PH

Shirley: a surpresa da morte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
A França conquistou ontem a taça mais cobiçada do mundo do futebol, aqpós vencer a Croácia por 4 a 2, e o clima foi de festa em todo o país. Logo após a vitória em Moscou, a página oficial do Museu do Louvre compartilhou uma nova versão de La Gioconda
A França conquistou ontem a taça mais cobiçada do mundo do futebol, aqpós vencer a Croácia por 4 a 2, e o clima foi de festa em todo o país. Logo após a vitória em Moscou, a página oficial do Museu do Louvre compartilhou uma nova versão de La Gioconda (PH01)

A vida é cheia de surpresas. A única certeza que temos na vida é a morte. Mas, muitas vezes, ela surpreende. Como foi o caso de Shirley Duarte Araújo. Ela teve uma morte misericordiosa, que é aquela que vem sem menos esperar. E causou um duro golpe, sem dúvida, no fim de semana, deixando um gosto amargo para os familiares, numerosos amigos e todos aqueles que a conheceram e com ela conviveram. Figura de perfil discreto e amável, Shirley formava com Ernane Sarney Costa um casal feliz e muito estimado em nossa sociedade.

Adeus, Copa!
Mais uma edição do maior evento esportivo do planeta chegou ao fim.
A Copa do Mundo na Rússia foi um show. É o que dizem todos os que passaram por lá.
Agora, resta como consolo o poema Memória, de Carlos Drummond de Andrade:
“As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão/ Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão...”

Uber e concorrente
Se os taxistas já vivem em pé de guerra com o Uber, que ponham as orelhas de molho, mais ainda.
Está a caminho de São Luís o Yet Go, aplicativo que pretende consagrar-se como o concorrente brasileiro do Uber.
O Yet já opera em Belém, Manaus, Boa Vista, Goiânia e Salvador.

Despesa extra
Está na fila de votações da Câmara dos Deputados projeto, já aprovado pelo Senado, que facilita a criação, o desmembramento e a incorporação de municípios.
Pode viabilizar o surgimento de 400 novas cidades de até 5 mil habitantes.
O texto não prevê de onde sairá o dinheiro para montar a máquina administrativa, entre construções de prédios públicos e contratação de servidores.
Fica evidente que é manobra de ano eleitoral.

Craque da Copa
Modric foi o escolhido. Mas poderia ter sido Mbappé, ou Hazard, ou outros mais.
Na realidade, a Copa não teve o grande craque. Teve jogadores de boa atuação em um ou dois jogos.
Ninguém se completou.
Ressalte-se que não há dúvida de que a grande revelação da Copa foi Mbappé, um menino de 19 anos, já campeão do mundo e atuando com grande destaque.
Com a camisa 10, o garoto de 19 anos se tornou o quarto jogador mais jovem a disputar e ganhar uma decisão de Copa. Está atrás de Pelé (17 anos em 1958), o italiano Giuseppe Bergomi (18 em 1982) e o uruguaio Ruben Morán (19 anos em 1950).
Imagine o que esse garoto poderá jogar no Catar.

Lula Livre
Augusto de Campos, Aldir Blanc, Frei Betto, Chico Cesar, Laerte, Caco Galhardo, Carlos Rennó e Xico Sá são alguns escritores e cartunistas escalados para participar do livro chamado “Lula Livre”, que reunirá trabalhos inéditos de 70 artistas.
O lançamento está previsto para o fim de julho.
A obra é organizada pelos autores Ademir Assunção e Marcelino Freire.
Segundo Assunção, “o propósito do livro é criar mais um fato de repercussão para engrossar os movimentos nacionais e internacionais contra a farsa da prisão do ex-presidente e o golpe antidemocrático que representa a sua exclusão, no tapetão, do processo eleitoral de 2018.”
A ideia é que a publicação seja distribuída em parceria com movimentos sociais.

TRIVIAL VARIADO

O PDT nacional vai dispor de sete dias para convencer o PSB e o DEM a apoiarem Ciro Gomes. A convenção dos trabalhistas ocorrerá na próxima sexta-feira.

O PT terá mais tempo: a convenção nacional está marcada para o dia 28 deste mês. A presidente Gleisi Hoffmann percorre o país para ouvir as lideranças sobre a escolha de candidato a presidente da República.

A Câmara dos Deputados quer, mas o presidente Michel Temer vai vetar a anistia para 349 multas de trânsito aplicadas a caminhoneiros e transportadoras durante a paralisação de maio.

O plano quinquenal da China reforça aplicações no exterior. Desde 2003, o Brasil recebeu 64 bilhões de dólares que envolvem 92 projetos. Há mais 200 bilhões disponibilizados.
O Maranhão consta da lista dos estados preferenciais para novos investimentos.

Cenário de interesses: nos dias que antecedem o começo das convenções, dirigentes de partidos nanicos tornam-se protagonistas do filme Procuramos o Favorito.

Tome nota: qualquer um poderá formalizar denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral nas ruas ou pela Internet. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais já está funcionando e se estenderá aos demais Estados.

Quando partidos abandonam o barco às vésperas das eleições, confirma-se o ditado: certos governos não têm aliados, têm usuários.

DE RELANCE

O Brasil continua líder
A vitória da França sobre a Croácia na final de Moscou manteve o grupo de países campeões mundiais com apenas oito nomes, ao longo de 21 edições da Copa do Mundo.
A hierarquia continua a ser liderada pelo Brasil (cinco), mas os gauleses descolaram de Inglaterra e Espanha e se juntaram a Argentina e Uruguai, que somam dois títulos. Os gauleses sucedem assim à Alemanha, campeã em 2014, repetem o triunfo de 1998 e tornam-se a única seleção com dois títulos nos derradeiros seis Campeonatos do Mundo.

Presenças na Tribuna de Honra
O Maranhão estava presente na Tribuna de Honra que reuniu as celebridades na grande final da Copa do Mundo. Lá estavam o Conselheiro da FIFA e vice-presidente da CPF Fernando Sarney com a esposa Teresa. Eles, que assistiram a todos os jogos da primeira fase, voltaram para o Maranhão, com toda a família, antes das quartas de final. E na semana passada seguiram outra vez para Moscou, a convite do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Com o coração em Paris
A cantora maranhense Anna Torres torceu como qualquer cidadã francesa pela vitória dos Bleus na Copa do Mundo.
E se juntou a um grupo grande de amigos para comemorar o título conquistado, por merecimento, pela Seleção da França. Há quase vinte anos morando em Paris, Anna Torres se sente muito dividida em momentos como esse. Com o Brasil fora da Copa, foi mais fácil de encarar.

Pacote do Veneno
O Maranhão se fez ouvir no debate sobre mudanças na Lei de Agrotóxicos (chamado Pacote do Veneno) na Câmara dos Deputados. A ameaça futura aos produtos da lavoura brasileira com o uso indiscriminado e de vigilância relaxada dos pesticidas, prevista no Projeto de Lei, teve a denúncia reforçada pelo engenheiro agrônomo e presidente do sindicato dos servidores da fiscalização agropecuária do MA, Saraiva Júnior.

Temporada dos favores
A única certeza para o próximo ano é que as contas do governo federal terão déficit de 140 bilhões de reais. Mesmo assim, com a proximidade das eleições, é comum a prática de populismo usando dinheiro alheio. No meio da semana, deputados e senadores mostraram que não conhecem limites: aprovaram medidas que resultarão em gastos adicionais de 100 bilhões de reais por ano a partir de 2019. O certo é que o futuro presidente não terá condições de cumprir.

Está ruim e pode piorar
As primeiras análises do orçamento federal para 2019 revelam que obras de infraestrutura, vitais para impulsionar o crescimento econômico, sumiram do mapa. Como o setor privado também não está investindo, em função das incertezas políticas, o Produto Interno Bruto continuará patinando.

Território da falsidade
Estão circulando e-mails em nome da Justiça com suposta convocação de eleitores para trabalhar como mesários.
A seguir, informam uma senha falsa para acessar documentos, contendo links com vírus. A mensagem pede ainda a atualização de dados cadastrais. É bom que todo mundo saiba: o Tribunal Regional Eleitoral só envia e-mails com prévia autorização do interessado em formulário registrado no cartório.

O balanço das obras paradas
Impressiona o estudo que os pré-candidatos à Presidência da República receberam da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrando, com base em dados do Ministério do Planejamento, que existem 2.796 obras paralisadas no Brasil, sendo que 517 (18,5%) são do setor de infraestrutura. Em primeiro lugar, está a área de saneamento básico, com 447 obras paradas, seguindo obras de rodovias (30), aeroportos (16), mobilidade urbana (8), portos (6), ferrovias (5) e hidrovias (5). O custo destas obras paradas de infraestrutura é de R$ 10,7 bilhões.

Para escrever na pedra:
“As esperanças são como as estrelas: brilham, mas não trazem luz; lindas, mas ninguém as alcança”. De Coelho Neto,
poeta maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.