Editorial

Uma luz para endividados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Em tempos de crise econômica, de pouco dinheiro no bolso e muitas contas atrasadas, uma ação acontece com ares de ser a luz no fim do túnel, ao menos para muitos brasileiros que vivem situação de aperto financeiro. No Maranhão, não é diferente. Essa ação por estas bandas é o balcão de renegociação de dívidas, cuja quinta edição está sendo promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, no Rio Anil Shopping, até a sexta-feira, dia 27. Essa não é a primeira vez que o evento ocorre. Com certeza, diante da atual situação do país, não deve ser a última.

O objetivo do Balcão, claro, é proporcionar espaço de diálogo entre consumidores em situação de inadimplência com entidades credoras, com vistas a facilitar a tentativa de uma renegociação de dívidas e um acordo. Quem tem conta em atraso e mora ou está de passagem por um dos quatro municípios da Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) pode participar. Vale destacar que podem participar clientes que possuem processos em andamento na Justiça contra as empresas participantes, assim como aqueles que ainda não têm ação judicial e desejam resolver a questão por meio do diálogo.

Um total de 450 empresas acessíveis por plataforma digital, além de bancos, empresas, instituições públicas, concessionárias de serviços públicos, instituições de ensino superior, já confirmaram presença no evento. Mais de 100 profissionais estarão envolvidos nos estandes para atendimento ao público.

No local, também serão oferecidos serviços como atendimento de solicitações; informações sobre direitos dos cidadãos; consultoria financeira; oferta para contratos habitacionais; reclamações (problemas de cobertura, contestações de contas); cadastro de clientes na tarifa social de energia de baixa renda; recebimento (de IPVA, ICMS, ISS e IPTU); agendamento de audiências de conciliação nas áreas de relações de consumo, família (inclusive para coleta de DNA e confirmação de paternidade), vizinhança; encaminhamento de acordo para homologação judicial, e outros.

Segundo divulgação do TJMA, haverá presença ainda da Câmara de Dirigentes Lojistas do Maranhão (CDL), Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Lojas Gabryella, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Credishop, Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (Caema), Ceape, Universidade Ceuma (Uniceuma), Faculdade Pitágoras, Faculdade Facam, Claro, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), escritório de advocacia Raul Abreu, Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão (CBMAE/MA).

Os interessados devem ir pre parados, levando as cópias e originais de documentos pessoais, com número de CPF, além de comprovantes da dívida adquirida (faturas de consumo, notas fiscais, boletos etc.) e de endereço. Tudo para garantir agilidade no atendimento. O TJMA mantém telefones disponíveis para quem quer tirar dúvidas. Há o do Telejudiciário (0800 707 1581) e o da Coordenação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (98 3198-4558).

Então, se você tem alguma pendência financeira, não perca a oportunidade de tentar resolvê-la. Até porque como prega o nome do projeto que engloba o Balcão, “Consumidor Adimplente - Cidadão com Plenos Direitos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.