Paz no ninho?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Imagens que circularam no fim de semana - registros das agendas do pré-candidato do PSDB ao Governo do Maranhão, senador Roberto Rocha - dão a entender que estabeleceu-se a paz no ninho tucano maranhense.
A novidade ficou por conta da presença do deputado federal José Reinaldo Tavares, pré-candidato a senador
pela sigla.
Escanteado da programação do partido desde o início das viagens do chamado “gabinete móvel” de Rocha - não se sabe se por vontade própria, ou por falta de convite, o parlamentar parecia em rota de colisão com o pré-candidato a governador do partido.
Muito por conta disso, ganhou força entre os tucanos o nome do também deputado federal Waldir Maranhão como nova opção de pré-candidatura ao Senado, já que Alexandre Almeida parece ser um consenso.
A reaproximação de José Reinaldo, assim, pode ser uma prova de que o clima está mais ameno no PSDB. Ou apenas o prenúncio de uma dura batalha até as convenções.

Lula do Maranhão
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) deixou os comunistas do Maranhão umas araras com seu discurso, no sábado, 21, em Vargem Grande.
O parlamentar comparou tratamento dado ao ex-presidente Lula - desde sua prisão -, pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e pelos líderes da oposição maranhense.
E disparou: “Roseana é a Lula do Maranhão”

Gente da gente
O senador Edison Lobão (MDB) compartilhou em suas redes sociais, no sábado, 21, imagens espontaneamente captadas no interior enquanto ele e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) disputavam uma partida de bilhar.
Com a hashtag #gentedagente, os emedebistas apareciam dividindo o taco numa animada partida.
A espontaneidade do momento foi o suficiente para os dinistas saírem do sério e partirem para o ataque contra os dois líderes oposicionistas. Que coisa!

Só de boca
A polêmica sobre a data de convenção do PT maranhense - e sobre o destino do apoio da legenda - deve se arrastar até o fim desta semana.
Na semana passada, o Diretório Nacional informou que estados com pendências na política de alianças - caso do Maranhão - teriam suas convenções adiadas para o dia 2 de agosto.
O presidente local, Augusto Lobato, recorreu e jura que o comando em Brasília permitiu que o encontro ocorra mesmo no dia 28 de julho. Mas não apresentou nenhum documento.

Bucha?
Ainda sem decidir se será mesmo candidato a governador, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) também já se articula para a eventualidade de ser candidato a deputado federal em outubro.
Nesse cenário, uma das conversas do parlamentar é com o PSL, com o qual o PMN pode se coligar na disputa proporcional.
Mas, para isso, Braide precisará convencer os pré-candidatos a federal de lá, que temem ser meras “buchas de canhão” para a eleição do deputado.

Mesma coisa
O problema enfrentado por Eduardo Braide - em caso de aliançca PMN/PSL - é o mesmo que vêm enfrentando deputados ligados a Roseana Sarney (MDB).
Os roseanistas querem que o PRTB, atualmente aliado de Maura Jorge (PSL), esteja na base da ex-governadora, para ajudar a compor coeficiente eleitoral.
Os perretebistas, no entanto, apostam que elegem de dois a três deputados saindo sozinhos.

Parceria
A efetivação de parcerias para o desenvolvimento de projetos sociais foi a pauta de uma reunião entre o presidente do TJ, desembargador Joaquim Figueiredo, e os membros da nova diretoria da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Maranhão.
Estiveram com o magistrado Devanir Garcia (presidente), Rosseline Rodrigues (vice-presidente) e Gabriella de Andrade (diretora social).
- Viemos discutir parcerias, visando a melhorias para a população maranhense -, disse Devanir Garcia.

DE OLHO
R$ 4 milhões é o valor de um contrato de publicidade legal licitado pelo Governo do Estado num processo cheio de reviravoltas.

E MAIS

• Foi um “direto no queixo” (dos governistas) o artigo do ex-presidente José Sarney afirmando que os maranhenses caíram no conto do vigário.

• A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e o senador Roberto Rocha (PSDB) estão em franca disputa pelo apoio do PSC.

• O governador Flávio Dino (PCdoB) já anuncia em seu material da convenção partidária a presença do PT entre os seus aliados para a campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.