Reinserção

Ex-dependentes químicos recebem certificados de cursos profissionalizantes

Com o objetivo de ressocializar, projeto é executado pelo Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) em parceria com o Senac e a Delegacia de Polícia Civil Central

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O objetivo de ressocializar, projeto é executado pelo Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
O objetivo de ressocializar, projeto é executado pelo Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

SÃO LUÍS - Ex-dependentes aprendem pintura em tecido, entre outros tipos de atividades profissionalizantes [/fotolegenda]Ex-dependentes químicos em situação de rua que passaram por tratamento médico e psicossocial no Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) receberam ontem o certificado de conclusão do curso profissionalizante de pintura e serigrafia, executado por meio de uma parceria do Caps AD, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Delegacia de Polícia Civil do João Paulo, gerida pelo delegado Joviano Furtado. O evento de comemoração, realizado no Caps AD, no Monte Castelo, em São Luís, marcou o encerramento do sétimo curso profissionalizante do projeto, que tem o objetivo de ressocializar essas pessoas.

Já foram capacitados nos cursos 240 ex-dependentes de drogas que viviam nas ruas da capital maranhense, como explicou Marcelo Soares, diretor do Caps AD. “Formamos 30 pacientes, a cada curso oferecido. Essa ação é muito importante, porque é a chance de, após a libertação do vício das drogas, reinseri-los ou inseri-los no mercado de trabalho formal ou até mesmo independente. É uma forma de fazer com que os ex-dependentes químicos não voltem às ruas e o pior, a consumir entorpecentes”, explicou Soares, entusiasmado.

“É muito gratificante ver essas pessoas voltando a sorrir, a conviver com seus familiares e curadas da dependência das drogas. Vamos fazer o cadastro delas no Sistema Nacional de Emprego (Sine), para facilitar a inserção no mercado de trabalho, além de procurarmos outros meios. O nosso trabalho de amor ao próximo vai continuar, pois a droga aprisiona e acaba com a vida”, ressaltou o delegado Joviano Furtado, emocionado.

Durante o evento, uma banda animava o ambiente e lanches foram servidos para os formandos, que estavam satisfeitos e felizes.

[e-s001]Completando 55 anos ontem, Isaías Gonçalves Barbosa recebeu o certificado e uma homenagem de aniversário. “A minha vida mudou. Hoje não vivo mais nas ruas. Tenho a minha esposa e a minha filha ao meu lado. Pensei que não conseguiria, porque foi muito difícil, mas graças a Deus fui até o fim. Eu ficava trêmulo, porque estava longe das drogas. Agora, quero arrumar um serviço ou vou trabalhar por conta própria”, garantiu Isaías Barbosa, enquanto comemorava a formação e o seu aniversário.

“Agora, tenho uma profissão. Uma chance de poder trabalhar. Aprendi muitas coisas durante o curso. E o mais importante foi o afastamento das drogas. Eu vivia nas ruas, todo sujo, sem dignidade. Tudo mudou”, relatou Jackson Fábio Nogueira, de 34 anos.

SAIBA MAIS

A ação do Caps AD em parceria com a Polícia Civil recolheu, no último dia 6 de junho, usuários de drogas em situação de rua em frente à Escola Modelo Benedito Leite, no centro de São Luís, local onde, segundo os organizadores, há uma das maiores incidências desse público. Os acolhidos foram encaminhados para tratamento e posteriormente farão cursos profissionalizantes.
Durante a abordagem, os dependentes tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão, glicemia, exames laboratoriais, vacina contra gripe, entrega de exames da última ação, consultas clínicas e psiquiátricas, serviço social, teste de HIV, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.