Editorial

A Rua Grande e seus mistérios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Em reportagem exclusiva na edição de fim de semana, O Estado publicou o estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) que avaliou o nível de intenção de consumo dos ludovicenses para o Dia dos Pais. O levantamento mostrou que 55,8% dos consumidores da capital têm a intenção de comprar pelo menos um presente relacionado à data comemorativa este ano.

Mas o dado que mais se destaca na pesquisa da Federação do Comércio é o retorno da predisposição dos consumidores em realizar as compras na Rua Grande e demais ruas do Centro Comercial de São Luís. Após quedas acentuadas nas perspectivas de consumo nessa área no Dia das Mães e Dia dos Namorados, superiores a 50% em relação à intenção de consumo registrada nas mesmas datas do ano passado, para o Dia dos Pais a Rua Grande já voltou a ser lembrada pelos consumidores.

De acordo com a Fecomércio, as lojas do Centro Comercial e Rua Grande voltaram a ocupar a segunda posição nas opções dos consumidores com 32,7% das indicações, tendo apresentado um recuo na comparação anual de apenas -3,2% na predisposição de consumo.

Os números mostram que, apesar do desenvolvimento comercial de vários bairros em São Luís nas últimas décadas, a Rua Grande mantém-se como um dos principais polos de comércio da capital, dada a concentração e diversidade dos estabelecimentos comerciais nessa região central da cidade, que oferecem produtos para atender os mais diferentes públicos consumidores.

As obras de requalificação urbana da Rua Grande e Praça Deodoro, iniciadas no mês de abril deste ano, causaram transtornos graves aos consumidores quanto à acessibilidade e trafegabilidade na região, provocando redução do volume de vendas nas lojas, especialmente nas primeiras quadras da rua impactadas pelo início direto das obras. No entanto, após três meses do início dos serviços, o levantamento econômico realizado pela Federação do Comércio vai revelando que os consumidores começam a se acostumar com os transtornos gerados pelas obras e, aos poucos, vão retornando ao hábito de realizar as compras na Rua Grande.

É fato que os serviços de requalificação da área ainda devem demorar alguns meses e se prolongar até o primeiro semestre do ano que vem, multiplicando os problemas tanto para consumidores quanto lojistas, tornando imprevisível a capacidade de ambos os públicos continuarem se adaptando a essas dificuldades.

Apesar disso, a inegável importância histórica, social, comercial e econômica da Rua Grande deverá ser suficiente para manter a ligação afetiva que a população ludovicense cultiva com o Centro da cidade e, tão logo a Rua seja entregue de volta à sociedade, tenderá a ser o maior referencial comercial de São Luís, além de voltar a ser uma importante área de passeio e lazer para os cidadãos e turistas apreciarem a história da cidade na fachada de cada um dos casarões coloniais que formam a Rua Grande.

Assim, a história da Rua Grande, que se inicia no século XVII, deverá permanecer por muitos séculos fazendo parte do dia a dia e do imaginário dos ludovicenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.