Nova publicação

Esmam reúne pesquisas sobre violência contra a mulher

Com a presença de pesquisadores e estudiosos, o evento integrou a programação mensal de julho do Happy Hour Cultural da escola judicial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - Coletânea com o tema “Violência de gênero contra a mulher: estudos, contextos e reflexões” foi lançada neste mês com o selo da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). O evento integrou a programação mensal de julho do Happy Hour Cultural da escola judicial e foi realizado no auditório da Associação dos Magistrados (Amma), reunindo pesquisadores e estudiosos do tema, além da equipe editorial e profissionais que atuam na defesa dos direitos das mulheres.

O juiz Angelo Santos, presidente da Amma, representando o diretor da Esmam, desembargador Paulo Velten, disse que o lançamento da obra significa um importante avanço para o envolvimento da sociedade no enfrentamento do fenômeno da violência de gênero.

As juízas Lúcia Helena Heluy e Suely Feitosa organizaram a coletânea, que reúne 13 artigos científicos sobre a temática. “Essa problemática deve ser enfrentada em todo o mundo com uma visão interdisciplinar, que integre agentes sociais de todas as áreas”, defendeu Lúcia Helena.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, sob a coordenação da Biblioteca da Esmam.

Referência

Na introdução do livro, a desembargadora Angela Salazar, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), ressaltou que o conjunto de textos é uma referência histórica útil para a comunidade jurídica e para aqueles que desejam compreender a violência de gênero – uma das temáticas mais debatidas da atualidade.

“Contribui para mudança de paradigmas, no sentido de não mais se admitir a naturalização da violência, com a consequente aceitação das desigualdades de gênero”, reforçou a magistrada.

Além dos autores, participaram da edição, como colaboradores, os juízes Francisco Soares Reis Júnior, Íris Daniele de Araújo Santos, José Augusto Sá Leite, Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, Marcela Santana Lobo, Mirella Cezar Freitas e Ticiany Gedeon Maciel Palácio.

Durante a programação foi apresentada a palestra “O resgate da dignidade do ser feminino: ponderações sobre a contribuição do poder judiciário”, tema de um dos artigos, escrito por Magdiel Pacheco Santos.

Nova edição

A editora Edições Esmam abrirá chamada de trabalhos para a segunda edição da obra, 6 de agosto a 30 de setembro. Os interessados poderão participar enviando seus artigos, textos e decisões para o e-mail: bibliotecaesmam@tjma.jus.br. Informações pelo telefone: (98) 3268 4013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.