Descaso

Praça da Saudade precisa de obras e de fiscalização

Espaço público vem sendo destruído pela ação de comerciantes informais, e a falta de vigilância dos órgãos públicos contribui para tal, segundo Conselho Comunitário do bairro

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

[e-s001]São Luís - Bancos deteriorados, desmatamento, lixo descartado de forma irregular e lâmpadas dos postes acesas durante todo o dia. A Praça da Saudade, no bairro Madre Deus, apresenta um cenário precarizado e necessita de obras de conservação urgentes e de fiscalização. O espaço público vem sendo degradado, constantemente, pela ação de comerciantes informais que atuam na região. A falta de vigilância dos órgãos públicos também contribui para tal, de acordo com informações do Conselho Cultural Comunitário da Madre de Deus.

Os parafusos dos bancos da praça foram retirados, raízes das árvores estão sufocadas por concreto e resíduos, como, por exemplo, óleo utilizado, que é derramado nessas plantas pelos comerciantes informais, e lixo acumulado por todo o ambiente. As árvores que compõem o cenário da praça estão desgastadas e secas e algumas já morreram.

“A Praça da Saudade está assim por dois fatores. Primeiro pela falta de consciência das pessoas que trabalham na região. As pessoas têm a ideia de expandir seus negócios, mas esquecem que esse espaço precisa ser cuidado. Os comerciantes derramam óleo quente nas árvores, não recolhem seu lixo, não limpam o espaço, fazem o que querem. Além disso, não há fiscalização dos órgãos públicos. É muito raro ver uma viatura da blitz urbana”, explicou Jorge Luís Silva Coutinho, coordenador-geral do Conselho Cultural Comunitário da Madre de Deus.

O descaso com a praça gerou postagem em uma rede social, com o seguinte texto: “SOS PRAÇA DA SAUDADE! Estão acabando com o verde naquele logradouro, várias plantas já morreram e vão continuar, caso não seja tomada uma atitude. Alguns ambulantes estão jogando óleo quente e resto de bebidas e comidas nas plantas do lugar. E lógico, há falta de cuidado e conservação por parte do poder público”. A publicação rendeu várias curtidas e dezenas de comentários.

“Verdade passei minha infância as vezes brincando nesta praça morava no codozinho tinha muitas árvores”, escreveu uma internauta. “Praça da saudade! Só saudade mesmo de como era essa praça antigamente”, disparou outra.
Lavador de carros há quase 30 anos no entorno da Praça da Saudade, Genes de Castro Pinheiro relatou com tristeza a precariedade do espaço público. “Trabalho aqui há 28 anos lavando carros e é muito triste ver essa praça nessa situação, tão degradante. Acredito que há falha tanto dos comerciantes, que não cuidam da praça, como também da Prefeitura de São Luís, que não fiscaliza e não multa quem está matando esse ambiente. Devem tomar uma providência rápido, porque se não vai piorar ainda mais. Se não for cuidada, dessa praça só vai restar saudades”, lamentou Pinheiro.

Em nota, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informou que vai encaminhar uma equipe para realizar um levantamento técnico da situação das árvores no local e reiterou que está em processo de formalização uma campanha educativa voltada aos comerciantes que trabalham com frituras. O Impur ressaltou que o óleo e água quente jogados nas árvores danificam os exemplares, podendo levar à morte gradativa e até mesmo à queda das árvores.

[e-s001]A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que vai mobilizar uma equipe para solucionar o problema com as luzes dos postes na Praça da Saudade. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que vai enviar equipes à Praça da Saudade para identificar o que está acarretando o acúmulo de lixo no logradouro, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a manutenção da limpeza do local. O órgão destacou ainda que a coleta na área central de São Luís é feita diariamente no período noturno e que já programou a substituição das papeleiras (lixeiras) da praça. Por isso, o Comitê pediu o apoio dos moradores e comerciantes para que façam o descarte dos resíduos de forma adequada e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro.

Por fim, o Comitê ressalta que reforçará o monitoramento na localidade, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas através da Central de Atendimento: 0800 098 1636.

SAIBA MAIS

Situada na região central de São Luís, a Praça da Saudade fica em frente ao histórico Cemitério do Gavião e é um dos espaços públicos mais frequentados para uma conversa descontraída com amigos e familiares. No local, também há uma diversidade de opções de lanches e almoços, comercializados pelos estabelecimentos comerciais instalados nas redondezas. Há também postos de táxi e mototáxi, que facilitam a locomoção dos visitantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.