Visita

Temer visita familiares de brasileiros presos em Cabo Verde

Presidente encontrou parentes dos brasileiros presos na costa africana antes de retornar ao Brasil; chefe do Executivo participou da 12ª Conferência de Chefes de Estado da Língua Portuguesa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Michel Temer visita familiares de brasileiros em Cabo Verde
Michel Temer visita familiares de brasileiros em Cabo Verde (Temer)

BRASÍLIA - Antes de retornar de viagem internacional a Cabo Verde, o presidente Michel Temer se encontrou nesta quarta-feira (18) com familiares de três brasileiros presos no país localizado na costa africana, acusados de tráfico de drogas.

Temer viajou na terça à Ilha do Sal, em Cabo Verde, para participar da 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – a chegada do presidente a Brasília estava prevista para a noite desta quarta. Antes de embarcar, Temer esteve com os familiares dos brasileiros.

Daniel Dantas, Rodrigo Dantas e Daniel Guerra estão presos há sete meses na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, juntamente com um francês que comandava o veleiro no qual eles chegaram a Cabo Verde.

Uma tonelada de cocaína foi encontrada na embarcação. Os tripulantes embarcaram em Salvador . Uma semana depois, zarparam do porto de Natal, no Rio Grande do Norte.

Para o Ministério Público de Cabo Verde, a droga teria sido embarcada depois que o veleiro deixou Natal, no meio do Oceano Atlântico, segundo informou reportagem do programa Fantástico.

No Brasil, a Polícia Federal investigou o caso e concluiu que a cocaína foi embarcada em Guarapari, no litoral do Espírito Santo. Quando os tripulantes entraram na embarcação, a carga já estaria escondida no porão.

O trio de brasileiros foi considerado inocente pela Polícia Federal do Brasil, mas a Justiça de Cabo Verde não aceitou a investigação brasileira e, em março deste ano, condenou os três a 10 anos de prisão cada.

As situações dos três brasileiros foi abordada por Temer na terça, durante reunião com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Segundo Temer, o caso preocupa e o governo tem “o dever de patrocinar a defesa desses brasileiros”.

“O presidente (Jorge Carlos Fonseca) disse que tem os melhores desejos quanto a isso, desejo que se faça justiça”, afirmou Temer a jornalistas, depois da audiência.

Conferência CPLP - Temer esteve nesta terça e quarta em Cabo Verde, que recebeu a conferência da CPLP. Conforme a assessoria do Palácio do Planalto, Temer tem previsão de chegar à noite em Brasília.

Nesta quarta, Temer participou de reunião e de sessão plenária que reuniu os chefes de Estado e de governo dos países da comunidade. Nos encontros, foram discutidos temas como alimentação, agricultura e desenvolvimento sustentável.

Durante a conferência, Temer passou a presidência temporária da comunidade para Cabo Verde, que vai conduzir o grupo pelos próximos dois anos.

A CPLP foi criada em 1996 e reúne Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A ministra assumiu o cargo mais uma vez porque, além de Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também foram para o exterior.

Desde abril, Maia e Eunício programam viagens internacionais sempre que Temer tem agendas fora do Brasil. Os dois querem evitar o risco de ficarem inelegíveis na eleição de outubro.

Cármen Lúcia despachou nos dois dias no Palácio do Planalto. A presidente do STF recebeu para audiências ministros do governo federal, magistrados e integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outras autoridades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.