e instituições de ensino, hão de servir para a construção de um amanhã bem melhor que o hoje, como enfatizam os idealizadores do projeto realizado na comunidade da Madre Deus, região central da capital maranhense.

Quando os pais não ensinam, o mundo ensina. Houve situações que eu presenciei por bairros que andei que me fizeram refletir. Por isso, decidimos passar a mensagem cristã para incentivar e orientar crianças e adolescentes para uma vida diferente da qual elas estão acostumadas em regiões periféricasRenan Neves, Organizador do projeto Quinta no Céu

Desde o começo, apesar de percalços, o projeto vem sendo desenvolvido com fundos dos próprios idealizadores e doações da comunidade, que, vendo a oportunidade de integração da fé e esperança, se une à iniciativa para fazer viver a iniciativa, vista como exemplo de solidariedade e compaixão dos dois jovens, que, mesmo com uma vida, famílias e problemas à parte, não desistem de ver a felicidade no rosto de todos aqueles que participam do momento de comunhão.

O projeto se dá em meio ao caos social que emerge do interior de muitos seres humanos em vista das mazelas sociais por que passam muitos ludovicenses. O bairro, em vista do registro de altos índices criminais que interferem no desenvolvimento social da comunidade, foi o lugar perfeito para o emergir da esperança.

Um ano
Na última quinta-feira (26), foi realizado o encontro deste mês de julho. O evento foi especial, com a comemoração do aniversário de um ano do projeto, contando com a presença de seis bandas do estilo gospel e outras de ritmos diversos. O evento ocorreu na Avenida Rui Barbosa, região conhecida como Morro do Querosene, no bairro Madre Deus, mesmo espaço onde já ocorreram todos os últimos 11 encontros.

Amigos César Barata e Renan Neves com participantes do projeto que celebrou um ano
Amigos César Barata e Renan Neves com participantes do projeto que celebrou um ano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.