COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
ISABELA MURAD está radiante. A embalagem dos biscoitos crocantes Zé Pereira, que fazem sucesso em toda parte, está concorrendo ao Prêmio Abre 2018 de melhor embalagem do Brasil. A votação está sendo feita através do link http://www.abre.org.br/premio_2018/voto_online.php
ISABELA MURAD está radiante. A embalagem dos biscoitos crocantes Zé Pereira, que fazem sucesso em toda parte, está concorrendo ao Prêmio Abre 2018 de melhor embalagem do Brasil. A votação está sendo feita através do link http://www.abre.org.br/premio_2018/voto_online.php
José Ahirton Batista Lopes, Rutineia Monteiro, Marcelino Ramos e Ivanilde Sampaio
José Ahirton Batista Lopes, Rutineia Monteiro, Marcelino Ramos e Ivanilde Sampaio

Unidade Saúde Mulher
Foi instalada, ontem, oficialmente, na Raposa, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, importante iniciativa que auxiliará no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero por meio da oferta de exames gratuitos.
Participaram da solenidade o 1º Vice-Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcelino Ramos, a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Monteiro, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Batista Lopes, o Secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, a Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Adriana Carvalho, além de conselheiros e funcionários do Sesc, a prefeita de Raposa, Talita Laci, a Secretária de Saúde da Raposa,
Tatiana Lisboa, agentes comunitários e a população local.

Convenções
As convenções partidárias que definirão os candidatos à Presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas nas eleições 2018, devem começar dentro de dois dias, prazo previsto no alendário eleitoral.
Há um cenário de indefinição na maioria das pré-campanhas. O caso mais evidente está nos presidenciáveis, que ainda negociam alianças.
Pelo que se vê até agora, nenhuma das candidaturas consideradas competitivas, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto, conseguiu definir o candidato a vice na chapa.
E algumas candidaturas podem não durar até as convenções.

O que mudou?
Há 20 anos, Gustavo Franco fez diagnóstico sombrio da gestão pública. Não adiantou.
Então presidente do Banco Central, ele abriu o jogo durante entrevista à revista Época, cujo título foi “Chega de enrolação”.
Disse que “não há recursos para aumentar os investimentos na área social”. Mandou também recado direto: “Os novos governadores terão de reduzir despesas”.
Não foi ouvido sobre o aperto do cinto. Com o endividamento crescente ao longo de 20 anos, resta apertar muito cinto, querendo ou não.

O que diz a lei
Não há mais diferença entre votos brancos e nulos.
Os dois entram na conta dos inválidos, que não anulam qualquer eleição.
Mesmo se 99,9 por cento optarem pelo nulo ou branco, a eleição terá validade e o resultado será determinado por 0,1 por cento que comparecer às urnas.

Na gangorra
O Partido da República tem uma dúvida inusitada. Uma ala quer apoiar Lula e a outra, Bolsonaro.
Surgido em 2006, como resultado da fusão dos Partidos Liberal e da Reedificação da Ordem Nacional, posiciona-se como
sendo de centro.
Pender para a esquerda ou à direita não exige esforço nem identificação ideológica.

Chupeta
Com uma das taxas de natalidade mais baixas do planeta, a Coreia do Sul estuda medidas drásticas para incentivar que as famílias tenham mais filhos.
A primeira delas: reduzir a jornada de trabalho.
Uma extensa pesquisa realizada pelo governo concluiu que os sul-coreanos trabalham tanto, que não têm tempo para mais nada.
A norma local permite empregos com até 68 horas semanais.
Não há o que não haja.

Viagem Espacial no SLS
Uma viagem pela história de exploração do ser humano no espaço poderá ser vista na Exposição “Uma Viagem Espacial”, que será aberta hoje, no São Luís Shopping e se estenderá até o dia 30 de agosto. A mostra inclui réplicas, painéis informativos e multimídia sobre as principais conquistas espaciais, como o satélite soviético Sputnik e um modelo, em tamanho real, da cadela Laika e a história de Yuri Gagarin – o primeiro humano no espaço. E mais: a chegada do homem na lua, missões siderais da NASA com os ônibus espaciais, a Estação Espacial Internacional e muito mais.

TRIVIAL VARIADO
Esta é para quem levou o Bolão da Copa: segundo a Receita, esse e outros ganhos em apostas online devem ser declarados no Imposto de Renda. Dependendo da quantia recebida, o valor pode configurar ganho de capital.

O primeiro debate sobre dívida externa, do qual há registro, ocorreu em julho de 1831. Dali em diante, ninguém mais segurou. Outros países exigem e conseguem a estabilidade de preços. No Brasil, o aumento faz parte da cultura.

O economista Roberto Campos, em 1988, escreveu: “No Brasil, quase todos os presidentes falam no capitalismo. Mas não se sabe se querem a cabeça ou gostam do bolso dos capitalistas.” Passados 30 anos, não mudou muito.

Problema para o futuro: relatório do Dieese afirma que mais de 80 por cento dos trabalhadores autônomos não contribuem para a Previdência Social, o que atrapalha ou até inviabiliza a aposentadoria.

Com a operação da Polícia Federal, iniciada anteontem, para desmantelar quadrilhas que roubam cargas de caminhões, deverão ser reduzidas as ofertas de produtos vendidos por camelôs nas ruas centrais de São Luís.

Candidatos de primeira viagem começam a ensaiar as gravações para os programas de propaganda eleitoral. Assessores exigem síntese nas falas. Um deles critica tudo, a ponto de achar prolixos os Dez Mandamentos.

O PDT será a primeira legenda considerada grande ou média a confirmar sua convenção nacional. Será na sexta-feira, quando vai anunciar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República.

Em busca de coligações mais consistentes no Maranhão, repetindo um fenômeno nacional, os partidos maiores têm aceitado abrir mão de espaços nas listas proporcionais.

DE RELANCE

Comunicação de Marketing
A Oi acaba de contratar a publicitária Flávia da Justa como diretora de Comunicação de Marketing. A executiva ficará à frente da comunicação dos segmentos de varejo, corporativo e PMEs, além de pesquisas de marketing, comunicação de ponto de venda e da marca Oi. Com mais de 20 anos de experiência, Flávia atuou em diversos segmentos e empresas e recebeu o Prêmio Caboré de melhor profissional de marketing em 2008.

Canudos biodegradáveis
A rede Bob’s inicia a partir deste mês a substituição de todos os canudos de plástico de seus restaurantes por biodegradáveis. Além de reciclável, o novo canudo é biodegradável e certificado internacionalmente pela OPA, autoridade nos assuntos relacionados aos plásticos biodegradáveis por processo de oxidação.

Canudos biodegradáveis 2
Tem mais: o canudo biodegradável é fabricado com tecnologia d2w™, um aditivo oxibiodegradável certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto IDEAIS, entidade brasileira certificadora dos plásticos biodegradáveis. Produtos d2w™ são reconhecidos e recomendados pela ONG Funverde, com atuação nacional no combate à poluição plástica.

Missa de Sétimo Dia
Será hoje, à 19h, a missa de Sétimo Dia em memória de Shirley Duarte Pinto de Araújo Costa, na Igreja O Bom Pastor, no Renascença. Shirley, que morreu de forma inesperada na última sexta-feira, era casada com Ernane Sarney Costa.

Conheça São Luís
Programada para a noite de hoje mais uma edição do bem-sucedido projeto Conheça São Luís, voltado para o (re)descobrimento da história da capital maranhense. A atividade faz parte do Programa Férias Culturais, da Prefeitura de São Luís, e a concentração para o passeio será realizada na Praça Benedito Leite, a partir das 16h. A secretária municipal de turismo, Socorro Araújo, destaca que essa é uma iniciativa para incentivar a educação patrimonial e revelar a riqueza cultural da cidade para os visitantes e moradores locais.

Alimentação da moda
Tome nota: um programa de alimentação equilibrada que é sucesso entre celebridades de Hollywood como Jennifer Aniston e Madonna está chegando ao Brasil com enorme sucesso. A dieta promete combinar alimentos que proporcionam a saciedade, retardando o envelhecimento e ajudando a prevenir doenças, como as cardiovasculares e diabetes. O segredo está na ingestão de proteínas, carboidratos e gorduras na proporção correta.

Tempo de incertezas
As incertezas da disputa presidencial são generalizadas, mas no PT ganharam uma faceta específica: o partido definiu como estratégia bradar que Lula é o cara, com o enunciado de que o ex-presidente ‘não é mais um ser humano, é uma ideia’. Mas e daí? Tal estratégia tem prazo de validade curto. Estamos a 80 dias das eleições e todo mundo duvida, inclusive os próprios petistas, de que a Justiça vá deixar Lula ir até as urnas.

Tempo de incertezas 2
Convém lembrar que 2018 é a primeira eleição em que vai se eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados sem dinheiro privado, uma experiência nova para todos os candidatos e eleitores. Também é diferente em outro aspecto: o efeito Lava Jato que melou o PT e seus inimigos produziu um cenário federal único na história, tudo é incerteza para todos.

Revelações de Hastings
O atual CEO da Netflix, Reed Hastings, vai revelar como fez para a empresa se tornar grande. É que ele assinou contrato para escrever um livro sobre a trajetória da marca, de sua fundação até o status atual de uma das maiores do mundo do entretenimento. Segundo a ‘Variety’, Hastings vai ser ajudado por Erin Meyer, professor na escola de negócios INSEAD, em Paris, na elaboração do tomo. A obra, ainda sem título, deve sair em 2019 pela Penguin Press, nos Estados Unidos. Ainda não há distribuição oficial no Brasil.

Para escrever na pedra:
“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.