Avanços

Consumo consciente da água aliado à tecnologia gera economia

Segundo o doutor em Engenharia Civil, Osvaldo Oliveira Jr., de nada adianta se desenvolver tecnologias que sejam mais eficientes, se não mudar hábitos

Ribamar Cunha / Subeditor de Economia de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
chuveiro Acqua Plus, tecnologia que mistura ar e água; economia de até 80%
chuveiro Acqua Plus, tecnologia que mistura ar e água; economia de até 80%

SÃO LUÍS - De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água é volume suficiente para atender às necessidades de higiene e consumo de um ser humano. No entanto, nem todos têm a consciência de que pode até mesmo reduzir essa quantidade, assegurando assim o uso sustentável desse líquido tão precioso e necessário para a vida.

Muitos são os vilões do desperdício de água no dia a dia, como o chuveiro, seja em casas ou apartamentos. Um banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto gasta 135 litros (casa) ou 243 litros (apartamento), ou, no caso do chuveiro elétrico, 45 litros em casa e 144 litros em apartamento.

Hoje, já existem muitas tecnologias aplicadas em sistemas hidráulicos com o objetivo de reduzir os gastos de água que estão sendo inseridos em projetos de casas e apartamentos. Por exemplo, chuveiros com menor pressão, bacias sanitárias com descarga de menor vazão, se comparada a anos atrás.

Voltando à questão do chuveiro, cuja vazão pode variar de seis a 25 litros por minuto dependendo de seu modelo e da pressão da água. A pessoa que está no banho e na hora de se ensaboar desligar o registro do chuveiro e que também diminua o tempo da higiene do corpo, vai consumir menos litros de água. Ou seja, aliou a tecnologia ao bom senso.

O mesmo comportamento serve para a descarga e nesse caso não somente é preciso evitar a todo instante acioná-la, mas procurar tecnologias que substituam modelos mais antigos, que têm vazão de 15 a 20 litros, quando hoje esse volume baixou para 6 litros nos modelos fabricados a partir de 2003.

Hoje existe sistema de descarga de alta tecnologia que possui duas opções de acionamento: descarga completa (6 litros) e meia descarga (3 litros), permitindo a utilização racional de água nas bacias. Economiza-se até 60% do volume de água usada.

Também estão disponíveis torneiras inteligentes com sensores eletrônicos que controlam a saída de água de acordo com a aproximação das mãos, cujo consumo chega a cair entre 35% e 80%. Há também outros tipos de torneiras que são automáticas, que cortam a água após alguns segundos de uso, contribuindo para redução de desperdício de 25% a 75%.

Especialista Osvaldo Oliveira Jr. diz que, contra os vilões do desperdício, só a conscientização das pessoas
Especialista Osvaldo Oliveira Jr. diz que, contra os vilões do desperdício, só a conscientização das pessoas

Conscientização
Mas muito mais que produtos inteligentes contra os vilões do desperdício, o que vale mesmo é a conscientização das pessoas. “A questão de se economizar tem muito mais a ver com hábito do que com tecnologia”, ressalta o doutor em Engenharia Civil, na área de Sistemas Hidráulicos Prediais pela Unicamp, Osvaldo Oliveira Jr.

Segundo o especialista, que é coordenador de Engenharia de Aplicação da Deca e responsável pelo Projeto ProÁgua, de nada adianta se desenvolver tecnologias que sejam mais eficientes, se as pessoas não tiverem sensibilidade, engajamento e conscientização de mudar o hábito.

E mudanças que podem ser bem simples, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes. De acordo com estudos, numa escovação com torneira aberta por cinco minutos se gasta 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Mas se a torneira for aberta apenas para molhar a escova de dente e se for utilizado um copo de água para enxaguar a boca, a economia é de 11,5 litros de água em casa e de 79 litros em apartamento.

A própria rotina de lavagem de louça também deve ser observada pelas pessoas. Se esse processo ocorrer com torneira aberta durante 15 minutos, o consumo de água chega a 117 litros em casa e 243 litros em apartamentos.

Saiba Mais

O ProÁgua é um inovador e exclusivo programa da Deca que prevê ações com parceiros nas áreas de reúso e aproveitamento de águas pluviais, detecção de vazamentos e medição do consumo de água, assim como o desenvolvimento de estudos de caso e novas soluções para a redução do consumo de água em edifícios. Os especialistas da Deca estudam, caso a caso, estratégias para detectar qual é a melhor maneira de economizar e montam um plano de manutenção para todos os produtos empregados no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.