Investigação

Polícia do Piauí investiga facção criminosa que atua no Maranhão

Criminosos que estariam recrutando detentos nos presídios piauienses para atuação no estado, picham muros e paredes em Teresina

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

TERESINA - A polícia piauiense investiga a possibilidade do comando de uma facção criminosa do Maranhão estar recrutando detentos dos presídios do Piauí. Esta semana surgiram pichações nas paredes de várias residências e prédios públicos, nos bairros da zona sul de Teresina, no Piauí, trazendo mensagens alusivas a um bando criminoso maranhense.

No bairro do Santo Antônio, por exemplo, os criminosos picharam toda a parede de uma casa. Algumas mensagens como B.40 é nós, Caçadores de Alemão. Há pichações até mesmo nas paredes da associação de moradores desse bairro. Uma das mensagens grafada é “Tudo nosso”, e, segundo a polícia, um termo fazendo referência a poder e dominação.

O assistente militar da Secretaria de Justiça, tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, declarou que esse grupo criminoso atua dentro de presídios e obriga os internos a agirem após deixarem a unidade prisional. “No momento, o sistema prisional também está em alerta já que muitos presos aderem ao grupo por questões de sobrevivência”, disse o policial.

Ele informou, também, que logo que os detentos ingressam em uma facção passam a atuare em nome desse bando criminoso e realizam os mais diversos crimes. Um deles, o tráfico de droga e de armas. “Vai haver um esforço integrado entre as polícias e a Secretaria de Justiça para evitar a instalação de facção no estado piauiense”, afirmou o militar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.