Oportunidade

Maranhense selecionado para mestrado em Harvard

João Victor Freitas Ferreira foi escolhido um dos Lemann Fellows 2018 pela Fundação Lemann; formado pela UFMA, ele vai complementar mestrado na USP

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
João Victor Freitas Ferreira mora hoje em São Paulo e é apaixonado por empreendedorismo
João Victor Freitas Ferreira mora hoje em São Paulo e é apaixonado por empreendedorismo (João Victor Freitas Ferreira / harvard)

A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos, anunciou o nome dos 35 Lemann Fellows 2018, que embarcam nos próximos meses para programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em instituições como Universidade de Harvard, Stanford, Columbia, Oxford e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Entre eles, o maranhense João Victor Freitas Ferreira, que fará mestrado na Universidade de Harvard.

João Victor Ferreira vai complementar o mestrado na USP sobre cartéis e corrupção em licitações públicas no Brasil com um LL.M na Universidade de Harvard. “Quero me aprofundar no modelo americano de combate à corrupção. Há um modelo de governança que estimula os servidores a reportar casos de corrupção. Não temos isso no Brasil”, explica João Victor, que atua em um escritório de advocacia e pretende no futuro entrar para o serviço público.

O maranhense é advogado atuante nas áreas de defesa da concorrência, regulação e anticorrupção em São Paulo. Maranhense, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é mestrando em Direito pela USP e LL.M. Candidate na Harvard Law School.

Apaixonado por empreendedorismo e inovação, João Victor Ferreira acredita em políticas públicas capazes de garantir uma administração proba, transparente e participativa como ferramenta de desenvolvimento econômico social para superação das desigualdades social e regional.

Pré-requisito
Como pré-requisito para a seleção, os candidatos apresentaram linhas de pesquisa focadas no impacto social e na melhoria dos serviços públicos brasileiros em áreas diversas, incluindo educação, direito, saúde e gestão pública.

Entre as linhas de pesquisa que serão desenvolvidas estão o uso de data science e machine learning para criar políticas públicas mais eficientes; métodos de melhoria da governança do regime de colaboração entre Governo Federal, Estados e Municípios para implantação de políticas educacionais; soluções urbanas que ampliem a inclusão social e o uso inteligente de espaços; modelos de governança que permitam que servidores públicos se sintam seguros em reportar casos de corrupção, e meios de melhoria da gestão das Secretarias de Educação.

O programa de Lemann Fellowship surgiu da necessidade de formar líderes e ter as melhores pessoas enfrentando os maiores desafios do Brasil. Dessa forma, a Fundação Lemann aposta no poder de transformação de profissionais bem preparados e comprometidos em construir um país melhor, mais justo e avançado. Por isso, apoia os cerca de 400 Lemann Fellows, de 21 estados, formados nos 10 anos de programa - 72% deles estão em áreas de impacto social, incluindo setor público, terceiro setor e pesquisa aplicada.

"Entendemos que os desafios são complexos e que para resolvê-los em grande escala, na magnitude do Brasil, precisamos de pessoas talentosas. O programa de Lemann Fellowship tem o objetivo de criar uma massa crítica comprometida em resolver esses grandes desafios. Eles vão para instituições de ponta se aprofundar, adquirir conhecimento e pensar em soluções para o Brasil", explica Felipe Proto, gerente de talentos da Fundação Lemann. "Dentro desse grupo, acreditamos que é importante ter uma visão múltipla, com pessoas de regiões diferentes e com histórias diversas, para melhorar o debate e aumentar as chances de impacto", complementa.

Compõem a rede de Lemann Fellows profissionais de alto impacto social como Erica Buttow, do Ensina Brasil; Guilherme de Almeida, diretor de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública; Tabata Amaral, do Mapa pela Educação e do Acredito, e Joice Toyota, do Vetor Brasil.

Como ser um Lemann Fellow


O programa oferece bolsas de pós-graduação em áreas cruciais para o desenvolvimento do país por meio de parcerias com universidades de ponta. Para se candidatar, é preciso ser admitido em uma das universidades e escolas do programa, cumprindo todo o processo regular de candidatura.

Dependendo da faculdade, o interessado deve se candidatar conjuntamente à vaga no programa e à bolsa de estudos ou então deve, uma vez aceito para o programa, pleitear a bolsa (também junto à universidade).

Profissionais com formação em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar. No entanto, para ser bem-sucedido no processo seletivo para o Lemann Fellowship, os candidatos devem demonstrar claro compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros.

Para atingir este objetivo, há 15 anos trabalha por meio de programas que impactam milhões de alunos em escolas públicas de todo o Brasil e apoia instituições de excelência que também buscam um país mais justo e avançado. Atua sempre em parceria com Governos e outras entidades da sociedade civil, de maneira plural, inclusiva e buscando caminhos que funcionam na escala dos desafios do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.