COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Os atores Deo Garcez (maranhense) e Nivia Helen interpretam mãe e filho: contra injustiças sociais em “Luiz Gama – uma voz pela liberdade”
Os atores Deo Garcez (maranhense) e Nivia Helen interpretam mãe e filho: contra injustiças sociais em “Luiz Gama – uma voz pela liberdade”

Negros vivem grande momento na cena teatral

Seja pela temática, pela produção ou pela encenação, os negros estão vivendo um grande momento na cena teatral carioca. Tanto no palco como na plateia. Como adiantou Ancelmo Gois, em sua coluna, em O GLOBO, produções como “Será que vai chover?”, “Favela 2 - a gente não desiste” e a infantil “O Pequeno Príncipe Preto” vem lotando as salas de espetáculo onde estão sendo encenadas, a exemplo de “Luiz Gama: uma voz pela liberdade” e “Contos Negreiros do Brasil”.
Segundo produtores e administradores de teatros, as peças estão atraindo um público majoritariamente negro (em algumas, este percentual chega a 85%), mas não só ele.
Em “Luiz Gama – uma voz pela liberdade”, o maranhense Déo Garcez que atua e também é autor e a atriz Nívia Helen contam a história de Luiz Gama, um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, ex-escravo, reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB, o maior advogado dos escravos e também a primeira voz negra da literatura brasileira.
[e-s001]

Marqueteiros
O marketing político resultou de uma bem-sucedida mistura de publicitários e jornalistas. Óbvio que, como em qualquer atividade, há as apostas erradas, como os calotes que alguns levaram. Mas muita gente se deu bem.
Era um tempo em que o dinheiro jorrava farto, mais pelo caixa-dois, com 45 dias de campanha na tevê com caras produções de peças publicitárias.
A Lava Jato detonou a fartura marqueteira.

Marqueteiros 2
Dos nossos marqueteiros da ativa, uma grande parte ainda procura emprego, que é sazonal, antes de mercado farto também na grana, agora escasso em tudo.
Dos que estão na labuta, a média pega 20% do que se pagava antes. Quem acha 50% por aí acertou a Mega. Também a produção marqueteira tem novos parâmetros. O horário eleitoral gratuito já não tem (como em 2016) peças publicitárias bem elaboradas, caras. Mas o pessoal da criação sobreviveu, tanto para os comerciais de tevê como para a nova moda, as redes sociais.
Já tem até empresa especializada em zap. E a turbinada que antes era R$ 0,50 sobe para R$ 2. O pouco do dinheiro tem novas mãos.

Questão urgente
Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta para criação de um banco de dados nacional sobre condenados
por pedofilia.
Deverá ter informações com nome completo; endereços residencial e de trabalho; crime pelo qual foi condenado e fotografia do pedófilo.
Pelo menos um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, saiu na frente e já implantou desde janeiro deste ano, por iniciativa da Assembleia Legislativa, o Cadastro de Informações para Proteção da Infância e Juventude, com uma lista de pedófilos.

Hélio Eichbauer
Pouca gente sabe, mas o cenógrafo carioca Hélio Eichbauer, que morreu no último sábado e era considerado um dos mais importantes profissionais da área no país, tinha um pé familiar em São Luís.
Ele era filho de Dona Ivete e neto de Dona Heloisa, que era irmã de Dona Vera Macieira, mãe de Dona Marly Sarney.
Ou seja: Eichbauer era primo em segundo grau de Dona Marly, que o chamava carinhosamente de Helinho.
Em tempo: além de cenógrafo, Hélio Eichbauer era escritor e deixou publicado “Cartas de marear: impressões de viagem, caminhos de criação”.

Não para armas de fogo
A Agência Nacional de Aviação Civil apertou o cinto para o transporte de armas de fogo em aviões. A partir de sexta-feira, passa a valer a nova regra, que autoriza apenas os agentes públicos que comprovem estar realizando atividade específica, como escolta de autoridade, de testemunha ou em atividade investigatória.
Hoje, a entrada com arma de fogo em voos comerciais é permitida a policiais federais e a servidores públicos, que tenham porte em razão do seu trabalho, como policiais civis, militares e agentes penitenciários.
Os demais passageiros poderão transportar arma e munições apenas como bagagem despachada. Com autorização da PF.

Trinta anos depois
Em julho de 1988 o Partido Liberal no Maranhão tomou a iniciativa inédita de aplicar testes psicológicos nos candidatos que queriam concorrer a prefeito e vereador. A direção apresentou os resultados: 20 por cento foram classificados como malucos. Outra parcela
tinha acentuado despreparo psicológico e emocional. Não sabiam nada sobre o programa do partido e regras básicas da contabilidade pública. Ninguém pode duvidar que eleitos por outros partidos, sem se submeter a qualquer teste, tinham o mesmo perfil.

TRIVIAL VARIADO
A empresária Rosamy Belisário (leia-se Malharia Bege) foi surpreendida no último fim de semana com a chegada da filha Geórgia Mota, que mora em Brasília e veio passar alguns
dias com ela.

Velho costume: a medida em que os favoritos às eleições para presidente da República e governadores se afirmarem, seus comitês vão concentrar o maior
grau de vaidade por centímetro quadrado.

Presidenciáveis: o placar da rodada: há sete candidatos de centro, cinco de esquerda e quatro de direita.

Medinho e Adalberto Furtado estão distribuindo charutos para celebrar o nascimento do seu terceiro Neto, Lucca Furtado Costa, filho de Cristiana e
Vinicius Costa.

DE RELANCE

Morte de um grande amigo
A sociedade cearense está de luto por causa do falecimento, no último sábado, do jornalista José Rangel, sem dúvida uma das melhores referências do colunismo social em Fortaleza e uma figura humana gentil e afetuosa, pela qual este Repórter PH tinha o maior respeito e enorme admiração. Rangel contava 72 anos e nas duas últimas décadas do século passado, quando assinava uma coluna no jornal O Povo, veio várias vezes a São Luís
participar de eventos sociais.

Duas palestras aplaudidas
No Congresso Internacional de Direitos Humanos de Segunda Geração, realizado na primeira quinzena de julho na Universidade de Salamanca, como parte das comemorações dos 800 anos de fundação daquela instituição, o advogado Sérgio Tamer fez uma das conferências de abertura do conclave,
sobre o tema “As dificuldades para a implementação dos Direitos Sociais no Brasil”.

Duas palestras aplaudidas 2
Já na Universidade Portucalense, em outro congresso Internacional para o qual foi convidado, na semana passada, Sérgio Tamer, que é presidente do Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, apresentou um estudo sobre “Os Princípios Constitucionais Sociais na Jurisprudência do STF”. Nas duas ocasiões, ele foi muito cumprimentado por professores e autoridades das diversas nacionalidades ali presentes.

Recuo lamentável
Para conseguir fechar acordo com os partidos do centrão, onde está o Solidariedade, braço partidário da Força Sindical, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin cometeu um recuo lamentável, e passou a admitir mudanças na reforma trabalhista, mais exatamente na contribuição sindical, que confisca de cada trabalhador, em favor da manutenção das mordomias dos sindicatos, um dia de trabalho a cada ano. A crítica ao fim do imposto sindical obrigatório parte de uma premissa equivocada. A nova legislação não proíbe o imposto. Apenas dá ao trabalhador a opção de autorizar ou não o
desconto no seu contracheque.

PT agora desconstrói TSE
A já conhecida prática do PT, de desqualificar seus adversários, agora se volta contra o Judiciário mais uma vez. A tática foi colocada em prática, em texto publicado no site do PT, onde sua presidente Gleisi Hoffmann diz que o partido não aderiu ao compromisso do TSE contra ‘fake news’, porque considera o gesto de Luiz Fux uma ‘fake news’ em si.

Diferença
De janeiro a julho de 1963, o ministro da Fazenda foi San Tiago Dantas. A todos os que vinham a seu gabinete com pedidos, dava a mesma resposta: “Existe a verba, só não existe dinheiro.” A maioria saia revoltada porque não entendia de previsão orçamentária. Até hoje prossegue a romaria de prefeitos a Brasília e a resposta não mudou. Alguns, de tanto viajarem, conhecem as tripulações
dos aviões pelo nome.

A face mais cruel da crise
Um dos vestígios da recessão é a dificuldade de retomada mais consistente no mercado de trabalho. O número de 13,2 milhões de desempregados sustenta a ideia de que a crise segue no país apesar do fim da recessão. Outro exemplo dos obstáculos que atrasam a recuperação é a parcela de brasileiros que precisa recorrer aos populares bicos para pagar as contas, mostra pesquisa do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Sugestões excêntricas
O ministro Carlos Marun encaminhou ao pré-candidato do MDB, Henrique Meirelles, uma série de sugestões para o próximo governo. A mais excêntrica da lista: a criação de uma instância que se sobreponha ao Supremo Tribunal Federal. A explicação, mais excêntrica ainda: a Corte serviria para dirimir
conflitos entre o STF e a Constituição Federal.

Para escrever na pedra:
“Não creio em nada e de nada descreio. O que concebe a imaginação aproxima-nos tanto da verdade como o que pode provar a matemática”.
De Charles Chaplin, ícone do cinema mudo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.