Arena Alegria

A magia do circo marca ação do projeto Arena da Alegria

Programação gratuita foi levada para o Viva Cidade Operária na tarde de sábado; crianças se divertiram participando de brincadeiras de rua, com a ajuda de monitores; próximo sábado ação será no Viva Maiobão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS- Depois de encantar as crianças na Praça Maria Aragão no dia 14 deste mês, o projeto Arena da Alegria chegou ao Viva Cidade Operária, na tarde de sábado. Uma programação infantil divertida e diversificada foi apresentada à comunidade e atraiu muita gente do bairro e de áreas circunvizinhas. Brincadeiras que já não fazem parte da rotina das crianças com tanta frequência, como amarelinho, corrida do sapo, roda e corrida do ovo, foram levadas para o espaço público e agradaram em cheio. Personagens circenses, entre malabaristas e palhaços com pernas de pau, marcaram o momento lúdico, pensado para movimentar as férias de julho.

“Achei a ideia fantástica e pertinente, já que estamos em pleno período de férias e as crianças estão querendo novidade. É uma maneira de elas saírem um pouco de casa, dos celulares e dos computadores, para aproveitar as brincadeiras mais simples e que facilitam a interatividade presencial”, disse Wellington Ayres, arte-educador e morador do bairro, que levou para a praça suas duas filhas e um sobrinho.

A programação foi aberta às 16h e, aos poucos, os pais iam chegando com seus filhos. No início, as crianças mostravam-se retraídas e tímidas, mas bastava o convite descontraído dos monitores para elas se soltarem. Foi o caso de Nataline Vieira, que, no começo, não quis participar da corrida do saco, mas após alguns minutos, mostrou-se entusiasmada. “Ela, na verdade, passa a maior parte das férias com esses jogos de internet e costumo levar ao cinema também, mas esta experiência aqui eu considero inédita para ela. E basta observar para se perceber que estava faltando apenas uma oportunidade. Ela está amando”, revelou a mãe da menina, Neilde Vieira.

Objetivo
O projeto, segundo a idealizadora Cássia Melo, tem exatamente esse propósito: proporcionar um momento de interação entre as crianças, mas a partir de brincadeiras conhecidas dos pais e que abdicam 100% das tecnologias. “A nova geração está muito focada no virtual e nós estamos propondo uma reconexão entre elas, que precisam interagir, se tocar, cair, levantar, correr, se exercitar, de maneira descontraída e natural. E levamos esse projeto para bairros com carência dessa humanização”, disse Cássia Melo.

De acordo com Cássia Melo, na primeira edição do evento, na Praça Maria Aragão, pelo menos 1.200 crianças participaram das brincadeiras e se divertiram ao som da Banda Vagalume, convidada especial da festa e que apresenta repertório com músicas infantis e arranjos cheios de personalidade. “Aqui, acredito que mais crianças estão participando, pois esta praça já tem uma tradição de aglomerar pessoas durante as férias. Nós estamos ajudando a animar ainda mais e propondo algo bem diferente”, destacou.

As crianças também assistiram à apresentação do espetáculo “Os Saltimbancos”, da Companhia Cambalhotas, do bairro Anjo da Guarda. O projeto, capitaneado pelo Grupo Oito, em parceria com a produtora Cássia Melo, com patrocínio da Cemar (via Lei Estadual de Incentivo à Cultura), conta ainda com a participação dos artistas do projeto “Circo Tá na Rua”. A próxima edição acontecerá no dia 28 de julho, no Viva Maiobão. Depois, dia 4 de agosto, será a vez do bairro Itapiracó e o encerramento acontecerá em 11 de agosto, no estacionamento do Estádio Castelão, na Vila Palmeira.

Arena alegria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.