Arte

Curadora de arte Aracy Amaral ministrará palestra em São Luís

Inscrições estão abertas para palestra com a curadora e crítica de arte Aracy Amaral e interessados podem efetuar a inscrição por telefone

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Aracy Amaral ministra palestra em São Luís
Aracy Amaral ministra palestra em São Luís (Aracy Amaral)

SÃO LUÍS-A crítica de arte Aracy Amaral vai ministrar a palestra "Impressões de um meio cultural contemporâneo" na sexta-feira, às 18h, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac (Jardim Renascença). A palestra será mediada pelo curador Ricardo Resende e marca a abertura em São Luís do projeto Sesc Confluências. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo telefone (98) 3216 3830.

Pesquisadora, gestora, crítica, historiadora, jornalista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Aracy Amaral tem mestrado em Filosofia e doutorado em Artes, também na USP. Em 1975, publicou Tarsila – Sua Obra e Seu Tempo, primeiro livro biográfico sobre a artista plástica, sua parente indireta. Ainda nos estudos sobre Modernismo, escreveu as obras Artes Plásticas na Semana de 22 e Blaise Cendrars no Brasil e os Modernistas.

Além da trajetória acadêmica, Aracy também se dedicou à gestão de instituições de arte. Foi diretora da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1975 a 1979, com uma gestão marcada pelo interesse em aproximar a sociedade do museu, com a criação de cursos e oficinas. Esteve à frente também do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, entre 1982 e 1986. No campo da curadoria, Aracy já atuou em mais de 50 mostras.

Saiba mais

Atuando fora dos grandes circuitos de arte, o Sesc Confluências visa à fomentação da pesquisa, prática e difusão das artes visuais como uma incubadora artístico-cultural para o desenvolvimento de propostas que impulsionem o cenário local das Artes Visuais.

Possibilitando a reflexão coletiva e o intercâmbio de saberes, o projeto será desenvolvido ao longo do ano com 20 pessoas vinculadas à cena cultural maranhense em laboratórios culturais locais com mediadores indicados pelo Sesc para o desenvolvimento de projetos coletivos construídos a partir das necessidades locais, mas também prevê, como suporte à imersão, cursos, palestras e oficinas.

Sesc Confluências

Programação

27/07 (sexta)

18h

Palestra Impressões de um meio cultural contemporâneo com Aracy Amaral e mediação Ricardo Resende

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.