Rádio Militar

Adrian Cronauer, que inspirou DJ de ''Bom dia, Vietnã'', morre aos 79 anos

Sargento da Força Aérea foi vivido pelo ator Robin Williams no cinema; ele buscava com seus programas amenizar as saudades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

RICHMOND, Virginia - Adrian Cronauer, cujas façanhas como DJ militar dos EUA inspiraram o filme "Bom dia, Vietnã", estrelado por Robin Williams, morreu aos 79 anos.

Cronauer, um sargento reformado da Força Aérea dos EUA, morreu na quarta-feira, 18, segundo um obituário publicado por uma agência funerária em Troutville, Virgínia, onde ele morava. A causa da morte não foi informada.

Em entrevistas a jornais americanos, o ex-DJ contou que buscava com seus programas amenizar as saudades que os soldados americanos sentiam de casa enquanto combatiam no Vietnã, um país que lhes era "totalmente estranho". Assim, tocava músicas dos Beatles, de Tom Jones e outros astros dos anos 60. "Para mim, o maior sinal de que estava no caminho certo foi quando ouvi de alguns recrutas que, ao escutarem uma canção conhecida, acharam que tinham sintonizado uma rádio americana".

Cronauer foi o corroteirista da história original de "Bom dia, Vietnã", que segundo o obituário era "vagamente" baseado em seu serviço de 1965-66 como apresentador de rádio militar em Saigon.

Robin Williams, que morreu em 2014, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme de 1987, que ficcionalizou a história.

Após seu serviço militar, Cronauer trabalhou em rádio e televisão antes de ir para a universidade estudar Direito.De 2001 a 2009, ele atuou como conselheiro do vice-assistente de defesa dos EUA.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.