Geral | Audiência

Trabalhadores e empresas negociam hoje na SRT/MA

Encontro acontece às 9h, na Superintendência Regional do Trabalho, onde serão discutidos planos de saúde e odontológico
16/07/2018

Trabalhadores em transporte rodoviário de São Luís e representantes de empresas se reúnem hoje (16), a partir das 9h, na Superintendência Regional do Trabalho (SRT) para negociar demandas – planos de saúde e odontológico e benefícios - que motivaram ameaças de paralisação do sistema por não cumprimento de acordos.
De acordo com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís ( SET), Luís Cláudio Siqueira, após os aumentos dos valores dos planos de saúde, as empresas encontram dificuldades financeiras para garantir o equilíbrio do contrato, já que a Prefeitura é responsável por parte do pagamento e no cálculo de tarifas não incluiu integralmente os benefícios para os trabalhadores.
No início deste mês, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (Sttrema) denunciou que empresas do Consórcio Upaon-Açu – que tem uma frota de 236 veículos e transporta 126 mil passageiros por dia – não estavam atrasando o pagamento de salários, planos de saú­de e odontológico e por esses motivos os motoristas e cobradores decidiram cruzar os braços, como forma de protesto e abrir negociação com as empresas.
No dia 3 deste mês, os trabalhadores impediram a circulação de 50% da frota da Autoviária Matos, em desacordo com determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com manifestação em frente da garagem da empresa, no Bairro de Fátima. Os ônibus atendem aos bairros Cidade Olímpica e Cidade Operária.
O TRT considerou ilegal e abusiva a paralisação deflagrada pelo Sttrema, considerando que não ocorreram negociações entre o sindicato e o consórcio antes da deflagração da greve pelos trabalhadores. Na ocasião, em nota, o SET afirmou que “o Sttrema difama e despreza decisões judiciais” ao não atender decisão liminar da Justiça.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte