Praias

Corpo de Bombeiro intensifica ação em praias nas férias

“Operação Férias” tem caráter preventivo e a preocupação maior é com as crianças, que, em alguns casos, se perdem dos pais durante o passeio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS-O aumento do fluxo de banhistas nas praias de São Luís é sinônimo de atenção redobrada para os guarda-vidas. Neste mês de julho, que coincide com as férias escolares, está em andamento a “Operação Férias”, que consiste, principalmente, no trabalho preventivo, com orientações e distribuição de material informativo.

Ontem, dia de intenso movimento de pessoas nas praias do Araçagi e do Meio, por exemplo, homens e mulheres do Batalhão de Bombeiros Marítimo circulavam pela faixa de areia observando o comportamento dos banhistas. Segundo o tenente Breno Santana, a maior preocupação é em relação às crianças. “Em alguns casos, quando as observamos muito afastadas dos pais, além de orientar os responsáveis sobre os riscos decorrentes, nós colocamos uma pulseira contendo informações que podem ser úteis caso elas se percam. Ficamos alertas, também, aos princípios de afogamento”, explicou o tenente.

Devido às altas temperaturas, o banho de mar acaba sendo irresistível para os banhistas, apesar das placas indicativas de balneabilidade. É que a água, em muitos trechos, está poluída e a frase “Trecho Impróprio para o banho” desanima os banhistas. No entanto, há aqueles que ignoram. “Eu sempre tomo banho quando venho. Realmente, não resisto e espero que não haja consequências. Agora, tenho medo de avançar para alto-mar, pois a gente sabe dos perigos de se afogar e posso ser pega por algum tubarão, pois isto não se pode descartar”, comentou a funcionária pública Meire Aparecida.

Pelo menos 30 guarda-vidas, entre homens e mulheres, estão envolvidos na “Operação Férias”, que engloba ainda outras praias, objetivando, também, evitar princípios de afogamento. O tenente Breno Santana não apresentou dados relativos a ocorrências desse tipo na praia do Araçagi e nem a casos de queimadura por caravelas (celenterados cujos tentáculos queimam a pele humana). Mas afirmou que os números são baixos em relação ao ano passado, neste mesmo período.

“Nós teremos esse resultado apenas no fim deste mês, quando faremos o levantamento oficial. O que observamos é que as ocorrências diminuíram. No entanto, estamos sempre alertas, pois o período requer atenção redobrada”, frisou.

Os guarda-vidas trabalham com vários equipamentos, como nadadeiras, flutuadores, apitos, e também motos aquáticas, quadriciclos e viaturas 4X4. “Nós nos revezamos nesse trabalho de observação tanto na faixa de areia quanto no mar. Nesta época do ano, as praias de São Luís recebem também muitos turistas, sendo a maioria de outras cidades do interior do estado e muitos não detêm informações, como área de arrebentação da maré, por exemplo”, destacou o tenente Breno Santana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.