COLUNA

De olho na farra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A recomendação da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão a capelães religiosos, diretórios estaduais de partidos políticos e aos principais dirigentes de igrejas e entidades religiosas do estado sobre a não promoção de atividades que possam ser entendidas como propaganda eleitoral ou emprego de recursos dos templos religiosos em prol de determinadas candidaturas, especialmente nos locais de cultos, é um balde de água fria na movimentação do governador Flávio Dino.
Nos meses de abril e maio deste ano, ganhou repercussão nacional o caso que ficou conhecido como a “Farra de Capelães” da gestão Dino. Na ocasião das denúncias, que foram levadas ao Ministério Público, Dino já havia ampliado de 14 para 50 o número de cargos de capelães na estrutura da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e até da Polícia Civil.
Foram nomeados líderes religiosos de algumas das principais denominações religiosas do estado, o que ficou caracterizado pela oposição como um aparelhamento político do comunista junto às igrejas. Atento à movimentação do chefe do Executivo, a PRE alertou para a propaganda eleitoral e para o uso político das entidades religiosas.
Vale ressaltar que no último fim de semana, Dino participou como convidado do 36º Congresso Estadual de Missionárias e Dirigentes de Círculo de Oração, das Igrejas Assembleia de Deus, em Lago da Pedra.
Na ocasião, o comunista foi ao evento em um helicóptero do CTA. Para a oposição, uso da máquina fora da agenda oficial do Executivo.
Exagero?

Devolução
O suplente de senador Lobão Filho (MDB) protocolou ontem na Justiça Estadual uma ação popular pedindo a liberação imediata de todos os veículos apreendidos por débitos de IPVA nas blitze realizadas pelo Governo na Região Metropolitana de São Luís.
Ele também pediu a devolução de qualquer valor pago relativamente a multa, reboque e estada no pátio por não pagamento de IPVA, e a suspensão imediata de qualquer realização de leilões oriundos de apreensões feita na Grande Ilha.
O caso será julgado na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

Recuo
Depois da forte pressão imposta pelo deputado estadual Wellington do Curso na Assembleia Legislativa e do desgaste junto à população, Flávio Dino recuou das apreensões de veículos em maio.
O comunista baixou decreto e regularizou a medida, com ações educativas e com flexibilização para que o contribuinte consiga fazer o pagamento do imposto num prazo maior de tempo.
A PM desmobilizou a BPRv e as blitze deixaram de ser realizadas na capital. Um atestado de culpa assinado pelo governador comunista.

VLT da Baixada
O Diretório Estadual do MDB protocolou na Justiça Eleitoral uma representação por conduta vedada contra o governador Flávio Dino (PCdoB).
O motivo alegado foi o desvirtuamento de propaganda institucional no caso do chamado “VLT da Baixada”.
O partido sustentou que o comunista abusou dos meios oficiais de propaganda, para fazer promoção pessoal, ao divulgar a chegada de carretas com peças metálicas para a construção de uma ponte sobre o Rio Pericumã, entre as cidades de Central e Bequimão.

Convenção
Depois de ter realizado mais uma caravana pelo interior do estado, a ex-governadora Roseana Sarney se prepara para a convenção estadual do MDB [dia 29] que definirá os rumos do partido nas eleições deste anos.
O evento definirá a chapa majoritária para a disputa do Governo e do Senado, tendo a emedebista como o principal nome da sigla e do grupo político para a disputa do mês de outubro.
A legenda também discutirá a formação de coligações para a disputa proporcional.

Fora de si
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, investigado pela Polícia Federal, esperneou em rede social após a denúncia da oposição de sucateamento das UPAs da capital.
Classificou as denúncias de mentiras e supostos “ataques” à sua gestão.
Só não conseguiu explicar a diminuição de leitos, a falta de medicamentos e o atraso nos salários de profissionais da rede.

Governo virtual
Aliás, não é somente o investigado Carlos Lula quem ocupa espaços em rede social durante todo o dia, para atacar opositores, a liberdade de expressão e a imprensa livre no estado.
O chefe do Executivo e principais auxiliares de primeiro escalão cumprem rotina no mundo virtual para tentar afirmar uma gestão do faz de conta, que só existe no Twitter.
No governo virtual, a mudança chegou, tudo funciona e vai bem, obrigado. No mundo real, imperam a falta de acesso à saúde, o aumento do desemprego e da pobreza, e escândalos com desvios de recursos públicos investigados pela PF.

DE OLHO
R$ 465,7 milhões devem ser arrecadados pelo Estado apenas com IPVA em 2018, R$ 31 milhões a mais do que em 2017.

E MAIS

• Partidos políticos começam a definir chapas proporcionais e majoritárias neste fim de semana.

• Flávio Dino chegou ao quarto ano de mandato sem conseguir concluir as obras das clínicas de hemodiálise

• Somente na última sexta-feira a Prefeitura de São Luís pagou a primeira parcela do 13º.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.