Dia de Campo mostra relevância do algodão

Maranhão planta 23 mil hectares de algodão, mas tem áreas para 200 mil hectares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
(Estado Econômico)

O 1° Dia de Campo da Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (Amapa), realizado na Fazenda Parnaíba, na Serra do Penitente, região de Balsas, mostrou o potencial da cultura do algodão no Maranhão, estado que reúne todas as condições de se tornar um grande produtor nacional.
Tanto que o consultor da Amapa, Eleusio Freire, assinalou que o Maranhão planta 23 mil hectares de algodão, mas que tem áreas para se alcançar 200 mil hectares. Segundo ele, o algodão é um excelente produto de rotatividade com a soja, que pode proporcionar renda duas vezes superior à da soja. Ou seja, além de beneficiar o solo vai agregar mais renda à fazenda.
Ele citou como fatores competitivos para a exploração do algodão no estado ser uma excelente rotação de cultura para a soja, se dispor de tecnologia pronta e disponível para adoção, proximidade dos mercados consumidores do Nordeste, baixo custo de controle da praga do Bicudo, possibilidade futura de exportação pelo porto do Itaqui com baixo, entre outros.
Outro dado que confirma o potencial do algodão no estado partiu do analista de Projetos do Instituto Brasileiro de Algodão (IBA), Adilson Ferreira dos Santos, ao afirmar que 90% da produção de algodão é premium ou seja, "é extremamente fácil de ser negociado, não somente no mercado nacional como no mercado internacional.".
Adilson Ferreira revela que, devido às situações climáticas, há grande possibilidade de produzir algodão de altíssima qualidade na região. “Obviamente, esta qualidade eleva muito o poder de comercialização".

Blindando prefeitos

A In Group Negócios e Eventos e a Gestão Blindada promovem dia 24 deste mês, às 20h, na praça de alimentação do Golden Shopping, a palestra “Blindando prefeitos contra ações de improbidade”.
O palestrante Jefferson França apresentará as principais falhas que acontecem na gestão municipal, que geram processos de improbidade administrativa, ocasionam bloqueio de bens, multas, perdas de direitos políticos e uma série de obstáculos ao gestor.

Hospedagem em alta

Este mês, o Blue Tree Towers São Luís, no Calhau, registra taxa de ocupação de 94%, sendo a grande maioria dos hóspedes formada por turistas, reforçando a tendência de crescimento do setor.
O hotel tem investido na hospedagem com pacotes especiais para casais e famílias, além do serviço do Pool Day, que contempla passar o dia sem o pernoite, se tornando também uma ótima opção de lazer para as férias.

Emad 2018

O Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA) divulgou as datas de realização do Encontro Maranhense de Administração (Emad). O evento acontecerá dias 31 de agosto e 1º de setembro em Imperatriz e, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em São Luís.
“Sustentabilidade Organizacional e o Profissional de Administração” é o tema do Emad. As inscrições para o evento em Imperatriz já estão abertas.

Projetando 2018

O Sesc no Maranhão realizará o II Seminário Regional de Conhecimento do Pebe, intitulado Projetando. O objetivo é promover o conhecimento, apontar perspectivas de desenvolvimento profissional para os estagiários, bem como reconhecer a importância do trabalho desempenhado por eles.
As inscrições podem ser realizadas até dia 31 de julho em link disponível no site www.sescma.com.br.

Prêmio de Economia

Trabalhos acadêmicos que abordam temas relevantes para as Ciências Econômicas poderão ser contemplados com prêmios de até R$ 1.000,00 na edição 2018 do Prêmio Maranhão de Economia, nas categorias dissertação de mestrado, artigo e monografia (ou TCC) em Ciências Econômicas.

Frase

“Embora os juros estejam menores e a inflação dentro da meta, o desemprego ainda é elevado e acaba reduzindo a capacidade de pagamento das famílias”

José Cesar da Costa,
Presidente da CNDL

Varejo

Vendas no varejo
O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 3,1% no acumulado do 1º semestre de 2018, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal dessazonalizada, a atividade cresceu 1,0%, ante maio.

Debaixo do colchão
Indicador de Reserva Financeira do SPC Brasil e da CNDL revelam que um quarto (25%) dos poupadores guarda dinheiro na própria casa, opção arriscada por questões de segurança e negativa do ponto de vista da rentabilidade, uma vez que o recurso fica parado sem render juros.

Autogestão do Desempenho
Você está feliz com seus resultados? Está satisfeito com a sua remuneração? Tem recebido reclamações da chefia e muitas vezes não consegue engajamento da sua equipe? Essas respostas podem ser obtidas no curso "Autogestão do Desempenho", que acontecerá dia 4 de agosto, no espaço Gnose, no Península Mall, Ponta d’Areia. Tendo como facilitadoras as expertises no assunto Renata Costa (foto) e Raissa Azulay, o curso visa desenvolver equipes para alcance de alta performance e, ainda, engajamento, motivação, produtividade, iniciativa, desenvolvimento da percepção nos processos decisórios, visão compartilhada da equipe, negociação e habilidade na comunicação.

Doação de sangue
O Grupo Mercúrio, holding de empresas da área da saúde comandada pelo empresário Paulo Braid Ribeiro, desenvolverá até o dia 31 de agosto a “III Campanha de Doação de Sangue”, que visa arrecadar de 650 a 1.000 bolsas de sangue, para completar os estoques já escassos do Hemomar.

Hortaliças mais baratas
As principais hortaliças comercializadas no atacado ficaram mais baratas no último mês. O bom resultado ao consumidor é reflexo do restabelecimento da oferta dos produtos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, após a volta da normalidade do escoamento da produção com o fim da greve dos caminhoneiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.