Saúde

Lançada a Campanha de Aleitamento Materno

Lançamento foi feito pela Organização Pan-Americana da Saúde, vinculada à ONU; a atriz Sheron Menezzes é madrinha da campanha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

BRASÍLIA -Depois do alerta feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria no início de julho deste ano, reforçando a importância da ingestão exclusiva de leite materno até os 6 meses de vida, na sexta, 27, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão vinculado à ONU, lança no Brasil a Campanha de Aleitamento Materno. A atriz Sheron Menezzes é madrinha da campanha e compareceu ao evento acompanhada do filho Benjamin, de 9 meses.

"É importante para mim estar aqui, emprestando a nossa imagem e conscientizando pessoas. Amamento o Ben em qualquer lugar. Se meu filho tem fome, eu amamento. Não é vergonha não. É saúde para ele", comenta a artista à Agência Brasil.

No evento de lançamento, ao se dirigir para as mães que estavam presentes, Joaquín Molina, representante da Opas no Brasil, afirma que a amamentação é um dos gestos mais generosos que podem existir.

"Nunca esse auditório esteve tão lindo como hoje. Elas trazem uma mensagem de vida, de saúde e de bem-estar", destaca Molina, que lembra que o aleitamento funciona como uma primeira vacina para o bebê, já que protege de doenças potencialmente perigosas. Entretanto, ele alerta que, nas Américas, pouco mais da metade das crianças é amamentada nas primeiras horas de vida, enquanto apenas 39% seguem mamando até os 2 anos.

Amamentar

A nutricionista Maria Rosa Rodrigues, 32 anos, é mãe do Leonardo, de 4 anos, e da Beatriz, de 1 ano e 11 meses. Pouco antes do primogênito completar 30 dias de vida, ela perdeu o pai em um acidente de trânsito. E, mesmo em meio à tristeza e às dificuldades, decidiu que não desistiria de amamentar o bebê.

“Resolvi focar no meu amor pelo meu filho. E, naquele momento da amamentação, eu era feliz”, contou. Leonardo mamou até quase 2 anos, quando parou por conta própria, sem ter de passar pelo chamado desmame forçado. A irmã caçula, Beatriz, segue mamando até hoje, às vésperas do segundo aniversário. A história de superação de Maria Rosa se repete em cada uma das mães que participaram da cerimônia.

Frase

"Amamentar é doar aquilo que é seu, que é gratuito, que é amor e que ajuda a salvar vidas"

Gilberto Occhi

Ministro da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.