COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
ROGÉRIO SILVA e Patrícia Santiago acabam de fazer uma movimentada e alegre viagem pela Europa. Na Itália, além de Roma e Veneza, o casal visitou Assis e encerrou a viagem visitando Rotterdam, na Holanda.
ROGÉRIO SILVA e Patrícia Santiago acabam de fazer uma movimentada e alegre viagem pela Europa. Na Itália, além de Roma e Veneza, o casal visitou Assis e encerrou a viagem visitando Rotterdam, na Holanda.
As fotos mostram o casal no Coliseu de Roma, nos canais de Veneza e em Rotterdam.
As fotos mostram o casal no Coliseu de Roma, nos canais de Veneza e em Rotterdam.

Maior barato
Um pequeno laboratório de Ontário, Canadá, anunciou o lançamento do que considera ser a primeira cerveja do mundo fermentada a partir da
maconha - diferente das misturas existentes no mercado.
Province Brands é nome da startup por trás da novidade.
Existe hoje, no vizinho nortista dos EUA, uma corrida para abrir e ocupar um novo mercado de bilhões de dólares.
No dia 17 de outubro, o Canadá passará a ser, depois do Uruguai, o segundo país do mundo a legalizar o uso recreativo da marijuana.

Maior bancada
Um quarto dos deputados federais é servidor público e atua hoje como força de pressão no Congresso. Ocupam 132 das 513 cadeiras da Câmara, e estão em partidos de diferentes campos ideológicos.
A bancada ganhou visibilidade durante a votação da reforma da Previdência ao reagir à ofensiva do governo.
No Congresso, estão formalizadas a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, com 196 deputados, e a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Servidores do Judiciário, da União e do Ministério Público da União, com 218 deputados.

Eclipse lunar
O mais longo eclipse lunar total do século poderá ser visto em São Luís.
O fenômeno será na próxima sexta-feira, dia 27, e vai durar cerca de uma hora e 40 minutos.
No Brasil, o início da fase total do eclipse será às 16h30min e o final será às 18h13min, em hora
de Brasília.

Eclipse lunar 2
Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma cor avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de “lua de sangue”.
De acordo com o Observatório Nacional, quando toda a Lua está mergulhada na sombra do Sol, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol.
Isso porque a luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra.

Economia
Embora ainda em fase preliminar, já está circulando a Programação do ciclo de eventos, sob a coordenação do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão e do Conselho Regional de Economia do Maranhão, que homenageará a turma Juscelino Kubitcheck, a primeira formada pela antiga Faculdade de Economia do Maranhão, em 1968, comemorando, portanto, 50 anos.
O professor Antonio Augusto Ribeiro Brandão será um dos palestrantes e falará no dia 24 de setembro sobre Desafios à Teoria Econômica, tema e tese levantados pelo seu livro “Desafios/Challenges”, editado pela Edufma.
O ciclo começa no dia 2 de setembro e tem encerramento previsto para o dia 7 de novembro.

Pais e pouco apelo
Celebrado no segundo domingo de agosto, que neste ano cai no dia 12, o Dia dos Pais costuma se situar entre as principais datas para alavancar o comércio. Mas a expectativa de vendas em 2018 foi decrescendo junto com indicadores que sinalizavam queda na atividade econômica. Com isso a previsão são perspectivas mais modestas, de estabilidade com pequeno viés de alta em relação ao ano passado. Lojistas de São Luís alegam que entre as datas comemorativas o Dia dos Pais é uma das que têm menor apelo, ficando atrás daquelas dedicadas às mães e aos namorados.

TRIVIAL VARIADO
Aos poucos, os partidos políticos foram perdendo a característica de intérpretes da vontade de segmentos sociais. Deixaram de ser o canal de expressão de doutrinas e ideologias. Viraram saladas de frutas.

A partir de agora, vai se acelerar a quantidade de pesquisas eleitorais. Um delas deveria perguntar sobre a distância entre as intenções expostas por candidatos e a possibilidade de ser tornarem realidade.

O resultado medirá a disposição de acreditar nas promessas emolduras com apuro e requinte.

Tudo indica que a edição da próxima quinta-feira da balada Coulers 4 Jaune, vai pegar fogo na Oak Wine, a partir das 20h. No comando da pista de dança estarão os Djs Mario Pseudo e Arsênio Filho, rolando flashback
anos 70/80/90.

Grupo simpático no jantar de domingo na Petisqueira da Mamãe: Tiana e Clorisval Gomes Pereira com Ana Lúcia e Amaro Santana Leite. Foram vistos por lá, também, Augusto Martins com a
esposa e o filho.

Eli e Rose Medeiros botaram o pé no jato e atravessaram o Atlântico com toda a família, aproveitando as férias de meio de ano. De lá, seguem para os
Estados Unidos.

Christiana Lago Bello Araújo era uma das mais charmosas presenças da noite de sexta-feira, com um grupo de amigos, na Oak Wine. Também por lá, Fernanda e Kenard Andrade com Tadeu Pinto, que já está de volta ao Brasil após residir vários anos em Boston.

DE RELANCE

Morte de Hélio Eichbauer
O cenógrafo carioca Hélio Eichbauer, que morreu no último sábado aos 76 anos, vítima de um infarto, era considerado um dos mais importantes profissionais da área no país. Eichbauer foi responsável pela montagem da peça O Rei da Vela (1967), de Oswald de Andrade. Também produziu cenários para shows e filmes de artistas como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Chico Buarque.

Eichbauer e o Maranhão
Hélio Eichbauer também tinha um pé no Maranhão. Trazido algumas vezes pelo então diretor do Teatro Arthur Azevedo Fernando Bicudo, ele assinou os cenários de bem-sucedidas produções encenadas nesta Capital. Pelas redes sociais, Caetano lamentou a morte do amigo: “Sua arte será eterna”, escreveu o baiano. Medalha de ouro na Quadrienal de Praga, o maior evento da cenografia mundial, Eichbauer estudou cenografia na então Checoslováquia no ateliê de Josef Svoboda, entre 1962 e 1966.

Habeas corpus preventivo
Jair Bolsonaro tem empolgado multidões. Porém, domingo, durante a convenção do PSL que lançou sua candidatura à Presidência da República, tentou acalmar os calorosos entusiastas ao dizer que “não é salvador da pátria”. Busca um habeas corpus preventivo para a hipótese de ser o vencedor da eleição. Bolsonaro é impulsionado pelas angústias da população que se concentram na falta de segurança pública e a corrupção escancarada.

Habeas corpus preventivo 2
Correr na frente e dizer que não resolverá tudo de imediato é uma precaução. A paciência dos eleitores costuma ser curta. Jogar agora um pequeno balde de água fria nos que esperam soluções a jato torna-se uma forma de evitar pedradas no futuro.

Palestra gratuita
“Coaching: desperte seu gigante interior” é o título da palestra a ser ministrada pelo coach George Serra, no dia 15 de agosto, na Faculdade de Negócios Faene. No evento gratuito, George Serra mostrará, entre outras coisas, o método de autoconhecimento que explora o máximo as potencialidades
criativas e emocionais das pessoas.

Vacinação em SLZ
A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em São Luís começou ontem, duas semanas antes da mobilização nacional. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na cidade, alcançando o público prioritário: crianças de um ano até menores de cinco anos. A campanha é coordenada pelo Ministério da Saúde e a ação nacional será realizada no dia 6 de agosto e se estenderá até o dia 31, quando também será encerrada na Capital.

Gotas de Quinoa
Leveza, frescor e energia são o mood da nova linha Nativa SPA Verbena, do Boticário. A fragrância cítrica e cheia de vida, como um passeio na natureza, é considerada sem gênero por sua versatilidade. Para este lançamento, O Boticário traz uma linha completa de cuidados corporais e cabelo. As novidades estão disponíveis nas lojas de todo o Brasil, revendedoras e e-commerce. Toda a linha é enriquecida com gotas purificadas de Quinoa, extraídas em um processo exclusivo que, com alta tecnologia, conseguiu extrair um óleo 100% puro da Quinoa.

O choro é livre
Nanicos não se reciclaram e conversam com grandes partidos como se as empresas privadas ainda regassem os cofres de campanhas com fartas quantias. De qualquer modo, persiste a regra: quem dá mais ganha apoio. Os partidos procurados por lideranças oportunistas deveriam se
envergonhar cabisbaixos.

Para escrever na pedra:
“Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.