Beleza

Queda dos cílios: é preciso estar atenta aos sinais do corpo

Apesar das quedas dos fios ocorrerem a cada quatro meses, em média, se a renovação não acontecer, pode ser sinal de problemas externos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Cílios podem cair por vários fatore
Cílios podem cair por vários fatore (cilios)

SÃO PAULO - Entre todos os seres vivos, somente os mamíferos têm cílios. E nos seres humanos, as mulheres – pelo menos uma boa parte – abusam das maquiagens para deixar essa parte do rosto mais bonita. No entanto, como tudo o que há no corpo tem suas funções, os cílios também têm e merecem atenção.

Os cílios têm um ciclo de vida entre um e dois meses, sempre em função da idade, a composição e a alimentação de cada pessoa. Se estiverem caindo demais, não se desespere: isso faz parte do processo de renovação das hastes dos fios ciliares que ocorre naturalmente a cada quatro meses.

As pálpebras superiores apresentam entre 100 a 150 fios, que se renovam em fases. Assim, às vezes têm menor densidade, número e tamanho dos cílios.

No entanto, se a renovação não ocorrer – apenas a queda constante - há sinais de problemas. É o chamado de madarose ou alopecia ciliar. O sintoma da queda de cílios pode estar associado a patologias como a blefarite (inflamação das glândulas na borda de dentro das pálpebras), alergia a maquiagens, carência nutricional e outras doenças autoimunes. No entanto, a maior causa de queda ciliar é devido abuso de maquiagens como rímel à prova d'água, uso excessivo de delineador ou produtos com pigmentos sintéticos e conservantes que provocam sensibilidade e alergia local.

A dermatologista Yana Léda, da Clínica Dermos, em São Luís, explica que os cílios podem cair caso ocorra alergia intensa a algum produto ou maquiagem utilizada. E quando isto ocorrer, para evitar danos maiores, o correto é suspender o uso.
“Os cílios podem cair caso ocorra alergia intensa algum produto cosmético ou maquiagem. Se ocorrer a alergia, o ideal é suspender o uso e procurar um dermatologista”, disse Yana Léda.

Postiços
Um dos grandes inimigos para a região são os cílios postiços. Se usado de forma constate pode também contribuir para a queda excessiva dos “pelinhos dos olhos”.

“O risco dos cílios postiços é a possibilidade de ocorrer uma dermatite de contato devido à cola usada. Então, a qualquer sinal de irritação, coceira e vermelhidão, o ideal é retirar e lavar os olhos com água morna”, afirmou a dermatologista.

SAIBA MAIS

as maquiagens têm prazo de validade para o uso, que devem ser respeitados, sendo que as máscaras, após abertas, não duram mais do que seis meses e devem ser removidas diariamente sem que fiquem em contato com a pele sensível os olhos durante a noite toda. Outra causa bastante comum é a remoção através de utensílios como curvex, que podem trabalhar como verdadeiros “depiladores” de cílios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.