Mapeamento

Encantos do Maranhão

Expedição “Maranhão Profundo: da Amazônia à Caatinga”, capitaneada pelo fotógrafo Evandro Martin e pelo cineasta Edemar Miqueta, inicia neste sábado e terá duração de 136 dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Registro no Povoado Betânia, em Santo Amaro
Registro no Povoado Betânia, em Santo Amaro (Povoado Betânia)

SÃO LUÍS- Uma expedição de 136 dias para documentar as belas paisagens naturais dos biomas maranhenses. Assim será “Maranhão Profundo: da Amazônia à Caatinga”, a ser executada pelo fotógrafo Evandro Martin e o cineasta Edemar Miqueta, os quais, equipados com veículo 4x4, máquina fotográfica e câmera de vídeo, para captação de imagens em alta resolução, percorrerão 30 mil km. A viagem terá duração de 136 dias, passando por diferentes paisagens e o trabalho resultará em um livro fotográfico previsto para ser publicado em 2019. Os profissionais destacarão os biomas Amazônico, Cerrado, Marinho-Costeiro e Caatinga.

A expedição “Maranhão Profundo” será realizada em duas etapas, sendo que a primeira fase começa neste sábado e seguirá até dia 15 de setembro, passando por 12 cidades (Santo Amaro, Viana, Penalva, São Bento, Carolina, Riachão, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa do Serra Negra, Amarante do Maranhão e Bom Jardim). De 12 de outubro a 19 de dezembro, será a segunda etapa e na rota estão os municípios de São Pedro da Água Branca, Mirador, Barão de Grajaú, São Francisco do Maranhão, Codó, Chapadinha, Araioses, Tutóia, Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Humberto de Campos, Cajapió, Cururupu, Apicum-Açu, Carutapera e Centrol Novo do Maranhão.

A ideia da expedição nasceu a partir de outra experiência, realizada em 2011, na qual a dupla percorreu os nove estados do Nordeste. Entre estes, foi o Maranhão que conquistou os corações do fotografo e do cineasta. Fascinados com as exuberantes paisagens naturais que encontraram, realizaram diversas outras pequenas incursões, nas quais perceberam a necessidade de fazer algo inédito, capaz de revelar o encanto, a grandiosidade, a beleza e a diversidade do estado.

Expectativa
Além da preservação da memória da beleza cênica dos biomas por meio da fotografia, esse trabalho também pode contribuir para incentivar os municípios retratados a investir na atividade ecoturística local, de forma responsável e sustentável, uma vez que mostrará ao Brasil os encantos inexplorados da paisagem maranhense. É grande a expectativa da dupla na realização dessa expedição.

“Além de ser uma realização profissional, é uma oportunidade de instigar as pessoas a verem o que nós sentimos por meio de imagens que não falam, mas podem sensibilizar”, diz Evandro Martin. Para Edemar, “é uma forma de imergir profundamente nas culturas locais, conhecer pessoas e a exuberante natureza do Maranhão, podendo mostrar ao Brasil e ao mundo quão maravilhosa é essa terra”.

O fotógrafo Evandro Martin, natural de Bocaina (SP), e radicado em São Luís desde 2013, é um profissional que tem na fotografia de natureza a sua forma artística de expressão. Já fez várias expedições pelo Brasil e América Latina, registrando as belas paisagens naturais pelos lugares que passou. “O meu foco é a diversidade natural, mas as minhas lentes também buscam eternizar povos e suas diferentes tradições, costumes e manifestações culturais. Estou sempre em busca do novo, do inexplorado. Para a fotografia não há limites”, ressalta.

Edemar Miqueta é cineasta e produtor cultural. Produziu e dirigiu curtas e longas metragens de ficção, documentário e animação. Tem a Antropologia Visual como dispositivo para investigar o mundo que o cerca. Apaixonado por viagens, é capaz de percorrer milhares de quilômetros em busca de inspiração e desenvolver um novo trabalho. É natural de Rio Negro (PR) e, desde 2013, radicado em São Luís. l

Expedições Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.