Restauração

Iphan entrega amanhã Engenho de São Pedro, em Pindaré-Mirim (MA)

O imóvel, que foi restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, passou por uma série de adaptações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Engenho de São Pedro, em Pindaré-Mirim, foi restaurado pelo Iphan e abrigará o CVT
Engenho de São Pedro, em Pindaré-Mirim, foi restaurado pelo Iphan e abrigará o CVT (Engenho de Pindaré)

PINDARÉ-MIRIM - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a obra de restauração do Engenho de São Pedro, ou Companhia Progresso Agrícola, em Pindaré-Mirim (MA), que será entregue oficialmente à comunidade amanhã, 28, dia do aniversário dos 95 anos de emancipação da cidade.

O antigo engenho, tombado pelo Iphan em 1998, está pronto para receber o Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O imóvel passou por uma série de adaptações para abrigar o Centro, que terá cursos e oficinas na área de cultura, voltados para confecção de instrumentos, vestimentas, entre outros elementos do Bumba meu boi. Foi construído um auditório com 154 lugares, biblioteca, salas de aula e laboratórios. Também foi planejada uma área central livre destinada a eventos e outros espaços necessários às atividades complementares. No mesmo dia, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, será homenageada e receberá o título de cidadã honorária de Pindaré-Mirim.

A obra de restauração e adaptação do Engenho Central São Pedro, foi executada em duas etapas. A primeira, de responsabilidade do Iphan, compreendeu a contratação do projeto de restauração arquitetônica e projetos complementares de engenharia no valor de R$ 150 mil, bem como o investimento de aproximadamente R$ 4,4 milhões na execução dos serviços de restauração dos elementos estruturais da edificação (alvenarias em tijolo maciço, estruturas metálicas, cobertura, chaminé, esquadrias); urbanização do terreno da edificação, construção dos espaços destinados a adaptação do imóvel ao novo uso; instalação das redes de água, esgoto, drenagem de águas pluviais, elétrica, telefônica, lógica, sonorização, prevenção a intrusão, prevenção e combate a incêndio e descargas atmosféricas, climatização, ventilação e execução mecânica.

A segunda etapa, com recursos do Governo do Estado do Maranhão, contempla a pintura das novas alvenarias e demais serviços de acabamento necessários ao bom funcionamento da edificação, bem como prevê a compra e instalação de todos os equipamentos e mobiliários (equipamentos de climatização, aquisição de mobiliário, entre outros).

O Engenho
Um dos mais expressivos exemplares dos engenhos centrais brasileiros, o de Pindaré-Mirim foi inaugurado na década de 1880 e é um exemplar arquitetônico açucareiro do século XIX, testemunho de um ciclo histórico na evolução da sociedade e economia brasileira, em especial no processo econômico agroindustrial do Estado.

Foi edificado no auge da produção açucareira maranhense, se tornando um propulsor do desenvolvimento tecnológico, pois, como implemento às suas atividades foi instalada a primeira ferrovia maranhense com extensão de 13 km, ligando o engenho central ao porto terminal dos canaviais, então conhecido por Santa Filomena. Em 1883, por iniciativa da empresa, os habitantes da região conheceram o sistema de iluminação elétrica, dando a Pindaré-Mirim a classificação de pioneira no Brasil.

O prédio sede do Engenho Central São Pedro foi inaugurado em 16 de agosto de 1884. Possui forma retangular medindo 1,8 mil m² de área construída em três pavimentos, com paredes externas em alvenaria aparente de tijolos maciços, tendo agregado em sua parte externa posterior uma chaminé com a altura de cem pés ingleses, cerca de 30 metros.

A estrutura do telhado foi confeccionada com ferro, sustentada por 44 colunas do mesmo material, coberta com telhas onduladas de zinco. Toda a estrutura metálica, o maquinário e a aparelhagem foram fornecidos pela firma inglesa Fawcett, Preston & Cia, de Liverpool, que providenciou, com sua equipe de engenheiros, mecânicos, operários e pedreiro, a construção do Engenho e da via férrea para transporte da cana.

A gestão do Centro ficará sob responsabilidade do Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação– SECTI/MA.

Mais
Serviço
: Entrega do Antigo Engenho de São Pedro
Data: 28 de julho, 18h
Local: Avenida Elias Haickel, Pindaré-Mirim (MA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.