Eleições 2018

PSTU abre período de convenção eleitoral no Maranhão

Partido reúne militantes para confirmar candidatura de Ramon Zapata; já o PT definirá futuro em encontro que ocorrerá amanhã

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(pstu)

O primeiro partido a realizar convenção será o PSTU. A legenda da ultraesqerda reúne hoje seus militantes para confirmar os nomes que comporão a chapa majoritária que será encabeçada por Ramon Zapata. Já o PT do Maranhão se reunirá amanhã para definir a tática eleitoral que será seguida no pleito de outubro deste ano.

Além de Zapata, estão na chapa majoritária do PSTU Nicinha Durans como candidata a vice-governadora, Saulo Arcangeli e Preta Lu serão os candidatos ao senado pela sigla. Serão confirmadas ainda as candidaturas para deputado estadual e federal pela legenda.

A convenção do PSTU acontece às 19h no auditório do prédio do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Praia Grande.

Definição

Enquanto no Maranhão o PSTU abre a “temporada” de convenções partidárias, o PT no estado ainda se reunirá para definir o caminho que seguirá nas eleições de 2018.

Um ofício da direção nacional da sigla autoriza a direção local em fazer o encontro da tática eleitoral no próximo dia 27. Antes deste documento assinado pela presidente nacional do PT, uma resolução emitida após reunião da Executiva Nacional da legenda mudava a data do encontro estadual do partido em oito estados devido as negociações para aliança com o PSB e PCdoB, cujo resultado final poderia interferir nos estados.

No entanto, o presidente estadual do PT, Augusto Lobato, argumentou com Gleisi Hoffmann que o PT maranhense estava com Flávio Dino e que precisava fazer o encontro no dia 27 para poder participar da convenção coletiva convocada pelo PCdoB que ocorrerá no sábado, 28. A presidente nacional petista aceitou o argumento e deferiu a solicitação de Lobato.

O encontro do PT acontece na Assembleia Legislativa a partir das 9h.

Votação

O encontro da tática eleitoral que o PT fará terá 260 delegados aptos a votar par definir a tese que será seguida. Devem ser inscritas pelo menos quatro teses: a de aliança com o PCdoB em torno de Flávio Dino, a aliança com o MDB em torno da candidatura de Roseana Sarney, a de candidatura própria que tem como pré-candidato o sindicalista Aníbal Lins e a de chapa sem governador apenas com candidaturas ao Senado.

A primeira tese é defendida pelo grupo do presidente da sigla, Augusto Lobato. Somente ele, tem cerca de 63% dos delegados. Devem acompanhar a tese de aliança com o PCdoB parte dos delegados do deputado estadual, Zé Inácio – que recentemente conseguiu emplacar o professor Nonato Chocolate na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semapa) em troca de apoio político incondicional (leia-se sem reivindicar qualquer espaço na chapa majoritária ou questionar a formação já definição pelo comunista) de sua ala a candidatura de Flávio Dino.

Aníbal Lins, apesar de fazer pré-campanha, tem pouca possibilidade de ter sua candidatura aprovada no encontro. Recém-filiado ao PT, o sindicalista não teve tempo de construir apoios de delegados internamente.

Mais

Depois do encontro, o PT fará sua convenção dia 28 de julho somente para a elaboração da ata que será encaminhada a Justiça Eleitoral. Neste dia, também farão convenção o PCdoB (que convidou todos os partidos que fazem parte de sua base de aliança para uma convenção coletiva) e o PSL da pré-candidata Maura Jorge. No dia 29, será a vez do MDB de Roseana Sarney. Dia 3 de agosto fazem convenção o PSOL de Odívio Neto e o PMN de Eduardo Braide. Dia 4 será a vez do PSDB de Roberto Rocha.

Correlata

PSL e PRTB querem coligar com o PMN de Braide

Sem ainda não ter anunciado oficialmente se será ou não candidato ao governo, o deputado Eduardo Braide e seu partido, o PMN, estão mais próximos de apoiarem a candidatura de Maura Jorge do PSL ao governo estadual. Em reunião no fim da noite de terça-feira, 24, a possibilidade de ter o PMN e o PHS na coligação que terá o PSL e o PRTB juntos foi colocada para análise dos pré-candidatos a deputado estadual e federal.

De acordo com o presidente estadual do PSL, vereador Francisco Carvalho, a aliança com as duas legendas foi aprovada por unanimidade entre os membros de seu partido e também do PRTB. “Não há esta história de resistência a aliança com o PMN e o PHS. Por aqui, esta possibilidade de aliança foi aceita por unanimidade”, disse Carvalho.

O que falta agora é a definição de Braide de como seguirá. Até junho, o deputado – que foi cortejado pelo pré-candidato ao Senado pelo PSDB, José Reinaldo Tavares – publicou em suas redes sociais vídeo em que dizia que estava conversando com aliados, amigos e familiares para saber se sairia ou não candidato a governador. Desde então, Braide tem dito que ainda conversa e busca apoios partidários.

Eduardo Braide terá até dia 3 de agosto – quando o PMN fará sua convenção – para anunciar sua posição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.