Perigo

Faixa de pedestre em desuso gera confusão no Jaracati

Pedestres insistem em atravessar sobre ela e deixam de cruzar a via na nova faixa

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Pedestres utilizam a faixa que deveria ter sido apagada na via
Pedestres utilizam a faixa que deveria ter sido apagada na via (faixa)

A antiga faixa de pedestre em frente ao São Luís Shopping, no Jaracati, em São Luís, continua causando confusão, perigo e transtornos. Os pedestres insistem em atravessá-la (não está apagada por completa do asfalto) e deixam de cruzar a via na nova faixa, instalada a alguns metros adiante. A ação é um ato perigoso, pois os motoristas quase sempre trafegam em alta velocidade e não param, podendo causar um atropelamento. No local, também não há guardas de trânsito.

A nova sinalização foi instalada em um trecho após o shopping. Por isso, muita gente insiste em atravessar na faixa antiga, porque fica bem em frente ao estabelecimento, que é bastante frequentado por jovens, principalmente no período de férias.
“Eu vi uma idosa sendo atropelada por um motociclista. Toda hora as pessoas atravessam aí. É muito perigoso. Já faz um tempo que a nova faixa foi pintada um pouco mais adiante, porém fica mais longe para vir ao shopping. Deveriam deixar pelo menos um semáforo aqui, para evitar acidentes e até mortes”, sugeriu o comerciante Cidenildo França.

O marinheiro Frank Cardoso, de 38 anos, foi flagrado pela reportagem atravessando na faixa antiga. “Foi um erro instalar a faixa de pedestre para depois do shopping. O caminho fica mais longe. O certo seria aqui na frente. Além disso, a faixa antiga não está apagada totalmente. Deveriam refazer ou colocar um semáforo neste trecho”, disparou Cardoso.

O Estado verificou diversas pessoas atravessando no trecho inapropriado, onde a faixa está em desuso. A pedagoga Perla Milhomem foi flagrada. Ela afirmou que não sabia que a faixa antiga estava em desuso e que sempre atravessa sobre ela. “Eu sempre atravesso aqui. Não sabia que não estava sendo mais utilizada. Até porque a pintura continua no asfalto. É por isso que os motoristas demoram a parar os veículos. De fato, é muito perigoso, ainda mais atravessar com a minha filha pequena”, acrescentou Milhomen.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou, em nota, que a sinalização da área, tanto horizontal como vertical, foi feita de forma adequada e viável para proporcionar maior segurança ao pedestre e fluidez ao trânsito. A SMTT comunicou ainda que disponibiliza agentes nos horários de grande fluxo para fiscalizar e disciplinar o trânsito, e que a faixa citada, foi apagada desde a execução da sinalização atual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.