Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
 Papete inspira o Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís, que acontece dia 27, no Centro de Criatividade Odylo Costa. Crédito: Bruno Mendonça
Papete inspira o Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís, que acontece dia 27, no Centro de Criatividade Odylo Costa. Crédito: Bruno Mendonça

Papete eterno
O talento do percussionista Papete inspira o Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís, que ocupa o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande, na próxima sexta-feira, 27.
O músico, morto há dois anos, é o grande homenageado e terá sua trajetória lembrada em um vídeo especialmente preparado para a abertura do evento.
A programação reúne 11 grupos maranhenses de percussão, além de oficinas, feira de livros, discos e instrumentos musicais.

Papete eterno 2
O Rufar dos Tambores será aberto pelo grupo Couro e Mão, formado por mestres da percussão maranhense, e encerrado com o espetáculo Encantarias, uma mistura de cultura popular, jazz e música erudita.
No miolo, o festival apresenta Toque de Mãos, Yluguerê, Afoxé Mina, Batuque de São Benedito, Boi Brilho da Sociedade, Abanijeun, Carlos Pial, Terecô de Igaraú
e Divina Batucada.
A direção artística é do percussionista Luiz Cláudio Farias.

O ex-reitor Natalino Salgado representou a Academia Brasileira de Medicina na sessão solene em comemoração aos 60 anos da Academia de Medicina da Bahia, em Salvador, na semana passada. Ele fez a conferência magna “A Importância das Academias para a Sociedade Brasileira” para uma plateia formada por renomados profissionais das ciências médicas e foi muito cumprimentado pela excelência de sua apresentação. Na foto, Natalino entre o presidente e o vice da Academia de Medicina da Bahia, Antônio Carlos Vieira Lopes e Bernardo Galvão Castro Filho.
O ex-reitor Natalino Salgado representou a Academia Brasileira de Medicina na sessão solene em comemoração aos 60 anos da Academia de Medicina da Bahia, em Salvador, na semana passada. Ele fez a conferência magna “A Importância das Academias para a Sociedade Brasileira” para uma plateia formada por renomados profissionais das ciências médicas e foi muito cumprimentado pela excelência de sua apresentação. Na foto, Natalino entre o presidente e o vice da Academia de Medicina da Bahia, Antônio Carlos Vieira Lopes e Bernardo Galvão Castro Filho.

Clientelismo
A Operação Lava-Jato revirou o mundo político brasileiro, mas a decantação partidária nesta fase de pré-campanha mostra que pouco ou nada se transformou de fato quando se trata da montagem de alianças eleitorais.
Na maior parte das movimentações presenciadas agora, o que parece importar mais não é o perfil ideológico e programático dos candidatos. O que pesa é a chance de vitória e de ratear o governo entre os partidos da aliança, como sempre se fez nesse conturbado e cada vez menos administrável presidencialismo de coalizão.
Com pequenas variações, essa busca obsessiva pelo que rende mais se repete no âmbito dos Estados e também dos municípios.

Clientelismo 2
Um dos responsáveis pela falta de coerência político-partidária é a busca de espaço no horário eleitoral, que garante mais tempo aos candidatos com base mais ampla.
Dessa forma, a aliança serve apenas a motivações provisórias e se desmancha em balcão de negócios assim que o governante chega ao poder.
Muitos partidos hoje às voltas com acertos para que seus candidatos possam disputar as eleições em outubro só existem porque se fundiram por conveniências que nada têm a ver com os interesses dos eleitores.

As Convenções
O prazo para as convenções que escolherão os candidatos a presidente e vice da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais começa na próxima sexta-feira e prosseguirá até o dia 5 de agosto.
A partir de 16 de agosto, será permitida a propaganda eleitoral com carreatas, comícios, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet. As caixas de recebimento de e-mails ficarão abarrotadas.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 31 de agosto e terminará em 4 de outubro. O período foi reduzido de 45 para 35 dias.

Debate e colcha de retalhos
É mais quem defende que as emissoras de rádio e TV deveriam substituir a palavra debate por encontro quando houver, no mesmo programa, a participação de mais de três candidatos. A fixação de um minuto para a pergunta, dois para a resposta e um minuto e meio para a tréplica impossibilita a exposição de ideias. Quando o
espaço de tempo é limitadíssimo, as intervenções viram uma colcha de retalhos com repetição de chavões. O máximo que conseguem é passar recados.

TRIVIAL VARIADO
A Fundação Pierre Verger relançou ontem, na Bahia, o livro Orixás, Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo, publicado pela primeira vez no Brasil em 1981 (Editora Corrupio). Um exemplar me foi dado de presente pelo escritor Jorge Amado.

No assunto: fotógrafo, antropólogo e, principalmente, um curioso, o francês Pierre Fatumbi Verger foi uma figura importantíssima para a pesquisa e o registro das culturas africanas e afro-brasileiras.

Mais: em mais de 40 anos de trabalho, Verger, que esteve algumas vezes em São Luís, criou um patrimônio imagético inestimável, fruto de suas viagens pelo mundo.

Em tempo: na nova edição, o livro manteve um conteúdo quase idêntico ao original (com apenas três fotos inéditas), mas sua identidade visual foi remodelada. O resultado é um trabalho com 250 fotos, além de textos, todos dedicados ao universo dos orixás.

A propósito: o livro não tem a predominância da fotografia ou do texto. Ele consegue juntar duas linguagens, que é a da pesquisa através da fotografia e da pesquisa aprofundada em documentos históricos.

Anos atrás, foi lançada uma campanha para segurança no trânsito que dizia: “Não faça de seu carro uma arma, a vítima pode ser você!”. Neste ano eleitoral, ela poderia ser relançada, para a segurança de todos, com uma pequena alteração: “Não faça de seu voto uma arma, a vítima pode ser você!”.

Austeridade: o presidente eleito do México, López Obrador, anunciou um corte de 60% no próprio salário. Assim, vai receber o equivalente a “apenas” R$ 21,8 mil por mês.

O PT definirá no dia 20 como será feita a distribuição do fundo eleitoral. A preocupação com a falta de dinheiro é generalizada entre os candidatos do partido no Maranhão.

Estão abertas as inscrições para o II Caf Swin Orienta, evento que agrega as atividades de barra, abdominal, flexão e natação. O evento acontecerá no dia 29 de julho, às 8h, nas instalações da Academia Viva Água.

Com o fracasso na Copa, o futebol brasileiro não oferece mais heróis que sirvam de modelo coletivo. O show business das chuteiras, manipulado por cartolas, virou apenas uma conta bancária cada vez mais milionária.

DE RELANCE

Golpe cibernético
A Polícia Federal deflagrou ontem, inclusive no Maranhão, uma operação para desarticular uma quadrilha que clonava números de telefone para aplicar golpes por meio do aplicativo WhatsApp. A ação é um desdobramento de um pedido de investigação feito por ministros do governo de Michel Temer que tiveram seus telefones celulares clonados.

Golpe cibernético 2
Em março deste ano, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) e o ex-ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), todos do MDB, tiveram os telefones clonados e solicitaram uma apuração sobre o caso. Segundo os relatos dos ministros, mensagens foram enviadas aos contatos deles por meio do WhatsApp com pedidos de depósitos bancários. Aqui no Maranhão, alguns deputados
teriam sido vítimas desse golpe.

Novas adesões
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018 já estão abertas e vão até o dia 22 de julho. No total, 155 mil novas vagas são oferecidas, sendo que 50 mil são para contratos de financiamento a juro zero. No Maranhão, é cada vez maior o número de adesões por parte de instituições de ensino superior e uma delas é a Faculdade de Negócios Faene, cujas aulas terão início no dia 13 de agosto.

Olimpíada do Conhecimento
O município de Imperatriz virou palco da seletiva da Olimpíada do Conhecimento 2018, que garantirá vaga para o “WorldSkills”, maior competição de educação profissional das Américas, que ocorrerá em 2019, em Kazan, na Rússia. As provas acontecem até o próximo dia 20, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Imperatriz, e é aberta ao público. São oito talentos testando suas habilidades e conhecimentos nas ocupações de carpintaria de telhados e construção de estruturas metálicas.

Selando parceria
A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, é a mais nova parceira da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A entidade é referência em pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico no Brasil. O convênio proporcionará o incremento de pesquisas nos corredores logísticos da empresa com suporte da COPPETEC e capacitação de profissionais da ferrovia. Nos próximos 16 meses, a VLI e a entidade terão um canal direto para a troca de conhecimento.

Odontologia
Com o trabalho intitulado “O Efeito do Ácido Tranexâmico em Procedimentos Odontológicos de Pacientes Sistemicamente Comprometidos”, os acadêmicos Emerson de Sousa e Nathalia Costa, do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, conquistaram o segundo lugar na V Jornada de Odontologia do Maranhão, evento realizado pela Universidade Federal do Maranhão. O trabalho, que concorreu com mais 107 inscritos, foi elaborado por meio de uma revisão integrativa, demonstrando a atual utilização do ácido tranexâmico nos diversos procedimentos odontológicos evidenciando sua eficácia no processo clínico-cirúrgico.

A mais alta do mundo
A Estátua da Liberdade vai parecer uma miniatura quando for concluída a estátua de Chhatrapati Shivaji, um governante hindu do século 17, na Índia. O monumento está sendo construído numa ilha situada ao largo da costa ocidental de Mumbai, no Mar da Arábia. A área de construção já abrange 16 hectares, o equivalente a 16 campos de futebol. O projeto inclui também um teatro, praça de alimentação e biblioteca. Está previsto para ficar pronto em 2021.

De volta ao Arthur
O espetáculo “Pão com Ovo”, um grande sucesso de bilheteria em São Luís, no interior do estado e em todas as cidades brasileiras por onde passou, voltará ao palco do Teatro Arthur Azevedo nestas férias de julho. A peça, da Companhia Santa Ignorância, será reapresentada de 20 a 22 de julho, pelos atores César Boaes,
Adeílson Santos e Charles Júnior.

A TAP oferece vantagens
A partir da segunda quinzena de julho, todos os clientes que comprarem bilhetes com a TAP Air Portugal ganharão os três primeiros dias de seguro viagem da April Brasil. Os passageiros poderão ativar o benefício pelo site aprilbrasil.com.br/tap ou pela central de atendimento telefônico da April Brasil (11 3236-9696). Esses clientes, segundo comunicado da empresa, também terão acesso a produtos exclusivos para os dias adicionais da viagem, com descontos que variam de 20% a 25% em relação àqueles
oferecidos ao público em geral.

Para escrever na pedra:
“A memória do coração elimina as lembranças ruins e magnifica as boas, e graças a esse artifício, conseguimos suportar o passado”. De Gabriel García Márquez,
Prêmio Nobel de Literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.