Transtornos e sujeira

Buraqueira e lixo causam transtornos em vias de SL

Motoristas precisam redobrar a atenção por causa da buraqueira; população continua descartando lixo em ruas e avenidas da capital

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Buracos não deixam espaço para manobras e condutores têm dificuldades
Buracos não deixam espaço para manobras e condutores têm dificuldades (rua viveiros de castro)

Na Rua Viveiros de Castro, paralela à Avenida dos Franceses – uma das vias mais movimentadas da capital, no bairro da Alemanha -, motoristas precisam redobrar a atenção para não tomar prejuízos com o veículo. Muitos, quando não percebem a buraqueira a ponto de frear, realizam manobras arriscadas que podem resultar em acidente.

Os buracos e ondulações do asfalto podem ser observados de um lado a outro da rua, impossibilitando a fuga do motorista à situação. Ou seja, a única alternativa para cumprir o trajeto – visto que se trata de uma via de mão única e impede o motorista de realizar o retorno - é passar pelos buracos, com cuidado para não danificar o veículo.

A via fica próxima, também, à Avenida IV Centenário, onde moradores e pessoas que vêm de outros bairros, a exemplo de carroceiros que frequentemente se dirigem ao local, depositam lixo. Em dias que a coleta não passa, a situação é de descaso e, mais uma vez, da própria população. Isso é, em decorrência da quantidade de dejetos, entre lixo e objetos domésticos, resíduos de construção civil e até animais mortos, o cenário que se forma é de um lixão, em pleno centro urbano.

Assim, também pôde ser constatado por O Estado na manhã de ontem (24), uma quantidade expressiva de lixo impedindo que pedestres utilizassem uma calçada na Rua Viveiros de Castro (onde verificou-se os buracos). Galhos de árvores secos – que indiciam a permanência no local há dias, cadeiras quebradas e sacos de lixos rasgados que contribuem para uma maior quantidade de resíduos espalhados no local, contribuem para o cenário de abandono, que se forma no muro dos fundos da Central de Marcação de Consultas (Cemarc).

Sobre o lixo acumulado na Rua Viveiros de Castro, próximo à Avenida IV Centenário, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que trata-se de um ponto crônico de descarte irregular e que enviará equipes ao local para fazer a limpeza.
Tanto a Avenida dos Franceses quanto a IV Centenário contam com coleta diária no período noturno, pois esta é a programação para os grandes corredores de tráfego de São Luís. Entretanto, nas vias internas dos bairros a coleta ocorre em dias alternados. Na Alemanha, a coleta é feita regularmente às terças, quintas e sábados no período diurno.

O lixo acumula-se no local porque é feito o descarte indevido fora dos dias e horários da coleta domiciliar. Por isso, o Comitê pede o apoio dos moradores do entorno para que façam o descarte dos resíduos de forma ambientalmente adequada e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro.

Resíduos não recolhidos pela coleta domiciliar devem ser entregues em um dos 10 Ecopontos já em funcionamento em São Luís localizados no Parque Amazonas, Bequimão, Angelim, Turu, Jardim Renascença, Jardim América, Residencial Esperança, Cidade Operária e São Francisco. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda a sábado. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas através da Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que vem executando a manutenção asfáltica por meio do programa Asfalto na Rua em diversos pontos da capital, dando prioridade aos corredores de transporte e vias por onde o transporte público circula nos bairros. A secretaria comunica que vai enviar uma equipe ao local para fazer o levantamento das demandas, a fim de tomar as providências necessárias, conforme calendário de serviços. Comunicou ainda que está realizando diariamente serviços de terraplanagem, construção de calçadas, contenção de erosão e desobstrução de bueiros e galerias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.