Passeando em São Luís

Turistas apontam os acertos e os erros do setor em São Luís

Belezas naturais da Ilha e as comidas típicas foram exaltadas pelos visitantes; praias poluídas e trânsito caótico foram alvo de reclamações

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Turistas se encantam com casario do Centro Histórico, mas se preocupam com a falta de segurança na área
Turistas se encantam com casario do Centro Histórico, mas se preocupam com a falta de segurança na área (turistas)

São Luís - Praias poluídas, insegurança, sinalização de trânsito e a falta de atrações em pontos turísticos são as principais reclamação de turistas que aproveitam o período de férias em São Luís. Por outro lado, a cultura, as belezas naturais da Ilha e as comidas típicas encantam os visitantes. Os locais mais procurados são a Avenida Litorânea e o Centro Histórico da capital maranhense.

Na companhia do marido e do filho de 10 anos, a jornalista paulistana Vanessa Oliveira, de 44 anos, saboreava uma caldeirada de frutos do mar, em um estabelecimento comercial na praia do Calhau. Ela gostou do preço cobrado pela iguaria e exaltou as belezas do Maranhão, mas reclamou da poluição da praia. “Eu não estou aproveitando o mar, porque estamos cientes de que as praias de São Luís estão impróprias para banho, por causa da poluição. Quando desembarcamos aqui no Maranhão, no dia 12, fomos visitar a região dos Lençóis e achei muito linda. Em relação ao preço cobrado pela caldeirada, não achei caro, em comparação com o que pagamos em São Paulo. A segurança também deveria ser melhorada. Nunca é demais”, relatou.

A Avenida Litorânea é um dos locais mais procurados pelos turistas, devido às praias que estão compreendidas nessa via e os estabelecimentos que comercializam comidas típicas da Ilha. Já o Centro Histórico é um dos lugares mais acessados para fazer fotos, visitar e contemplar as construções seculares, que retratam a história local.

De Belém para São Luís, o empresário Diego Rodrigues curtia a paisagem do Centro Histórico, no centro da capital maranhense. O paraense fez algumas observações. “É a primeira vez que venho a São Luís. Vim com familiares. O Centro Histórico é muito bonito. Cores que chamam atenção. As construções retratam a história, mas falta atrações culturais, musicais, entre outras, para nos entreter. Quase não vi policiamento. Uma área como essa deveria ter bastantes policiais.
Outra coisa que achei complicada foi o trânsito. É muito louco. Não tem sinalização adequada”, disparou Rodrigues.

“Estou adorando conhecer São Luís. Vim acompanhada de 11 amigos. Achei tudo lindo. Temos muito cuidado com a segurança, porque já percebemos a falta de policiais. Em relação aos preços na minha cidade, achei aqui as coisas bem em conta”, disse a professora Ana Lúcia Meneghelli, enquanto tomava água de coco, sentada em um banco na área do Centro Histórico.

SAIBA MAIS

A população local, que também está aproveitando as férias, reclamou a O Estado dos preços cobrados pelos produtos vendidos nos estabelecimentos comerciais da Avenida Litorânea, da falta de segurança e da sujeira nas praias da Ilha. “Vim hoje aqui na praia do Calhau para praticar kitesurf, mas a poluição incomoda muito. Já encontrei aqui um grande número de garrafas pet e sacolas plásticas. Além disso, senti mau cheiro na água, por causa de um esgoto que jorra bem próximo. A beleza do mar supera tudo, mas está muito poluída”, disse o autônomo Stélio Bayman, enquanto manuseava o equipamento para brincar no mar.
“Eu acho a praia insegura. Não vemos policiais e, em relação a salva-vidas, pelo menos, no trecho que estou, não vejo. Os preços cobrados nos estabelecimentos da orla estão muito altos. Vim trazer meus cinco filhos para se divertirem e aproveitar as férias. Eu também estou de férias”, ressaltou o motorista Nonato Mendes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.