Saúde animal

Mutirão de castração de animais realizado por ONG em São Luís

Projeto realizado pela Dindas Formiguinha alcançou em três anos, 4.890 animais, entre cães e gatos; procedimentos são custeados por doações

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - A ONG Dindas Formiguinha promoveu no fim de semana um mutirão para castração de animais (cães e gatos), em São Luís. Os procedimentos custeados, a partir de doações e ajuda de terceiros, aconteceram na sede da entidade.

Antes de se submeter ao procedimento cirúrgico, o animal passa por uma avaliação médica. Em seguida, é sedado e encaminhado para a mesa de cirurgia. Em média, cada procedimento demora cerca de 20 a 30 minutos. Após o procedimento, os animais foram encaminhados para um centro de observação para, após o efeito da sedação, serem liberados. Os donos também saem do local com medicamentos que devem ser aplicados nos animais para a cicatrização do local.

A organizadora da ação e proprietária da ONG, Karina Borjas, falou sobre a importância da castração para os animais e os benefícios para a sociedade.

"A castração evita câncer de próstata e de pênis nos machos, além de agressividade e demarcação de territórios. Nas fêmeas, evita câncer de útero, de trompas, ovário e também de vagina /TVT (sexualmente transmissível entre os cães), gravidez indesejável, que gera em torno de nove a 11 filhotes, e o risco de não se ter lares para todos, consequentemente a questão do abandono vai aumentar", frisou.

Karina Borjas externou a realidade da ONG e também do projeto de castração, que já beneficiou, entre 2015 e 2018, o total de 4.890 animais entre cães e gatos (machos e fêmeas). O veterinário André Nicomedes, que realizou procedimentos nos dois dias, reforçou que a ação tem um efeito positivo para a sociedade. "A gente espera que essa ação possa contar com o apoio de todos os órgãos que desenvolvem políticas públicas na área veterinária", ressaltou.

Saiba mais

Contato

Quem quiser auxiliar a ONG, basta procurar o seu perfil nas redes sociais, em especial o Facebook

A importância da castração em cães e gatos

A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública.

A maior parte dos animais não consegue um lar, ficando pelas ruas, procriando indesejadamente, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento, maus tratos, e alguns deles são utilizados em experiências em laboratórios, faculdades, hospitais sofrendo como cobaias.

A única e eficaz maneira de não permitir que isso aconteça é castrando seu animal.

Castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes impedindo as ninhadas indesejadas, praticando assim, a posse responsável.

Deve ser realizada por um médico veterinário em uma clínica devidamente equipada, pois qualquer tipo de cirurgia envolve riscos, por isso a importância do seu animal está sendo monitorado e bem assistido. A cirurgia é feita com anestesia geral, portanto indolor e dentro de dois ou três dias ele retomará suas atividades normalmente.

O pós-operatório dura em média de 7 a 10 dias e as instruções do médico veterinário devem ser seguidas para não correr o risco de ter alguma complicação durante esse período. Lembrando que o local onde o animal fica abrigado deve estar sempre limpo e higienizado para não causar infecções.

Após a castração os animas tendem a ficar mais tranquilos, podendo ganhar peso, por isso a importância de alimentação balanceada e o estímulo de atividade física, com brincadeiras e caminhadas.

O uso de contraceptivos (anticoncepcionais) vem sendo utilizado de forma indevida pelos tutores de cães e gatos para prevenir as gestações e melhorar o comportamento dos animais, a maioria não sabe que esse método aumenta o risco de câncer e infecções.

Benefício na castração das fêmeas

- Após a castração os animas tendem a ficar mais tranquilos, podendo ganhar peso, por isso a importância de alimentação balanceada e o estímulo de atividade física, com brincadeiras e caminhada;

- Antes do primeiro cio (aproximadamente 08 meses de idade) praticamente zera o risco de câncer de mama;

- Não entram no cio (sangramento) de 3 em 3 meses, deixando de atrair vários machos em seu portão e evita que ela fuja para cruzar;

- Diminui o risco de doenças no útero, que atinge quase 60% das cadelas;

- Não procriarão, porque procriar não é sinônimo de saúde e ela não precisa ter a primeira cria;

- Elimina a gravidez psicológica que ocorre em algumas cadelas depois do cio, as mamas podem aumentar, ocorre a produção de leite e aumenta a irritabilidade da cadela.

Benefício na castração dos machos

- Evita o aumento da próstata de forma diferenciada chamada de hiperplasia da próstata;

- O animal estará livre dos tumores nos testículos;

- Nos gatos diminui em quase 90% o problema de trato urinário, causado pela irritação da mucosa na bexiga e na uretra;

- Deixam de fugir para ir atrás de fêmeas no cio, evitando brigas com outros cães nas ruas;

- Ficam mais tranquilos porque deixam de produzir hormônios sexuais não permitindo que eles fiquem irritados por não poder cruzar;

- Não tem tanta necessidade de marcar o território com urina, mas continuam guardiões da casa com instinto de proteger o ambiente em que vivem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.