Simpósio

Tecnologias móveis em debate na Universidade Federal do Maranhão

Terceira edição do “Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão, com minicursos, palestras, conferências e apresentações de artigos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Professor João Batista Bottentuit é o diretor geral do evento
Professor João Batista Bottentuit é o diretor geral do evento (João Batista)

SÃO LUÍS- As tecnologias móveis ganham destaque no “Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação”, evento promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação e que está em sua terceira edição, acontece nos dias 25, 26 e 27 deste mês, das 8h às 19h, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, com minicursos, palestras, conferências e apresentações de artigos (comunicação oral e pôster). As inscrições podem ser feitas pelo site www.sntde.com.br.

O “Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” terá a presença de professores de universidades dos estados do Paraná, Piauí, Alagoas, Santa Catarina e Goiás. A professora doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra (Portugal), que na sexta-feira (27), às 15h30, abordará o tema “Dispositivos Móveis e Aplicativos como Facilitadores de Aprendizagem”. Segundo o diretor geral do evento, professor João Batista Bottentuit Júnior, o objetivo é divulgar as novas tecnologias empregadas na educação. “Este ano, o tema é voltado para as tecnologias móveis, quando discutiremos as possibilidades de integração dos diversos recursos nas salas de aula, abrangendo os diversos contextos de formação”, destacou.

Limitação
Conforme João Batista Bottentuit Júnior, o Brasil ainda é limitado em relação à infraestrutura no que diz respeito ao uso das tecnologias móveis. “Mas não é por isso que não precisamos estudá-las. Muitos professores de escolas públicas e privadas no Brasil, por ainda desconhecerem o potencial pedagógico dessas ferramentas, terminam por proibir o seu uso e não aproveitam as inúmeras vantagens que eles podem proporcionar, tais como o aumento da motivação, trabalho em equipe e maior ganho de aprendizado de maneira lúdica e atualizada”, complementou.

Entre os minicursos, “Aplicativo EDpuzzle: potencialidades e possibilidades audiovisuais para o processo de aprendizagem” será ministrado pelos professores Marcelo Seabra Nogueira Mendonça Lima e Maurício José Morais Costa. O propósito é explorar os conceitos de interpretação multimodal, multimodalidade, hipertextualidade, Geração Z, Sociedade da Informação e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimodal, de modo a se compreender aspectos pontos dessa nova realidade educativa.

Sob a ótica de tais conceitos, a primeira parte da oficina irá se concentrar em justificativas para a utilização de recursos audiovisuais no ambiente de ensino. Os ministrantes demonstrarão como tal abordagem por ser mais benéfica e facilitadora para o processo de aprendizagem. No segundo momento, eles apresentarão o aplicativo EDpuzzle em profundidade, perpassando por todas as esferas que o envolvem.


Serviço

O quê

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação

Quando

Dias 25, 26 e 27 de julho

Onde

Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site www.sntde.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.