Show de acrobacias

Esquadrilha da Fumaça se apresenta hoje em São Luís

Esquadrão da Força Aérea Brasileira faz turnê em cidades das regiões Norte e Nordeste do país grupo se exibirá em Imperatriz na próxima sexta-feira, 27

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Depois de cinco anos, a Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar em São Luís
Depois de cinco anos, a Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar em São Luís ( Esquadrilha da Fumaça )

SÃO LUÍS - Criada em 1952, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, volta à São Luís, após pouco mais de cinco anos, para apresentação hoje,24, a partir das 16h45 no Espigão Costeiro da Ponta d´Areia. Nas acrobacias, o público poderá apreciar – além das manobras ousadas – as aeronaves A-29 Super Tucano, consideradas referências na tecnologia aérea.

A exibição na capital maranhense faz parte do circuito Norte-Nordeste da Esquadrilha, que teve início no dia 14 deste mês em Salvador (BA). Antes da apresentação, pilotos receberão a imprensa para uma coletiva, às 10h, no espaço da Aeronáutica do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, próximo ao aeroclube.

A exibição da Esquadrilha durará cerca de 35 minutos e deverão ser usadas sete aeronaves que farão 50 acrobacias. Além das aeronaves, um piloto permanecerá em solo informando ao público cada manobra. Após se apresentar em São Luís, o grupo completará a turnê na próxima sexta-feira,27, em Imperatriz (MA). Antes de passar pela Região Tocantina, a Esquadrilha fará uma exibição em Belém (PA) amanhã,25.

Antes de São Luís, a Esquadrilha já passou nos últimos dias em Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Umirim (CE) e Jericoacoara (CE). Desde a sua estreia, em 1952, a Esquadrilha já realizou mais de 3.800 apresentações no Brasil e em 21 países.

Relembre

O Estado acompanhou a última apresentação da Esquadrilha em São Luís. No dia 27 de março de 2013, o grupo esteve na cidade em homenagem aos 30 anos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e fez uma demonstração na Praça do Pescador, da avenida Litorânea. Na ocasião, a Esquadrilha realizou manobras com modelos T-27 Tucano, projetado e fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronática (Embraer).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.