HOJE É DIA DE

20 de julho: Dia do Biscoito!

Nutricionista explica como este alimento contribui para a nutrição e equilíbrio da dieta; seja no café da manhã ou entre as refeições, eles contribuem para o equilíbrio na alimentação, além de proporcionarem praticidade e muito sabor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Biscoitos  com fibra melhoram funcionamento do intestino
Biscoitos com fibra melhoram funcionamento do intestino (biscoito)

O produto já caiu no gosto dos brasileiros e faz parte do cardápio. Seja no café da manhã ou entre as refeições, os biscoitos contribuem para a nutrição e equilíbrio da dieta, além de proporcionarem praticidade e muito sabor.

De acordo com a nutricionista e consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Marcela Tardioli, são vários os benefícios dos biscoitos.

O integral, por exemplo, pode fornecer fibras para a nossa alimentação, melhorando o funcionamento do intestino e promovendo a sensação de saciedade. “O consumo diário recomendado de fibras é de, em média, 25 gramas. Além disso, o biscoito integral possui um baixo índice glicêmico, isso significa que o açúcar é liberado no corpo de maneira mais lenta”, explica.

Para quem fica em dúvida na hora de escolher o produto no supermercado, uma das maneiras utilizadas para descobrir a quantidade de grãos integrais é se atentar à lista de ingredientes localizada no rótulo. Os primeiros são aqueles encontrados em maior quantidade no alimento. Ou seja: se farinha integral está em primeiro e farinha branca em segundo, significa que aquele produto tem mais farinha integral do que branca, por exemplo.

Se você curte os biscoitos doces, saiba que eles podem ser inclusos também na alimentação saudável, desde que seja com moderação. “As embalagens de monoporções podem ser uma ótima opção para quem não consegue se controlar com a quantidade” explica a nutricionista.

SAIBA MAIS

BISCOITO OU BOLACHA

Em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, e Amapá, predomina o uso generalizado de bolacha. Enquanto estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará em sua maior parte ignoram o termo bolacha e generalizam biscoito. No estado de Minas Gerais há ainda uma divisão regional, sendo o termo bolacha preferido apenas no Triângulo e no Sul e o termo biscoito em todas as demais regiões. Cerca de 110,3 milhões de brasileiros usam o termo bolacha, enquanto cerca de 99,1 milhões de pessoas se referem ao alimento pelo termo biscoito. Ainda assim, por algum motivo, a Abimapi escolheu para representar a data o biscoito, e não a bolacha.
Fim do dilema? Ou os números provam que o dia 20 de julho deveria ser mesmo o Dia da Bolacha?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.