Danos à rede elétrica

Riscos de queda e colisões com postes lideram ranking

Segundo Cemar, maior parte dos casos foi registrada a partir da inclusão de dados em recente serviço disponibilizado ao público no site da empresa

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
De janeiro a junho, foram 112 acidentes envolvendo postes, o que representa 13,5% dos casos
De janeiro a junho, foram 112 acidentes envolvendo postes, o que representa 13,5% dos casos (poste acidente / Cemar)

SÃO LUÍS - Os riscos de queda de postes e os abalroamen­tos (ou seja, as avarias nos postes causadas principalmente por colisões) lideram as estatísticas de ocorrências deste ano registradas pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar). De acordo com dados da empresa, a maior parte dos casos foi registrada a partir da inclusão de informações no recente serviço aberto para qualquer consumidor (independentemente de estar em dia com o pagamento das contas de energia), intitulado “Informar Situação Insegura”. Além do site da empresa (www.cemar116.com.br), a opção de inclusão de dados tam­bém está disponível no aplicativo da Cemar (disponível em várias plataformas). O aplicativo recebeu, somente este ano, 320 ocorrências ligadas a diferentes demandas (acidente com quebra de poste, árvore na rede, choque ou vazamento de corrente, faiscamento da rede elétrica, dentre outras).

Sobre a queda dos postes, segundo a Gerência de Relacionamento com o Cliente da empresa, apesar de ser maioria no quantitativo de ocorrências recebidas, nem sempre todos os casos são de risco à população. “Em alguns casos, apesar de tortos, estes postes estão fixados de uma maneira que não representam risco. Mesmo as­sim, essa ocorrência é recebida, uma equipe da Cemar vai até o local para constatar o fato e, se houver risco, toma as providên­cias necessárias”, disse a analista comercial da Cemar, Lucianne Sousa.

Para registrar qualquer tipo de ocorrência no serviço “Informar Situação Insegura”, o (a) cidadão (ã) entra no site, inclui dados como endereço, CEP, bairro e município e tem a prerrogativa de repassar o pon­to exato do caso. Sob posse destas informações, a Cemar imediatamente anexa os dados e encaminha às equipes responsáveis, dependendo do tipo da ocorrência.

Nosso cliente é nosso parceiro. Contar com ele para incrementar os serviços apresentados pela Cemar, para nós, é motivo de grande orgulho”Lucianne Sousa, Analista Comercial da Cemar

Nos casos mais graves, por exemplo, de queda de postes, a Cemar recebe a demanda por meio do Centro de Operações da empresa e, em seguida, encaminha uma equipe até o lo­cal. Dados da empresa apontam que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 829 ca­sos de acidentes com postes da rede de energia elétrica. Somente na capital maranhense, foram 112 ocorrências, o que representa 13,5% dos casos. Esse percentual de ocorrências da capital maranhense, em relação ao todo, é inferior ao contabilizado durante todo o ano passado, quando os acidentes de São Luís foram responsáveis por 24,2% do total de ocorrências registradas do tipo no território maranhense.

Para Lucianne Sousa, a participação do consumidor no trabalho da empresa é fundamental. “Nosso cliente é nosso par­ceiro. Contar com ele para incrementar os serviços apresentados pela Cemar, para nós, é motivo de grande orgulho”, frisou.

Exemplo
No dia 18 de junho deste ano, um acidente registrado no bairro Jardim São Cristóvão (em São Luís) no início da tarde causou a interrupção no fornecimento de energia de cerca de 11 mil consumidores. A colisão, cuja origem não foi determinada, culminou com o dano a um poste de transmissão situado no local. Além do isolamento da área, equipes foram deslocadas para efetuar o conserto da estrutura. O caso foi registrado na opção do site “Informar Situação Insegura”.

Números

2017
(de janeiro a dezembro)

Maranhão: 2.110 (destes, 512 casos só em São Luís)

2018
(Primeiro semestre)

Maranhão: 829 (destes, 112 casos só em São Luís)

Fonte: Companhia Energética do Maranhão (Cemar)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.