Destaque

O karatê sub-12 do Maranhão tem uma nova “dona”

Radhyja do Carmo, que lidera ranking estadual, é um dos maiores destaques da modalidade no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Radhyja do Carmo Silva coleciona medalhas
Radhyja do Carmo Silva coleciona medalhas (RHADYJA KARATE )

SÃO LUÍS - Se existe uma categoria em um esporte no Maranhão que podemos dizer que tem um “dono”, ou melhor, uma “dona”, é no Sub-12 (atletas de 10 a 11 anos) do karatê. Primeiro lugar no ranking na Federação de Karatê do estado do Maranhão (FKEM) e indicada ao Troféu Mirante do ano passado, Radhyja do Carmo Silva Costa vem ganhando tudo que disputa e, com uma agenda cheia para os próximos meses, ela já carimbou sua vaga para a etapa nacional do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será disputada de 16 a 12 de outubro, em Minas Gerais.

Lutando em São Luís, no Ginásio Costa Rodrigues, na etapa maranhense da competição nacional, que aconteceu no início deste mês, a carateca faixa verde conseguiu o objetivo de ficar entre as quatro primeiras da sua modalidade e avançou para a próxima fase, ela ficou com a medalha de bronze.

Aluna do sensei Pedro Almeida, Rahyja desponta como umas das maiores promessas do karatê maranhense e mostra a mesma desenvoltura dos tatames ao falar dos seus objetivos para o futuro na carreira. “Meu objetivo é medalhar sempre em todas as competições que eu vou disputar e seguir sempre aprimorando os meus conhecimentos, pois sei que o meu maior adversário sou eu mesma”, disse a jovem atleta.

Mal acabou a fase regional do Campeonato Brasileiro e a atleta já iniciou sua preparação para as próximas competições. Com uma agenda cheia, Radhyja treina pelo menos seis vezes por semana.

A partir do dia 8 de julho, ela inicia a disputa da Copa Akasan, que será realizada na cidade de São Mateus, no interior do Maranhão. Em agosto, a karateca tem presença confirmada na Taça IFMA, que acontecerá em São João dos Patos. Em setembro, ela tem o compromisso na Copa Budo-Kan, que terá São Luís como sede. Em outubro, Radhyja vai para Minas Gerais para dar continuidade à disputa do Campeonato Brasileiro. Em seguida, em novembro, ele disputará a Copa Meio Norte, em Teresina (PI) e, no mesmo mês, ela vai até Belém (PA), para disputar a Copa Norte. Ela encerra o ano com a disputa da Copa Sesc, em São Luís.

“Eu gostaria de agradecer a Deus, a minha família, que sempre me dá muito apoio, e a meu sensei Pedro Almeida, que me orienta e me transmite conhecimento, tornando possível a minha evolução técnica”, disse ela, ao falar do apoio que receba na carreira.
Mesmo com todos os bons resultados que tem em sua breve carreira, Radhyja do Carmo Silva Costa ainda sofre com falta de apoio e tem dificuldades para custear suas viagens, principalmente para fora do estado. Com apoio de apenas algumas pessoas, como da irmã Coimbra, diretora da escola onde ela estuda, a Divina Providência, e amigos e familiares, a atleta ainda precisa de patrocinadores. Aos interessados em ajudar ao associar suas marcas a essa campeã, a família disponibilizou o telefone: (98) 9982-4720. Contatos podem ser feitos também pelo e-mail ruttmman@gmail.com.

Curso para se aprimorar

Mesmo em alta na sua categoria, a jovem carateca continua sempre em busca de conhecimento. Dias antes do início da etapa regional do Campeonato Brasileiro, ele participou de um curso, realizado no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, ministrado pelo japonês campeão mundial Daisuke Watanabe. Ícone do esporte no Japão, Watanabe ministrou aulas Shiai Comite (lutas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.