Novo método

Jejum intermitente: dieta que faz bem para saúde e para o bolso

Método prevê períodos sem alimentação, o que ajuda no emagrecimento e diminui a quantidade de refeições por dia, gerando assim economia

Carla Lima / Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Dieta consiste em passar períodos do dia sem se alimentar
Dieta consiste em passar períodos do dia sem se alimentar (jejum)

Ficar sem comer por horas sempre foi uma prática condenada pelos nutricionistas. O método de comer saudável e a cada três horas sempre foi o mais utilizado para sucesso na batalha pelo emagrecimento. Entretanto, recentemente uma nova dieta veio para mudar este cenário, deixando o paciente comer somente na hora que tiver fome.

Isto é possível? Claro que sim. É o que dizem os especialistas. O método é o jejum intermitente, que consiste em passar períodos do dia sem se alimentar – usando somente chás, café e água – e comer assim que sentir fome no tempo em que é permitido comer.

Esta novidade não é tão recente, como explicou o nutrólogo Danilo Everton. Segundo o médico, o jejum é algo milenar, tanto por questões religiosas ou de privação de alimentos como ocorridos em séculos anteriores.

“O jejum intermitente nada mais é do que o período em que você fica sem se alimentar de uma forma que não é contínua. É um padrão alimentar que vai alternar um período de alimentação com outro que você fica sem se alimentar. E isto não é uma novidade, é algo milenar. Basta pensar na nossa evolução. O ser humano sempre ficou períodos sem se alimentar, seja por privação de alimentos ou por questões religiosas”, disse Danilo Everton.

Mas e a necessidade de comer a cada três horas? Segundo o nutrólogo, dois estudos mostraram por muito tempo que o método levava a resultados positivos. No entanto, posteriormente, ficou provado que comer a cada três horas faz com que o paciente passa a sentir fome já que há uma maior produção de insulina, o que reduz a taxa de glicose no sangue. Quando isso ocorre, logo vem a fome outra vez.

Isto não ocorre no jejum intermitente já que esta taxa de insulina tende a diminuir. “Se for feito o jejum, a glicose no sangue abaixa e, consequentemente, abaixa a insulina também. Pensando em nossos ancestrais, antes não tínhamos geladeira para armazenar, comíamos quando tinha a comida. Na natureza é a mesma coisa. O leão, por exemplo, só come quando sente fome. E esta é a lógica deste tipo de dieta. Não estou dizendo que é errado comer de três em três horas. Isto depende do tipo de paciente e o objetivo de cada um”, afirmou Everton.

O jejum intermitente não pode ser a escolha de grávidas, crianças, idosos e pessoas que têm transtornos alimentares como anorexia. Para quem se recupera de cirurgias ou tem problemas renais crônicos, a dieta também não é indicada. Para outros pacientes como os que têm câncer ou fazem acompanhamento, para diabéticos tipo 2, pacientes com alzaimer o jejum intermitente é ideal.

Como funciona
Para quem está começando, o jejum mais prático é o de 16 horas, deixando 8 horas liberadas para consumir o que quiser, claro, dando prioridade para os alimentos saudáveis, como frutas e legumes e os produtos integrais.

Segundo o nutrólogo, além de deixar a vida mais saudável, o jejum intermitente também leva mais praticidade para o paciente.

“Além de ser bom para saúde, o jejum intermitente gera uma praticidade e economia para o paciente. Imagine só o fato de pular o café da manhã e o lanche todos os dias. Já representa uma economia de 20% a 30% no orçamento”, disse.l

SAIBA MAIS

Os métodos de Jejum intermitente mais conhecidos são:

Jejum de 16 horas

Como foi dito, é o mais comum, consiste em comer em uma janela de 8 horas por dia, e não comer nas outras 16 horas. Para facilitar, vou dar um exemplo: Se você dorme das 23h as 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar 4 horas antes de dormir e 4 horas depois de acordar em jejum. Ou seja, acordar as 7h, almoçar depois das 11h e jantar antes das 19h;

Jejum de 24 horas

Consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana. Exemplo: Se você jantar hoje as 20h, fique até amanhã as 20h sem comer nada. Repita outra vez na semana;

Jejum de 36 horas

Este tipo de jejum, não é recomendado para qualquer um. Todos devem ser acompanhados por um profissional, mas esse mais ainda. Em alguns casos, as pessoas necessitam usufruir melhor e por mais tempo do JI, portanto é aqui que o Jejum de 36 horas se encaixa;

Dieta 5:2

Consiste em comer 2 dias na semana, apenas 500-600 calorias por dia. Nos outros dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada);

Dieta do Guerreiro

Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal. Nessa dieta, a alimentação provem de “comida de verdade” (assim como a paleolítica), onde tudo que se come deve ser natural, o mínimo industrializado possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.