Artigo

Ação empreendedora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon/MA) vai realizar no próximo dia 19 de agosto, no Sesi Clube Araçagy, mais uma edição do Dia Nacional da Construção Social, maior evento de responsabilidade social do setor, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção(CBIC) com a efetiva participação da Fiema (Sesi, Senai e Iel), a parceria do Sesc, Cemar, Vale, ACM, CDL, Crea/MA e Cau e o apoio institucional do Seconci-Brasil. No ano passado, atendemos mais de 10 mil trabalhadores nas áreas de saúde, cidadania, educação e lazer, entre outros serviços ofertados para a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e seus familiares.

A construção civil tem um papel fundamental no processo de transformação da sociedade, porque torna visíveis as alterações do sistema produtivo e do mercado. Neste ano essa iniciativa, de caráter social abrangente, incorpora a todo o pais o tema “O futuro de nossos filhos”, objetivando pavimentar, através da educação, o futuro que pretendemos para a nossa nação. O evento, que faz parte do calendário das ações de responsabilidade social do país, representa um grande momento de congraçamento dos trabalhadores e empresários, visando a valorização do capital humano da construção civil e das novas gerações desse importante segmento industrial.

As transformações econômicas, políticas e sociais sofridas nas últimas décadas, provocaram a expansão das relações entre instituições e mercados, entre organizações e sociedade, replicando esforços conjuntos para o melhoramento da relação capital com a força de trabalho. Daí porque o conjunto de práticas adotadas através da responsabilidade social tem sido voltado para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

O Sinduscon/MA vai montar uma grande corrente de oferta de serviços aos trabalhadores da indústria da construção, para mostrar que maiores oportunidades impulsionam o crescimento do Maranhão. Porque o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas. São elas que pensam, inovam e elevam a capacidade de crescimento das organizações. Por isso, nada mais justo do que elaborar ações voltadas para a valorização e qualidade de vida do trabalhador e da sua família.

Aliás, esta é uma festa consagrada à família da construção civil. A mão de obra da construção civil é bastante qualificada e tem efetiva contribuição para o desenvolvimento nacional. O setor da construção civil sofre demasiadamente com a baixa taxa de investimentos, dificultando a contratação de novas vagas e eliminando postos de trabalho. Mesmo com o quadro recessivo, os números ainda são expressivos: mais de 47 mil empregos e participação de 42,8% do PIB industrial maranhense.

Medidas devem ser tomadas para a restauração do crédito e do aumento dos recursos do FGTS para a recuperação do segmento construtivo, esse grande alavancador de emprego, renda e da economia.

E é através desse grande programa social empresarial que podemos ampliar a capilaridade dessa ação benemerente, que a cada ano concentra maior número de serviços e amplia a capacidade da indústria da construção civil em levar mais benefícios a todos os colaboradores dessa imensa cadeia produtiva.

Fábio Nahuz

Presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon/MA) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção-CBIC

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.