Fenômeno raro

Ludovicenses acompanham maior eclipse lunar do século 21

Fenômeno foi acompanhado por apreciadores e pelo público em geral. Fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Eclipse foi visto na Lagoa da Jansen)

Os ludovicenses acompanharam, em diferentes pontos da cidade, o eclipse da Lua – fenômeno considerado raro pelos especialistas por ter sido o maior do século 21. Em São Luís, um dos pontos mais procurados foi a avenida Litorânea, onde os espectadores viram parte do eclipse que ocorreu sob condições parcialmente favoráveis, já que o céu esteve encoberto no início do eclipse. Na cidade, o eclipse permaneceu visível por pouco mais de uma hora e trinta minutos. Segundo especialistas, outro fato semelhante como este somente deverá ocorrer no próximo século.

O eclipse já começou em fase total às 18h01, horário em que a lua começou a surgir. A partir do horário, a lua começou a sair da sombra mais escura da Terra, iniciando o chamado eclipse parcial, que ocorreu até às 19h15. Todo o fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, terminou às 20h.

A O Estado, o membro do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão, explicou que o eclipse é fundamental para estudos acerca dos planetas e do sistema solar. “Dada a raridade do fenômeno, ele é considerado fundamental para futuras pesquisas”, disse.

O eclipse chamou a atenção de diversos espectadores. “Foi muito bonito, sem dúvida. Ainda não tinha visto nada igual”, disse Edilene Cutrim, vendedora. Em outros pontos da cidade, o público também se reuniu – especialmente na Praça Gonçalves Dias e praia do Araçagi.

De acordo com os especialistas, o eclipse da Lua ocorre quando o sol, terra e lua ficam alinhados nesta ordem. O sol, iluminando a terra, faz uma sombra no espaço em duas partes. O eclipse foi acompanhado em todo o planeta e ocorre, geralmente, duas vezes por ano, com um tempo médio até então estimado de 60 a 80 minutos. Há três anos, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.

Além do eclipse, de forma simultânea, também foi possível observar outros planetas, como Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio. Segundo especialistas, a visualização dos planetas é possível devido à posição dos mesmos da Terra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.