Braide fora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O deputado Eduardo Braide (PMN) deve seguir o exemplo de Ricardo Murad (PRP) e anunciar nos próximos dias a desistência da candidatura ao Governo do Estado.
A informação foi divulgada ontem, com exclusividade, pelo editor de Política de O Estado, Marco D’Eça. Segundo a publicação, Braide já articula o apoio à ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL).
Na coligação da representante de Bolsonaro no Maranhão, deve concorrer mesmo a uma vaga de deputado federal.
O parlamentar ainda chegou a ser sondado também pelo senador Roberto Rocha (PSDB), mas não chegou a um acerto com o pré-candidato a governador tucano.
Para a aliança com Maura Jorge, Braide pretende levar também o Avante e a Rede Sustentabilidade, embora os dois partidos tenham resistência ao discurso de direita entoado pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).
Já o PSC, de Luana Costa, o PRTB, de Márcio Coutinho, e o Podemos, de Aluisio Mendes, tendem a deixar a coligação de Maura.

Tranquilidade
Analistas mais próximos da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) reagiram com tranquilidade à desistência de Ricardo Murad (PRP).
A principal questão gira em torno da maior possibilidade de um segundo turno com mais candidatos na disputa.
Segundo esses roseanistas, há garantias de que apenas com as candidaturas de Roberto Rocha (PSDB) e de Maura Jorge (PSL) a eleição já será decidida em dois turnos.

Calados
Chamou atenção a postura dos deputados Juscelino Filho e André Fufuca - presidentes do DEM e PP, respectivamente - no ato de lançamento da pré-candidatura de Weverton Rocha (PDT) ao Senado.
Durante o evento, o governador Flávio Dino (PCdoB) reafirmou que sua chapa majoritária está fechada, incluindo Carlos Brandão (PRB) como vice.
Juscelino e Fufuca, que ainda dizem lutar por uma vaga ao lado do governador, entraram mudos e saíram calados.

Mais duas
O juiz federal Clodomir Reis, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) concedeu mais duas liminares à ex-governadora Roseana Sarney na luta contra os perfis fake que a atacam nas redes.
As decisões mandam o Facebook excluir as páginas, mas também identificar os seus criadores/administradores. Isso permitirá a responsabilização individual dos cibercriminosos.
Com mais essas, já são sete as decisões contra os perfis criados com o único objetivo de difamar e caluniar a pré-candidata do MDB ao governo do Maranhão.

Incomodou
Os comunistas do Maranhão seguem agindo como se fossem “donos” do apoio ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba após condenação no chamado “Caso do Tríplex do Guarujá”.
Mesmo depois de Flávio Dino (PCdoB) propor abandono ao projeto de candidatura do petista - em prol de Ciro Gomes (PDT) -, seus aliados se incomodam quando algum adversário apoia ao ex-presidente.
O mais recente exemplo veio da reação dos dinistas à informação de que o senador Edison Lobão articulava uma visita a Lula na carceragem da PF.

Fechando
A Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, anuncia que tem data para encerrar alguns serviços.
Devem ser descontinuados no dia 12 de agosto, por falta de recursos, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), o Atendimento Domiciliar e o Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos.
A Fundação diz que não tem como arcar com a manutenção desse atendimento e que o convênio que bancava seu funcionamento foi encerrado em 2010, sem nunca mais ter sido renovado.

Conciliação
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, inaugurou ontem a Sala de Mediação Digital.
Plataforma gratuita, segura e fácil de usar, a ferramenta vai possibilitar - aos jurisdicionados - a efetivação de acordos de forma autônoma e rápida.
Para Joaquim Figueiredo, o Núcleo de Solução de Conflitos vem superando a ideia de a concretização de direitos só é possível pela via judicial, incentivando constantemente a busca de soluções de consenso.

E MAIS

• Membros do PSDB questionam a versão do deputado José Reinaldo Tavares de que ele não tem sido convidado para agendas do partido no interior.

• O Governo do Maranhão ainda não atendeu totalmente resolução do TSE que limita a publicidade institucional desde o dia 7 de julho.

• Após visita ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba, o senador Edison Lobão disse que Lula tem convicção de que provará sua inocência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.