Relações

Voos comerciais entre Etiópia e Eritreia são retomados

Após 20 anos, velhos inimigos da África retomaram relações após conflito que seguiu a independência da Eritreia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

ETIÓPIA - Com champanhe e rosas, a Etiópia e a Eritreia retomaram ontem os voos comerciais entre os dois países pela primeira vez depois de 20 anos, inaugurando uma nova etapa na reconciliação entre os dois velhos inimigos do Chifre da África.

"O pássaro da paz acaba de pousar em Asmara", anunciou no Twitter a Ethiopian Airlines, cujo voo ET0312 decolou do aeroporto internacional Bole de Adis Abeba uma hora e meia antes.

Devido à forte demanda, o gigante africano do transporte aéreo acrescentou que outro avião decolou de Adis Abeba rumo à Eritreia 15 minutos depois.

Um jornalista da AFP viaja a bordo de um dos aviões, onde foi servido champanhe aos passageiros, e rosas, distribuídas.

Fim do conflito

A Eritreia, outrora uma província da Etiópia, declarou sua independência em 1993 depois de três décadas de guerra. Seguiu-se um conflito territorial sobre a delimitação da fronteira que resultou numa nova disputa bélica que deixou 80 mil mortos entre 1998 e 2000.

Em junho, o novo primeiro-ministro etíope, o reformador Abiy Ahmed, surpreendeu declarando que aceitava uma iniciativa de 2002 para por fim ao conflito.

Há duas semanas visitou Asmara, onde assinou com o presidente eritreu Issaias Afeworki uma declaração pondo oficialmente fim a 20 anos de estado de guerra.

O presidente Afeworki retribuiu a visita no fim de semana passado e reabriu a embaixada da Eritreia em Adis Abeba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.