Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
TODO o charme da médica Juliana Cristina Martins Costa, especializada em Cirurgia Vascular, com atuação no Instituto Cirurgia Vascular, Hospital Universitário Presidente Dutra, Hospital São Domingos. Casada com o empresário Kércio Sekeff Sallem (foto à direita), está curtindo, com ele, este inverno na sempre elegante Buenos Aires
TODO o charme da médica Juliana Cristina Martins Costa, especializada em Cirurgia Vascular, com atuação no Instituto Cirurgia Vascular, Hospital Universitário Presidente Dutra, Hospital São Domingos. Casada com o empresário Kércio Sekeff Sallem (foto à direita), está curtindo, com ele, este inverno na sempre elegante Buenos Aires
Juliana Cristina Martins Costa casada com o empresário Kércio Sekeff Sallem
Juliana Cristina Martins Costa casada com o empresário Kércio Sekeff Sallem

De braços dados
Vale lembrar: antes de começar a campanha presidencial de 2002, dirigentes da Federação das Indústrias de São Paulo declararam que se Lula fosse eleito, eles sairiam do Brasil.
Bastou ao PT lançar a famosa Carta aos Brasileiros, em que assumiu compromisso de manter a estabilidade econômica e não subverter nenhum princípio financeiro, que os empresários logo mudaram de opinião.
Alguns até votaram em Lula e passaram a apoiá-lo.
Não significava nenhuma identificação ideológica, mas apenas a garantia de interesses.

SÁBADO em Lisboa, a atriz Patrícia Pillar brilhou na cena cultural da cidade, numa noite de fados com a maravilhosa fadista Ana Margarida. Na foto, o tenor Bruno Almeida (primeiro à esquerda), que fez grande sucesso em São Luís na festa dos 70 anos deste Repórter PH, Vitor (fadista da velha guarda), Patrícia Pillar, Jojó (sócio da Mascote da Atalaia, casa de fados), Ana Margarida e Miguel Costa (toca violão de fado)
SÁBADO em Lisboa, a atriz Patrícia Pillar brilhou na cena cultural da cidade, numa noite de fados com a maravilhosa fadista Ana Margarida. Na foto, o tenor Bruno Almeida (primeiro à esquerda), que fez grande sucesso em São Luís na festa dos 70 anos deste Repórter PH, Vitor (fadista da velha guarda), Patrícia Pillar, Jojó (sócio da Mascote da Atalaia, casa de fados), Ana Margarida e Miguel Costa (toca violão de fado)

De braços dados 2
Lucro não é crime e representa o objetivo final de qualquer negócio. Para os empresários, ter o benefício de não pagar alguns impostos é cláusula pétrea.
Quanto ao resto, nem estão aí. A dívida pública chegou a 4 trilhões de reais; o pagamento de juros para rolar a dívida passou de 221 bilhões de reais e a Previdência Social acumula sucessivos rombos.
O que tem relevância para os grandes empresários é o cuidado com o próprio umbigo.

De braços dados 3
Com o conhecimento e a experiência que têm, os empresários deveriam estar próximos na busca de soluções para a crise sem precedentes do setor público.
O rumo das administrações, cada vez mais catastróficas, não deve ficar apenas nas mãos de gestores, alguns desonestos, outros incompetentes.

Desproporção
Os partidos de Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Marina Silva terão, na soma, 82 milhões de reais do Fundo Eleitoral que atingirá de 1 bilhão e 700 milhões de reais.
O MDB receberá 234 milhões; o PT, 212 milhões e o PSDB, 186 milhões.

O que deve mudar
O Senado debaterá, a partir de agosto, a atualização das agências reguladoras.
A proposta exige que todas tenham ouvidoria e encaminhem ao Congresso um plano de gestão anual.
De nada adiantará se as indicações dos conselheiros continuarem sendo políticas. Significa que entram amigos do rei.
Os outros ficam na zona do sereno.

O resgate da lucidez
O sequestro da mãe de um famoso jogador de futebol, que foi levada por bandidos durante a semana passada, no Rio Grande do Sul, expôs mais uma vez o absurdo cognitivo causado pela violência.
A polícia fez um baita trabalho. Rápido, limpo, eficiente. Mas, lendo declarações de delegados e de colegas jornalistas, quase me convenci de que a culpada era a vítima, porque ainda mora na mesma casa simples e pouco segura em que sempre morou, desde que o filho não era famoso e endinheirado.
A mãe do jogador pode morar onde quiser. O Estado tem o dever de protegê-la.
É claro que precisamos tomar cuidado, a vida aí fora não está para ingenuidades. Só não podemos perder de vista o que é certo e o que é errado. Sob pena de pagarmos um resgate exorbitante pela recuperação da lucidez.

Viagem pelo sertão
Uma longa aventura acaba de ser feita por Amparo Costa com filho Ricardo, a nora e os netos. A bordo de uma camionete, desbravaram o interior de Pernambuco. Visitaram várias cidades do sertão parnambucano, conheceram o artesanato,
as comidas típicas e as manifestações
culturais de cada região. A experiência, segundo Amparo, foi de tal forma fascinante que eles já começaram a planejar para as próximas férias o roteiro das cidades
históricas de Minas Gerais.

TRIVIAL VARIADO
Todas as atenções dos políticos maranhenses estão voltadas para o próximo dia 29, quando acontece, no Espaço Renascença, a Convenção da Guerreira, que consagrará o nome da ex-governadora Roseana Sarney como candidata ao Governo do Estado.

A top model maranhense Bianca Klamt está curtindo intensamente o verão europeu. Primeiro, Paris, para um reencontro com a elegância. Depois, Mykonos, na Grécia. Esta semana volta para a Cidade-Luz.

Depois da guerra quente de 7 de outubro virão os apoios
forçados dos partidos e a paz morna do 2º turno.

As noitadas de sexta-feira no Savassi, na Ponta d´Areia, estão bombando. Pandha e sua banda passaram por lá, seguidos do DJ Arsênio Filho. No embalo, Demócrito Silva e Danyara Camapum dividiam mesa com Gabriela Brito e Sergio Balata.

Candidato pela terceira vez à Presidência da República, Ciro Gomes correu na frente e pegou a bandeira: intitulou-se o candidato anti-Bolsonaro. Não será o único. Outros entrarão na carona.

Faltam 25 dias para o começo das campanhas eleitorais. Tempo para muitos candidatos exercitarem impulsos incontidos de demagogia, imprevidência e irresponsabilidade.

Parece preleção de técnico de futebol, mas têm sido as recomendações de assessores de muitos candidatos para as campanhas eleitorais: desempenho físico, equilíbrio emocional e disciplina tática.

A fábrica de alta criatividade eleitoral começou a funcionar. Arlindo Bouças não sabe se concorrerá a deputado estadual em Santa Catarina, mas o slogan está pronto: chega de malas, vote em Bouças.

DE RELANCE

Afastamento de Cleones
Sempre muito ético, o desembargador Cleones Cunha não esperou ser questionado por nenhum partido político e tomou a decisão de comunicar aos membros da Corte Eleitoral o seu afastamento do cargo de corregedor do TRE-MA em virtude da participação de sua cunhada como candidata nas eleições deste ano. Essa restrição, como sabemos, se estende até a diplomação dos candidatos eleitos e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, observada a homologação da respectiva convenção partidária.

Mudança necessária
Este ano será o último que permitirá coligações em eleições proporcionais. A partir de 2020, quando ocorrerão escolhas de vereadores, cada partido terá de caminhar sozinho para conquistar mandatos. A mudança na legislação é correta porque eliminará distorções. Tais como: as negociações para aumento do tempo de propaganda em rádio e TV; e a possibilidade de voto em candidato de um partido e acabar elegendo representante de outro.

Um assunto velho
Lá vem o cara de novo enchendo com esse assunto velho. A Copa acabou. Mas é aí que podemos compreendê-la por ângulos outros. Agora, o lado bacana da humanidade aproveita a vitória da França para tentar provar que a imigração é uma maravilha. É, mas também não é. O desafio de receber, em um curto espaço de tempo, milhões de pessoas que chegam com outras línguas e
outras crenças é complexo.

Um assunto velho 2
Ou seja: tem sim impactos econômicos, políticos e culturais profundos, nem todos positivos. No fim, a mistura e a pluralidade são sempre boas, mas só conseguem jogar na seleção francesa uns 10 ou 15 africanos e árabes, contando titulares e reservas. Exclusão, integração e choque de culturas não se resolvem com uma festa loka na Champs-Élysées.

A propósito de Neymar
Griezmann simulou a falta que, uma semana antes, deu origem ao primeiro gol da França. A gente só nota na câmera lenta, quando fica nítido que o craque francês começou a se jogar antes do choque do adversário. Mas foi uma simulação francesa, elegante, plasticamente convincente, perfumada. Então concluo: mentir não é feio. Feio é não saber mentir e exagerar. Aí, vira piada planetária.

Contra fake news
A informação foi publicada pelo Valor Econômico: o PT foi o único grande partido a não assinar o acordo elaborado pelo TSE contra a disseminação de fake news. O documento foi firmado há um mês e meio e as legendas aderiram ao termo aos poucos. Além do PT, estão de fora o PCO,
o Pode, o PMB, o PSTU e o PTC.

O que é a “taxa de alienação”
Um dado importante nas pesquisas: a mais recente pesquisa Ibope mostrou que a “taxa de alienação”, que considera a soma de abstenções com votos em branco e nulos, alcançou 41%. Esses números de indefinição são inéditos, a cem dias das eleições, desde a redemocratização.

Meirelles consolidado no MDB
Com base na planilha infalível do ministro da Casa Civil Eliseu Padilha, que é vice-presidente do partido, o pré-candidato do MDB à Presidência da República, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles contabiliza no mínimo 450 dos 629 votos dos delegados para convenção nacional do partido, que deve ser realizada no dia 3 de agosto, em Brasília. Há uma boa possibilidade de o MDB disputar a eleição presidencial com chapa pura.

Dinheiro parado
O Novo tem recusado os 92.899 reais que lhe cabem, todos os meses, do Fundo Partidário. Por enquanto, o total fica na conta bancária sem um destino. Se houver devolução à Justiça Eleitoral, será redistribuído entre os demais
partidos, o que a direção não admite.

Para escrever na pedra:
“Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que
importam”. De Martin Luther King.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.