Imunização

Iniciada campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo

Em São Luís, campanha começa com 15 dias de antecipação; crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem ser vacinados; 31 de agosto é o prazo final

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Criança recebe dose de vacina contra o sarampo em posto em São Luís
Criança recebe dose de vacina contra o sarampo em posto em São Luís (vacina)

São Luís – A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou on­tem, 23, em São Luís. Na capital, a vacinação foi inciada com 15 dias de antecedência à mobilização nacional, de acordo com a orientação da Prefeitura.
Muitas mães não quiseram deixar para a última hora, com receio de grandes filas e superlotação, e já levaram seus pequenos para se­rem vacinados no primeiro dia, co­mo foi o caso da mãe e universitária Dayane de Moura, que levou o filho de 2 anos para receber as doses ofertadas contra o sarampo e a poliomielite. “Eu decidi trazer pelo cuidado que a gente tem que ter [como mãe] o mais rápido possível e também para não deixar para a última hora”.
O objetivo da antecipação é a ampliação da cobertura vacinal na capital maranhense, alcançando o público prioritário: crianças de 1 ano até menores de 5 anos, visto que a população infantil ainda tem uma baixa cobertura vacinal na Ilha.
A campanha é coordenada pelo Ministério da Saúde, e a ação nacional será realizada no dia 6 de agosto, estendendo-se até o dia 31, quando também será encerrada na capital.

Saiba mais

A Prefeitura de São Luís vai disponibilizar postos e demais unidades de saúde para as ações da campanha, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital é 95% do público-alvo de 61,7 mil crianças. Há mais de 20 anos não há registro de casos dessas doenças em São Luís. Totalizam 63 unidades de saúde da rede municipal que disponibilizarão as vacinas, de segunda a sexta-feira. Pessoas até 49 anos também poderão se vacinar contra o sarampo, no período da campanha. .

Poliomielite

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas e há semelhanças com as infecções respiratórias, com febre e dor de garganta, além das gastrointestinais, náusea, vômito e prisão de ventre.Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.A poliomielite não tem tratamento específico. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio de saliva e fezes, assim como água e alimentos contaminados.

Como é a propagação

Por água ou alimentos contaminados.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Como é a propagação

Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).

Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).

Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).

Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.