COLUNA

Mentira no DNA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O governo comunista do Maranhão tem a mentira no DNA, o que não chega a ser uma novidade para quem acompanha o noticiário político local.
E o caso envolvendo o quase fechamento de três serviços do Hospital do Câncer Aldenora Bello evidenciou, mais uma vez, essa característica.
Depois de a fundação mantenedora da unidade emitir ofício anunciando o encerramento de alguns atendimentos, por falta de recursos, o governo Flávio Dino decidiu movimentar-se e trabalhar para liberar verba disponível no Fundo Estadual de Combate ao Câncer.
É o que se espera do Poder Executivo. E o assunto poderia ser encerrado. Mas os comunistas têm essa necessidade premente de mentir. E, pior, acusando outros de fazer o mesmo.
Após a anunciada solução para o problema, os governistas foram às redes vociferar contra fake news. Num vídeo gravado na quinta-feira, 19, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, teve o disparate de dizer que a solução para o problema foi negociada com o Aldenora Bello “há semanas”.
Só não explicou por que, se era assim, o hospital emitiu um ofício reclamando de falta de recursos no dia 13 de julho, menos de uma semana antes do vídeo de Lula.
E olha que o secretário compartilhou o material com a hashtag #espalheaverdade...

Faltam os vices
Aberto o prazo para a realização das convenções partidárias, os principais pré-candidatos ao Governo do Maranhão compartilham do mesmo problema: ainda falta confirmar os vices.
O governador Flávio Dino (PCdoB) segue sustentando que seu companheiro de chapa será o atual vice-governador, Carlos Brandão (PRB), mas há questionamentos sobre a legalidade dessa candidatura.
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) tem conversas com o PSC e com setores religiosos, mas sem definição. Maura Jorge (PSL) já definiu um candidato a senador, mas também não tem vice, assim como Roberto Rocha (PSDB).

Apoio I
Um grupo de aliados do prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PRB), e do deputado Bira do Pindaré (PSB), declarou apoio à pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).
No total, 12 vereadores estiveram com a emedebista e com o deputado federal Sarney Filho (PV), pré-candidato ao Senado, na residência da família, em São Luís.
Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Beto das Vilas (PV), Nonato Lima (PDT), Jô Viana (PSL), Valdo Coelho (PHS), Jota Lindoso (PSC), Juliano Soares (PSDB), Serra Alta (PP), Oswaldo Brandão (MDB), Negão (PDT) e Nádia Barbosa (DEM).

Apoio II
Integraram a comitiva ribamarense ainda o Professor Sales (PSB) - aliado de primeira hora de Bira do Pindaré - e Manoel do Nascimento, filiado ao PCdoB.
A declaração de apoio acabou repercutindo muito mal para o prefeito Luis Fernando entre os comunistas maranhenses.
À coluna, um deles comentou que, agora, questiona-se a liderança do prefeito na cidade e que tipo de apoio ele poderá dar ao governador Flávio Dino em outubro.

Tudo certo
Aliados do deputado Josimar de Maranhãozinho (PR) comemoram um acerto entre o parlamentar e o governador Flávio Dino (PCdoB).
Segundo eles, para manter o PR na sua base de apoio - diante da cobrança de Maranhãozinho por espaços - o comunista aceitou ceder duas secretarias ao partido.
Mas só a partir do ano que vem, se Dino conseguir reeleger-se. Ou seja: estão contando com o talvez.

Cartórios
O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Marcelo Carvalho Silva, assinou decisão revogando 19 nomeações de interinos que atuam em cartórios do Maranhão.
A decisão atinge interinos cujos vínculos de parentesco se enquadram nas vedações legais delineadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A decisão se deu em Pedido de Providências instaurado pela Corregedoria Nacional de Justiça com o intuito de acompanhar o cumprimento da denominada Meta 15.

Sequestro
A Associação dos Credores de Precatórios no Estado do Maranhão (Acpema) protocolou no TJ um pedido de sequestro de R$ 32 milhões das contas do Estado do Maranhão.
Segundo a entidade, apesar de incluídos nos orçamentos de 2014, 2015, 2016 e 2017, os precatórios incluídos no pedido não foram honrados pelo governo.
A Acpema quer ainda que o MP acione o governador Flávio Dino por improbidade, já que ele não tem feito a reserva de 1/12 da receita corrente líquida para liquidar os débitos.

DE OLHO

R$ 16 milhões foi quanto a Sinfra já pagou à Epeng pela construção de uma ponte sobre o rio Pericumã, entre Central e Bequimão, obra que nunca saiu do chão.

E MAIS

• Pré-candidato do PT ao governo, o sindicalista Aníbal Lins escreveu uma dura carta escancarando o tratamento dispensado pelo PCdoB aos petistas maranhenses.

• A Prefeitura de São Luís pagou na sexta-feira, 20, como prometido, a primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

• Muita expectativa no Maranhão depois que os partidos do chamado “Centrão” decidiram apoiar a pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.